Radioativos131

Tudo sobre tratamento com iodo, câncer de tireoide e dieta sem iodo

Thyrogen

Além de encarar a cirurgia de tireóide, os pacientes que vão fazer a iodoterapia encontram um obstáculo grande: ficar sem tomar os hormônios tireoidianos neste intervalo. Essa restrição acontece porque, no preparo para a iodoterapia, é preciso ficar sem consumir nenhum alimento com iodo e nenhum hormônio (Puran, Sinthroid, etc). O resultado disso é que a pessoa começa a apresentar todos os sintomas da falta de hormônios no corpo: sono, cansaço, ganho de peso. Atualmente, a solução que existe para isso é uma injeção chamada Thyrogen. Ela é aplicada duas vezes, nos dois dias anteriores à iodoterapia, e permite que o paciente não interrompa o consumo do hormônio.

O problema é que muitos planos de saúde não cobrem essa injeção, que custa mais de 5 mil reais cada. Em primeiro lugar, vale checar diretamente no seu convênio se o Thyrogen está incluso. Para isso, você precisará de uma carta do seu médico atestando a necessidade de consumir este produto. Caso o convênio não cubra, você pode entrar com um recurso na Justiça. Existem orientações sobre isso no site http://www.clubet4.com.br, na seção “apoio jurídico”. Segundo alguns médicos, muitos pacientes têm tido sucesso ao entrar com este tipo de ação.

Single Post Navigation

29 thoughts on “Thyrogen

  1. Beth, você poderia me informar o nome do seu cirurgião e da clínica onde você fez a PCI, com Thyrogen?
    Também tenho UNIMED FESP e estou tendo dificuldade em agendar o exame.
    Obrigada.

  2. joanderson nascimento on said:

    Oi pessoal eu vou fazer mais uma pci e o médico me indicou o tyrogen eles conseguiram tudo com a
    Unimed nacional hospital Cristiano Varella em Muriaé MG com fé em Deus não vou ter mais um reativo e estarei quase liberado do câncer papilifero um abraço peçam a o pai com toda força de todo coração e todo intento e ele dará pois nele devemos confiar.

  3. Oi,pessoal passei aqui pra dizer, pois sei que muitos procuram as redes para se inteirar e pra ter um conforto assim como eu.

    Bem, operei faz 1 ano, tive que fazer a iodoterapia e foi um processo muito dificil, pois fiquei sem o medicamento T4 , mas um ano após, tempos que fazer novos exames… e desta vez tomei o thyrogen e foi super tranquilo, sem mal estar algum. Consegui o medicamento pela Unimed FESP da seguinte forma:
    1 – a secretária do seu médico tem que lançar no sistema com o código certo (na duvida ela deve entrar em conato com a Unimed para se informar,pois elas tem um acesso para duvidas)

    2- A Unimed FESP autoriza a medicação e permite que a Unimed da Cidade local que vc mora compre o remédio.(Importante tenha em mãos carta do médico, exames anteriores e laudo em mãos,pois isso facilita a autorização)

    3- A Unimed local encaminha o thyrogen para a clinica aonde vc fará o exame.

    Muito importante, antes de lançar o exame no sistema, é agendar na clinica onde será feito o exame, pois o processo com thyrogem é um pouquinho diferente de quando é sem. E tb tem o prazo certo que o thyrogen deve chegar até o laboratório.

    Ideal é programar tudo direitinho para não passar a perto.

    E pedi a Deus para que coloque pessoas disposta a te ajudar e te dá forças e tranquilidade para mais essa etapa em nossas vidas.

    Que Deus abençoe todos nós.

    Bjs

    Obs.: Assim que termina a PCI a médica já fala o resultado, no meu caso está tudo ótimo.

  4. Brasil Clube on said:

    COMO CONSEGUIR O MEDICAMENTO THYROGEN DE GRAÇA PELA Secretaria Estadual de Saúde DE SEU ESTADO?
    Se no estado onde o paciente mora o serviço público de saúde não fornecer o medicamento THYROGEN procure o Ministério Público de seu estado e informe que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul propos uma Ação Civil Pública e a Secretaria Estadual de Saúde do Estado de Mato Grosso do Sul atendeu esta ação fornecendo aos usuários do SUS a formulação Tireotrofina Alfa Recombinante Humana (que é a DCB-Denominação Comum Brasileira para o princípio ativo do medicamento conhecido por Thyrogen). Se o serviço público de saúde onde o paciente mora não fornece o Thyrogen o paciente pode procurar o Ministério Públlico do estado onde mora e falar da Ação Civil Pública no 001.05.051619-2 que o Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul.

    Veja os detalhes desta ação acessando:

    http://www.saude.ms.gov.br/controle/ShowFile.php?id=91728

    Afinal, é um direito constitucional e garantia fundamental de todo cidadão brasileiro o direito à saúde! Isso não é pedir favor! É obrigação do Estado (do governo) prestar serviço público de qualidade para atender as necessidades de todos os cidadãos! Por isso pagamos altíssimos impostos! Se o serviço púlico de saúde em algum estado ou no Brasil não está funcionando com qualidade é só parar de reeleger os mesmos políticos! Tempo de renovar os políticos para ver se o serviço público de saúde melhora! A resposta está no voto! Votar para renovar!

    Do jeito que está os pacientes tem pagar planos de saúde caríssimos quando o governo é que deveria oferecer para todos um excelente serviço público de saúde! O problema de tireóide é fácil de tratar! Tratando corretamente logo estará tudo bem! Tenha força! Não desanime! Todos vão superar esta fase delicada porque Deus está sempre nos protegendo e dando força para continuar com a certeza de que tudo vai dar certo! Boa sorte e felicidades para todos!

  5. fiz a tireoidectomia e agora estou esperando o resultado do exame para saber se vou precisar fazer iodoterapia eu estou muito ansiosa tenho medo que o meu plano de saúde não autorize o exame espero que de tudo certo.

  6. Oi! Já tirei a minha tireóide com Câncer há 19 anos.Já fiz iodoterapia por duas vezes.Já fiz o Rastreamento corporal total com Tyrogen e agora estou tendo dificuldade de conseguir autorização para o exame,porque a Santa Casa, onde vou fazer o exame e a Unimed não estão se entendendo com o código do referido exame. A primeira vez que fiz não tive problema algum, nem com a Unimed que autorizou o exame e nem com a Santa Casa. Se não autorizarem o que vcs acham que devo faze?

  7. Olá, estou fazendo a dieta para me submeter a iodoterapia, está muito difícil, mas lendo todos estes comentários vejo que não estou sozinha e tenho mais motivação, obrigada!!!

  8. Andrea Bandeira on said:

    Oi Pessoal….faz um bom tempo que não posto nada. Hoje quero só falar sobre o otimismo e as enormes chanses que nós, radioativos, temos de sair ilesos desse C.A.
    Antes de você se desesperar, procure assimilar a ideia de que apesar de tudo somos SORTUDOS, em nossa grande maioria. Nosso problema é curável quando diagnosticado e tratado precocemente. Como sabem, tive na situação da cirurgia em 2008. Foi difícil passar aqueles dias da dieta, da clausura que é a iodoterapia, da moleza no corpo etc… mas GRAÇAS A DEUS tudo isso passa rápido e a gente supera. Pensem: e se fosse um linfoma, uma cirrose etc…Deus está no controle de todas as coisas e nossa vida é Dele. Como Pai Amorosíssimo que é, Ele há de nos guardar do mal. Já vou para o meu quarto check up (faço anualmmente) e até aqui estou firme bem.
    Acreditem!! a gente não vai morrer disso não, ok?
    Abraços,
    Andrea Bandeira.

  9. Qual a dieta recomendada nesses casos? alguém pode me dar sugestoes?

  10. flavio lehugenr on said:

    Estou até agora perplexo com o problema de cancer na tireóide, pois até agora a ficha não caiu. Dia 23 e 24/01 tomarei as doses de thyrogen e receberei o iodo dia 25 e 27 farei checagem. Minha cirurgia foi em setembro. Estou angustiado e qualquer sintoma já credito a doença, tá sendo muito dificil lidar com o problema , agora estou fazendo a dieta anti iodo e já perdi 7 kg.
    Um abraço para voces e se puderem me passem alguma informação a mais sobre esta doença.

  11. Anna Karina on said:

    Pessoal, bom dia

    Tenho gostado muito de entrar neste site para tirar todas as minhas dúvidas. Estou com diagnóstico de carcinoma papilifero e minha cirurgia para retirada de teireoide será na próxima segunda (21/11).
    Meu médico não me falou do Thyrogen, mas entrando em alguns sites, decobri esta opção e vou falar com ele após o término da cirurgia.
    Porém, pesquisei e descobri que chegou um lote de Thyrogen no Brasil. Eles está custando R$ 4.542,65 (duas ampolas). O telefone é: 08007728035.
    Beijos a todos

  12. caucione araujo on said:

    Gente pelo amor de Deus quero mim livra do meu tireóde mais quero a juda de vcs lebre essa medicação para mim e para outras pessoas que necesita obriga

  13. Ada Silva on said:

    Preciso urgente saber quando o Thyrogen chega no Brasil, em Recife/PE, aguardo a chegada do medicamento para fazer a iodoterapia.

  14. Natalia Ibanez on said:

    que eu saiba custa mais de 5 mil reais a dose, e sao duas doses.

  15. alternativa é tomar uma injeção de TSH Recombinante (conhecida também pela marca Thyrogen) alguem sabe me dizer o preço pois não tenho plano de saude e penso em comprar a parte logico de acordo com a medica;

  16. Natalia Ibanez on said:

    Maira, infelizmente fica complicado porque o preço da injeção é super caro, tipo mais de 5 mil reais cada (e são 2). Conversa com seu médico, talvez ele possa te orientar… desculpe nao poder ajudar mais. bjos

  17. ola
    moro em curitiba PR e o SUS so oferece a iodo terapia. e nao as injeções .
    sabe como devo proceder??

    obrigada

  18. Natalia Ibanez on said:

    Maira, precisa ver se o SUS da sua cidade oferece, sei que não é muito comum. Sei que custam caro, mais de 5 mil reais cada injeção. Onde vc mora?

  19. ola…preciso fazer essa injeção, nao tenho plano de saude.
    sabe como devo proceder?
    fico no aguardo
    desde ja obrigada

  20. Natalia Ibanez on said:

    Carolina, acho que vale insistir na ANS para ter certeza. Eu acho que este trecho que vc encontrou confere com o Thyrogen porque é um medicamento complementar para a iodoterapia. A Gabriela estava super por dentro quando falei com ela, o email dela é gabriela.signorelli@gmail.com. Minha médica na época comentou que era simples entrar com uma ação contra o convenio e que o tramite era super rapido. Da ultima vez que fiz uma entrevista sobre a ANS, a explicação era esta: convenios medicos devem cobrir medicamentos complementares ao tratamento do cancer… se tiver novidades conta para a gente, gostaria de escrever um post detalhado sobre isso…obrigada e boa sorte!

  21. Boa tarde!
    Muito esclarecedor o site e as informações dos posts…. O meu marido terá que fazer o iodo e o médico recomendou o thyrogen, feito o pedido ao plano da medial, eles se recusaram a cobrir o procedimento no hospital solicitado (Oswaldo Cruz), alegando que o procedimento não estava credenciado nesse hospital, muito embora no meu plano eu tenha direito a ele. Liguei na ANS e a atendente me informou que não estava encontrando o procedimento na Resolução 211 da ANS que lista os procedimentos mínimos que os planos de saúde devem cobrir. Verifiquei essa resolução e encontrei a seguinte descrição “Tratamento de câncer da tireóide – terapia in vivo – medicina nuclear – procedimentos diagnósitco e terapeutico”. Gostaria de saber se é isso? Outra coista, a Gabriela diz que há uma norma da ANS prevendo a necessidade de cobertura do iodo com Thyrogen, alguém sabe que norma é essa?
    Fico no aguardo da colaboração de vcs. É muito angustiante, vc ter um problema desse e na hra que precisa, depois de pagar plano de saúde a vida inteira, eles negam cobertura, alegando que eles podem credenciar e descredenciar procedimentos ao seu bel prazer e não avisar ninguém… Outra coisa que eu achei o fim da aventura: onde já se viu, eu pago um plano mais caro para ter acesso a determinados hospitais e na hra de cobrir eles vem com essa história de que determinados procedimentos estão ou não cadastrados…
    Enfim, obrigada de qualquer forma, quem tiver qualquer material sobre isso, para embasar eventual ação judicial, gentileza enviar para o meu e.mail: carolina_barros@terra.com.br.
    Sou advogada e domino a parte jurídica, mas é difícil conseguir decifrar esses termos médicos e onde se encaixa o que…
    Obrigada,
    Carolina

  22. Natalia Ibanez on said:

    Josiane, você teria que conversar com seu médico para ver se vc consegue via convênio ou particular no seu Estado… Não tenho essa informação. Abs

  23. Gostaria de saber onde posso encontrar essa medicação moro em Campo Grande MS.

  24. Pessoal, o plano de saúde é OBRIGADO a pagar o thyrogen. Tem que impetrar MANDADO DE SEGURANÇA COM PEDIDO DE LIMINAR e exigir seu DIREITO!!!

    Vejam a jurisprudência abaixo:

    TJDF – APELAÇÃO CÍVEL NO JUIZADO ESPECIAL : ACJ 20040710162543 DF
    Ementa
    plano de saúde. kit thyrogen. controle de aparecimento de tumores. diagnóstico. não autorização pelo plano de saúde. alegação de falta de cobertura, por ser medicamento.
    1 – na esteira do art. 12 da lei n. 9.656/98, mostra-se abusiva a cláusula que limite a cobertura de serviços de apoio diagnóstico, tratamentos e demais procedimentos ambulatoriais, solicitados pelo médico.
    2 – a nulidade das cláusulas verifica-se segundo as regras lançadas no art. 51, caput, inciso iv da lei n. 8.078/90, posto que estabelecem obrigações consideradas iníquas, abusivas e colocam o consumidor em desvantagem exagerada e são incompatíveis com a boa-fé e com a equidade.
    3 – o kit thyrogen não é um medicamento, mas uma ferramenta utilizada em procedimento diagnóstico, necessário ao controle de aparecimento de novos tumores. por isso, integra o tratamento ao qual se submeteu a paciente.
    4 – o não fornecimento desse item, equivale a negar-se o próprio tratamento.
    5 – dessa forma, ressai o direito da consumidora ao fornecimento do kit thyrogen. 6 – recurso conhecido e improvido. sentença mantida.

  25. Natalia Ibanez on said:

    Oi! Sim, o tratamento é efetivo com a dieta. A ideia é deixar as celulas de tireoide “sedentas” por iodo. Assim, quando ingerimos o iodo radioativo, as celulas se agarram a ele e são destruídas. Abs!

  26. Garota Anônima on said:

    Há informação na web de que o tratamento com Iodo é mais eficiente se for feita a dieta, nestes documentos fala-se que a ablação sem a dieta não seria tão eficiente…

  27. radioativos131 on said:

    É mesmo, nao sabia! Vou dar uma olhada, obrigada!

  28. Gabriela on said:

    Os planos de saúde são obrigados a fornecer o kit diagnóstio Thyrogen, agora é lei. No site da ANS você poderá visualizar a lei que obriga ps planos a fornecerem a Thyrogen a seus assegurados.
    Abração a todos.

  29. Pingback: Vou engordar depois da cirurgia? « Radioativos131

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 43 outros seguidores

