Radioativos131

Tudo sobre tratamento com iodo, câncer de tireoide e dieta sem iodo

Quem?

 

O Radioativos131 deseja a todos vocês um Feliz Natal e uma excelente virada de ano. Este site entrará no ar em um novo endereço até o dia 15 de janeiro de 2016. Por isso os comentários foram fechados neste período.

Nos vemos em breve!

 

158 opiniões sobre “Quem?

  1. Marilena em disse:

    Bom dia Julio, na minha primeira cirurgia não foi feito esvaziamento cervical e já havia metástase em linfonodos e em mais alguma região, que não lembro o nome no momento. Acredito que tenha sido por isso que teve a recidiva. Ainda não sei como será o tratamento dessa vez, e se vai precisar fazer Iodo. Estou me sentindo muitooo bem, graças a Deus e muito feliz por ter dado tudo certo na cirurgia. O mais importante é nunca perdermos a esperança que isso tudo vai passar.
    Abraços para todos!!

  2. Julio Martins em disse:

    Oi, podes dizer a causa da tua segunda cirurgia? Pergunto isso porque meu médico, antes de operar, me disse que iria manter os ganglios linfaticos, durante operação ele retirou alguns e tinha metástases em 4 de 16. Por esse fato acho que vou ter que operar de novo.ele comentou comigo que no Japão, não perdm viagem, se tirar tireoide já tirão os gânglios se a causa for câncer, não entendo porque que no acidente mantém os ganglios.

  3. Bom dia, hoje estou com 12 dias de cirurgia. Foi tudo muitooo bomm. não fiquei rouca, não senti dor (em momento algum), não parece que fiz cirurgia, Dr. Carlos Santa Ritta, em Brasília é um médico muito competente e nos passa muita segurança e tranquilidade! Não tenham medo, essa foi minha segunda cirurgia( a primeira não foi com ele) e se Deus quiser será a última!! Graças a Deus eu fiquei bem, e agora estou aguardando o resultado da biopsia para saber se preciso repetir o iodoterapia… desejo a todos um feliz natal e que 2016 venha com muita luz, saúde e paz para todos nós!!
    FELIZ 2016!!

  4. Boa noite pessoal!
    Já visitei este blog algumas vezes e hoje resolvi participar.
    Fiz a cirurgia em 16/11, tireoidectomia total,noHospital do Amparo, no Humaitá,RJ, com Dr, Ricardo Krapp, médico cirurgião de cabeça e pescoço, experiente, seguro e esclarece cada detalhe. Aliás, a equipe dele também só de profissionais excelentes . Foi tranquila, cicatriz sequinha, sem dreno, minha voz voltou ao normal no dia seguinte, nenhuma alteração. Aliás achei que a cirurgia foi o de menos, pelo menos para mim. Terei que fazer a iodoradioteparia, agendada para daqui a 3 dias, pois teve um nódulo que deu malignidade, tinham muitos.
    Aí que é duro!!!
    Tô fazendo a dieta sem iodo. Moro em Cabo Frio e consegui manipular o “cloreto de sódio comestível” na Botica de Rossi, em Macaé (250g a 21,00). Mas só para registrar, o sabor é um pouco diferente, pois não é natural, é químico, manipulado em laboratório, mas quebra o galho muito bem. No Rio de Janeiro, tem na B. Herzog, R. Miguel Couto, 131 – Centro,Telefone:(21) 2233-7060, a 10 reais o kg, bem mais barato. Tô passando estes contatos porque desconhecia totalmente os efeitos desta dieta, um sofrimento nos primeiros dias, sem sal Aliás, estou na menopausa, sempre acima do peso, hipertensa e estava pré-diabética, mas desde que fiz a cirurgia minha pressão oscila entre 90×60 a 11×70, e por conta da dieta e da pressão baixa, fico hipoglicêmica às vezes, com muita fraqueza. A falta do hormônio também me dá muita fraqueza, dor de cabeça, muito cansaço. Além disso, apesar desta dieta espartana, não emagreço, metabolismo zero!!! Sinto formigamentos por causa da falta de cálcio, o efervecente não substitui o cálcio que tem nos laticínios e folhas verdes escuras, restritos no momento.

    A única vantagem é que mudei meu hábito alimentar. Não consigo mais repetir nas refeições, como um prato razoável, acostumei com pequenas quantidades. Tô comendo, devorando frutas e legumes como se fossem doces suíssos. O arroz com feijão nunca teve um valor tão grande, a carninha moída bem temperadinha é um alento. Agora, nos lanches é que sinto falta do meu café com leite, pão com manteiga e queijo minas. Mas aprendi a comer tapioca com becel sem sal e bastante ervas e temperos naturais. Dá para acrescentar também cenoura e ovo cozido se, gema ralados. Como com sucos naturais e stevio, único adoçante sem sódio. O tomilho, o orégano e o manjericão tem ajudado muito a “descer” os alimentos sem sal. Nozes e castanha do Pará para mordiscar entre uma refeição e outra ajuda também a segurar a hipoglicemia. Minha irmã me ajuda muito, procura nos mercados produtos sem sódio, um verdadeiro scaner. Mas na verdade, os únicos alimentos que não tem sódio são os naturais. E nem tente comer na rua, não tem nada, o mundo inteiro tem sódio!!!
    Espero de alguma forma ter ajudado.

    Daqui a 3 dias me interno na Clínica São Carlos, no Humaitá. Agora to pesquisando sobre o que posso levar ou não para a clínica. Cada lugar tem uma orientação. O médico disse que posso levar o notebook. Será mesmo? Não fica contaminado?
    Depois conto como foi. Boa sorte a todos.
    Paula.

  5. Bom diaaa. O segredo para não piorar tudo é procurar manter-se calma(o), se Deus quiser vai dar tudo certo!! Acho bom a ideia de fazer um grupo de BSB, vamos fazer?
    Boa sorte em tudo e que Deus esteja sempre no caminho de todos nós.

  6. José luiz em disse:

    Olá Mari, que legal tbm soy de bsb. Devíamos ter um grupo aqui rsrs. Então pessoal, já faz três anos q fiz a cirurgia. Já tomei iodo duas vezes e agora não sei se iodo vai resolver. Talvez tenha q fazer uma.quimio experimental. Mais sou igual a Mari, não me abalo e nem fico triste. Paz pra noss

  7. Boa tarde,sou de BSB, muito bom esse blog, obrigada julio Martins pela dica da clínica. Gente, eu também tive esses problemas em 13/06/2014 fiz a cirurgia, graças a Deus foi tudo muito tranquilo. Fiz o iodo em julho e também não senti nada, fiquei dois dias no hospital e uma semana em casa, no quarto. Infelizmente ao refazer os exames esse ano, foi visualizado dois nódulos, terei que fazer cirurgia novamente e talvez iodo e radioterapia. Meu maior receio é ter que fazer traqueostomia , ficar tomando o cálcio, mas seja o que Deus quiser ELE está no comando…
    Não estou triste, pois acredito que passamos por isso para aprendermos alguma coisa, Deus é pai e sabe o motivo de tudo! Minha irmã e mãe não sabem do que passei e estou passando, para não ficarem preocupadas e como minha família é muito grande, posso poupá-las disso. Bjs a todos e se Deus quiser em breve estarei escrevendo aqui novamente.
    Nada nos acontece por acaso.

  8. Claudemir aparecido Briguente em disse:

    Meu nome é Claudemir Aparecido Briguente, nasci e tenho residência na cidade de Osvaldo Cruz, São Paulo.
    Aos amigos que passaram ou estão passando pelo processo de câncer de tireoide:
    Quando recebi a notícia de grande suspeita de câncer na glândula tireoide abriu-se um enorme buraco aos meus pés, pensei que havia chegado o fim, entrei em desespero, depois de alguns dias disse a mim mesmo: “Vou lutar até o fim, aqui não pica pau, você vai entortar o bico” e assim foi; em 10/03/2015, após vários exames no Hospital do Servidor Público na capital paulista, em que nas minhas orações agradeço à Deus pelo corpo médico e funcionários que fizeram a cirurgia no dia 11/03/2015. Fiquei três dias no setor de UTI e mais quatro dias de recuperação, tendo alta hospitalar, usei tráqueo durante quatro meses, Agradeço a Deus pela minha recuperação pois não tive nada além das anomalias de pós operatório, foi tudo acima do esperado. Em 21/10/2015, retornei ao hospital para fazer a tal da radioiodoterapia, morrendo de medo, medo não pavor, quando o médico nuclear colocou as duas cápsulas e disse “saio do quarto só quando você disser que engoliu, ligeiro que não posso ficar muito tempo” mais uma vez o chão se partiu, coloquei o remédio na boca e engoli dizendo apavorado “seja o que Deus quiser”, grande idiota sou eu, tive as mesmas reações se tivesse tomado um copo de leite e nada mais, houve sim algumas alterações mais nada além do normal; senti inchar um pouco as glândulas salivares, um desconforto estomacal, uma pequena dor de cabeça cortada com um dipirona e mais nada, hoje sete dias após a ingestão do iodo não sinto mais nada, Queira Deus que não precise mais esses tratamentos, mais por ventura precisar vou faze-los com a sensação de estar indo a uma lanchonete comer um X-Tudo e tomar uma geladinha, pode, ter certeza se for para comparar sintomas da gripe, prefiro os sintomas da iodoterapia. A todos boa sorte.

  9. Julio Cesar Doval Martins em disse:

    Fiz a tiroidectomia total em janeiro, estou em tratamento e vou muito bem, entretanto uma amiga da minha esposa também fez a cirurgia,hoje saiu o resultado da PCI e apareceu metástases no mediatino, alguém tem informação sobre isso?

  10. Julio Martins em disse:

    Deus esta no comando, Parabens!

  11. Ola fiz a retirada total da tireoide em fevereiro deste ano pois detectaram 1 cancer de 2,5cm e outro nodulo benigno apos biopsia. No hosp Sta Catarina foi ótimo recomendo fui muito mimada bem tratada uns 10 dias rouca depois normal tomei até banho sozinha no dia seguinte. Em Maio deste ano fiz o iodo 150mci forte no Instituto do câncer em SP tambem maravilhoso equipe nota dez, fiquei internada 3 dias não senti nada so cansaço e formigamento na região dias antes tomei o thyrogen fiz a dieta danada e meninas e super importante nao usar nenhuma maquiagem nem esmaltes nem tintura no cabelo 1 mes antes viu, seguir tudo a risca junto com a dieta para se ter sucesso no tratamento, dia do iodo tomar muita água mesmo p eliminar melhor . Hoje estou fazendo exames cada 3 meses e puran 125mg resto da vida, estou feliz sem sintomas vida normal cirurgia super tranquila, tinha engordado 11 kilos e ja emagreci 8 pretendo engravidar após 1 ano q foi o recomendado até sair toda radioatividade, estou melhor q antes !!! Nao tenham medo foi tudo tranquilo tem muito do emocional da pessoa eu sempre otimista deu tudo certo ok beijos e felicidades para todos !!!

  12. Maria Helena em disse:

    Fiz a cirurgia de retirada total da tireóide… Dois gânglios estavam comprometidos e tbm a tireóide já havia sido comprometida..o resultado carcinoma papilefero..fiz a cirurgia 11/09/15…ontem PCI…assustada..médico disse q apareceu uma mancha” “borrão” , inconclusivo, na região da cirurgia e q vai relatar ao meu cirurgião…apavorada…disse q pode ser q tenha retirar novamente…meu médico em viagem por vinte dias… O exame sai dia quinze…
    Depois da cirurgia estou ótima , trabalhando… Sem sintomas… Mas agora desesperei ..achei q ja ia pra iodo … Até então estava calma…obrigada…

  13. ADRIANA SOARES DE ARIMATEIA em disse:

    Adriana em 1 de outubro de 20015 `as 14:58 disse :fiz a cirurgia no dia 6 de fevereiro de 20015, foi difício. depois de dois meses fui fazer iodo, fiquei quinze dias na capital cearence com meu irmão que cuidou de mim, foi uma experiência ruim até hoje choro ao lembrar de experiência. Já estou bem graças a Deus.

  14. Sidneya em disse:

    Olá a todos estou preocupada pois fui diagnosticada com carcinoma papilifero e estou grávida já pesquisei em vários sites mas não obtive resposta, já estou de 4 meses meio e desde janeiro investigando um nódulo de 16mm fiz biopsia dia 29 de abril e descobri minha gravidez em junho, o resultado da biopsia só saiu em julho prq dependo do sus e só saiu prq estou gravida só que até agora nem consegui consulta só ficam me mandando pra lá e pra cá e sem respostas, uma pergunta que está martelando na minha cabeça é se eu terei a oportunidade de levar minha gestação até o final, e qual a evolução desse tipo de câncer pois estou pensando muito na minha pequena que nem nasceu ainda e provavelmente já terei que ficar longe dela, alguém já soube ou passou por algo parecido.

  15. Prezados bom dia! Fiz a cirurgia de tireoidectomia no dia 15.07.15.

    O Diagnóstico foi carcinoma papilífero.

    A cirurgia foi ótima, sem nenhuma reação desagradável posterior, passei a tomar o Puran T4 100 mg rm jejum quando acordo e o OsteoNutri após as refeições.

    Estou marcado com um biólogo nuclear no dia 24/08 para me preparar para a dieta sem iodo e uma sessão de Iodo após 30 dias.

    Tenho 51 anos e me sinto super bem e creio que ficará tudo em ordem.

    Força, saúde e fé para todos.

  16. Claudia Andrade em disse:

    Fiz a cirurgia de tireoidectomia total há 4 anos. Deu carcinoma papilífero. Tratei-me com o iodo 131 até o início de 2013. Uso 175 mcg de Puran T4. Saio dos 5 anos de observação cerrada no ano que vem. Estou limpa de nódulos. Por que umas pessoas que fizeram tireoidectomia total tem vida normal, isto é, sem cansaço, dores nas articulações, etc. E outras não? A endocrinologista não me deu uma resposta satisfatória. Alguém sabe responder?

  17. Muito legal este site, tenho em nódulo do lado esquerdo da tireoide, vou operar no dia 14.08.15, não estou nervosa e sim ansiosa.
    bjs a todos.

  18. Elaine Fabricia em disse:

    Boa noite!

    Fiquei feliz em encontrar este site.

    Vou fazer o iodo dia 26 agosto 2015.

    Recebi muitas informações sobre o tratamento com este site.

    Quero agradecer a pessoa que criou esse meio de podermos relatar e ouvir historias de guerreiras que venceram esse câncer.

    Aproveito a oportunidade para dar um testemunho: Deus tem feito milagres na minha vida, principalmente nesse momento difícil da minha vida… Quando pensei que era o fim, era o começo da minha vitória! Amém!

    Posso dizer que minha vitória tem sabor de mel!

    Vou vencer esse câncer no nome de Jesus!

    Deus vai fazer milagres na sua vida!

    Creia em Deus!

    Elaine Fabricia:)-

  19. Arianne em disse:

    Oi pessoal
    Tenho 34 anos e fiz a retirada da tireoide + esvaziamento cervical nível 6 e 7.
    Ocorreu tudo bem na cirurgia graças a Deus. Só minha voz para cantar que ainda não está atingindo os agudos.
    Por isso farei fono.
    Hoje fiz iodo tomei dose de 50 e não fiquei isolada.
    Até o momento tudo ótimo.
    Tb moro em BSB.
    Fiquem todos com Deus.
    Fé que estamos curados com a misericórdia do Pai Celestial.
    Bjos.

  20. tem algums base tipo bbcrean sem iodo? que que poderia estar usando sem causar dnaos ao tratamento? e tipo rimel incolor pode? nenhum brilho labial sem pigmentação?

  21. Mosenia Felix em disse:

    Ola pessoal boa noite! Tenho hipertireoidismo com características de hipo, tomo tapazol de 10 mg duas vezes ao dia por dois anos e nada de controlar. O meu endocrinologista sugeriu uma dose de iodo 131 de 20 mci. Qual reaçoes posso vir a sentir? Quais cuidados devo tomar? Farei no dia 29/07/2015

  22. Julio Martins em disse:

    Boa noite, Jose Luiz, somos raros por aqui, homens com CA de Tireoide, eu operei em Janeiro, fiz Iodo em Março, agora estou começando a refazer os e exames, revisão dos seis meses, tenho 58 anos, meu cirurgião diz que no meu perfil é mais raro, exige mais acompanhamento, mas como tu diz com razão, temos que dar força para quem esta perto, ficam mais preocupados que nós, tranquilidade e responsabilidade, fazer o que tem que ser feito sem adiar. Abraço a todos, ha, José, tambem sou de
    BSB – Aguas Claras.

  23. José Luiz da Rocha em disse:

    Boa noite sabrina, e ao restante do pessoal. Primeiro quero dizer q adoro esse blog,isso me ajuda e ajuda muitas pessoas,pois aqui podemos compartilhar as mesmas coisas. Depois quero falar sabrina, que desanimar e deixar o mundo desabar não eh o caminho. Tenho 27 anos e com 24 descobri o ca papilar de alto risco, já fiz duas doses de iodo e bem provável terei que tomar outra esse ano. Nunca deixe a peteca cair,jamais. Pois vc eh sua força e terá que passar forças ao restante da família e os amigos que te rodeiam. Bom, também deixo aqui meu Facebook joseluizdarocha@hotmail.com e deixo também a sugestão de fazermos um grupo de WhatsApp para facilitar mais. 61 8372-3809

  24. sabrina cipriano santos em disse:

    Boa tarde gente meu nome é Sabrina ,tenho 29 anos e fui detectada com um nódulo na tireoide no lado direito em uma ultrasson em 01/02/2012 , mas como meu avô estava em um estado complicado com leucemia , deixei para lá . (Na verdade nem tava me importando com o resultado do exame estava preocupada com me avô ) e só voltei ao medico em 2013 é minha medica pediu um uma biopsia e me deu um bronca por ter ficado tanto tempo sem voltar ao consultório . Fiz a biopsia e em 09/05/2013 o resultado foi ¨suspeita de carcinoma papilífero ¨ perguntei a medica o que era e ela me informou que era câncer , meu mundo desabou travei não tive reação lembrei da batalha que estava com meu avô a luta dele não eu podia ficar doente . E a medica conversou comigo me explicou o que era como era o procedimento , sai do consultório anestesiada fui direto ver meu avô , mas tive que disfarçar pra ele não saber o que estava acontecendo . Ma ssó fui fazer a cirurgia em 28/01/2014 fiz a Tireoidectomia Total , fiz uma radioiodo e meus exames estão sempre muito alterados comecei com 50mcg hoje estou com 300mcg uso carbonato de cálcio de 500mcg e ciprofibrato de 100mcg , nunca mais me senti bem sempre cansada , com dores horríveis no peito , nas articulações , esqueço das coisas com facilidade e vivo com pedra nos rins por conta do cálcio , ainda espero melhorar .
    Gostei muito desse blog, muitas vidas e todos com o mesmo proposito .
    Quem quiser me add no face sabrinas85@hotmail.com .
    Ha meu avô faleceu dia 12/09/2013 e não ficou sabendo do meu problema .
    Bju a todos . Que Deus posso nos abençoar .

  25. Bom dia, meninas! Adorei o site e as informações vem ajudando muito! Tenho uma dúvida: quanto tempo depois da tireoidectomia espera-se que os níveis de tireoglobulina fiquem abaixo de 0,2 ng/mL?

  26. Anônimo em disse:

    Apareçeu infelizmente, essa doença o que fazer ????? Primeiramente FÉ , mudar seu jeito de vida imediatamente procurando ser positiva , retirando tudo aquilo que tem feito mal ou seja vida angustiada , agoniada , retraida ,magoada enfim nem que o preço seja alto mas procure tomar outra atitudes perdoando se necessário for , diga a DEUS que ELE é o seu Grande MÉDICO e que voçe é mais forte do que essa enfermidade e vai derrotá-la com FÉ E AMOR !!!!Mude sua alimentação retirando o mais rápido possivel toda carne vermelha e leite e comece a usar mais verde ou vegetal ( muito alho , cebola, cenoura , beterraba, couve , repolho, brócolis , e outras verduras e legumes ) …..Frutas ( graviola , coco,açai, mamão, laranja, abacaxi, limão …….) Adote a idéia da Auto Hemoterapia , do avelós , da cura pela Graviola, da mudança do ph. do seu sangue , enfim tome também algumas vitaminas antioxidantes ou seja a E , C e outras que tudo vai dar certo e com certeza irás vencer !!! Deus Abençõe !!!

  27. Desculpe, quis dizer autoestima

  28. Andrea em disse:

    Olá Neiza!
    Independente do resultado da biópsia, confie em Deus, pois Ele é o único
    que pode nos ajudar. Para Ele o impossível é possível e você já tem vivo isso.

    Fique em paz!

    Grande abraço.

  29. Andrea em disse:

    Oi Denise!
    Ainda bem que você citou a cebola!
    No meu terceiro dia de dieta usei somente 2 dentinhos de alho e caprichei na cebola…rsrsrs
    Ela também não está como restrição na minha lista, mas vou tentar diminuir o máximo póssivel como já estou fszendo com o pão francês.
    Quanto a perda de peso, esse é meu maior sonho!!!
    Já comecei a me sentir mais leve, por isso batizei esse preparo como
    “Quinzena Detox”!

    Obrigada pela dica Denise!

    Grande Abraço a todos.

  30. Oi Pessoal!
    Achei muito bacana a criação deste site e da interação de tanta gente. A gente se une diante de uma fragilidade, em busca de solidariedade e da cura.
    Descobri que tinha nódulos na tireoide em 11/2014, durante uma consulta do meu filho caçula. Ele tem 8 anos e hipotireoidismo desde meados de 2014. Disse à endocrino naquele dia que gostaria de consultar também. Nada específico, estava me sentindo ótima. Até o momento do exame clínico no pescoço. A endocrino me disse que sentiu um nódulo pequeno na minha tireoide e que iria me pedir um ultrassom com Doppler. Levei um susto, mas ela disse que não havia motivos para preocupações, pois ela também tinha nódulos na tireoide. Fiz o ultrassom que detectou 3 nódulos. Posteriormente fui encaminhada à punção, onde fiquei muito apreensiva. Escolhi fazer a punção com um médico particular, o melhor da região, justamente pra não ter erros. A punção detectou 4 nódulos, dois de categoria III, e dois IV e V, o V com suspeita de neoplasia. Fiquei arrasada, mas não deixei meu marido e os meus filhos perceberem a minha insegurança naquele momento.
    Contei para poucas pessoas da família, para não preocupar ninguém e para evitar ficar dando explicações, pois sei que meus familiares, assim como a maioria das pessoas, não sabem nada sobre nódulos benignos ou malignos na tireoide. Procurei um cirurgião cabeça e pescoço que me indicou a tireoidectomia total. Fui a São Paulo tirar uma segunda opinião com um cirurgião renomado. Ele confirmou a cirurgia.
    Operei com um cirurgião particular, pois o meu convênio me indicou apenas um cirurgião credenciado, que inclusive responde na justiça por vários processos. Imagina se iria operar com um médico assim… Mas como não desisto nunca, fiz uma denúncia no site da ANS e solicitei a garantia de atendimento ao meu plano de saúde, que é um ressarcimento de 100%. Assim que tiver novidades postarei aqui.
    Operei dia 08/04, última quarta feira. Tive uma complicação pós cirúrgica: O tão temido Hematoma, que é uma hemorragia. Talvez se o cirurgião tivesse usado dreno isso não teria acontecido… O meu pescoço ficou enorme e me deu de muita inquietação. Voltei ao centro cirúrgico no mesmo dia, à noite. Foi muito sofrimento para um dia só. O meu marido e os meus filhos ficaram muito apreensivos. Achei que não fosse voltar com vida. Entrei chorando e pedindo a Deus, em pensamento, pra me dar uma segunda chance. E ele me atendeu!
    Fiquei três dias internada. E a partir deste momento todos os meus parentes questionaram o motivo pelo qual não havia contado a ninguém. Pronto, levei a bronca merecida.
    Hoje é o nono dia após a cirurgia. Estou recuperando muito bem. E nao quero lembrar o que passou. As minhas paratiróides ficaram intactas e a minha voz normal. Estou um pouco apreensiva aguardando o resultado da biópsia, mas o médico se mostrou muito otimista, com grande chance de ser benigno.
    Descobri que estou mais perto de Deus agora e mais perto da minha família. Se Deus me deu uma segunda chance, quero ser uma pessoa melhor daqui pra frente. Valorizar e priorizar o lado meu espiritual, cuidar mais da minha saúde, cuidar mais da minha família. Sei que nada acontece por acaso, tudo tem um significado, um aprendizado. Mesmo sensível, fiquei mais forte agora, pois estou com Deus e com as pessoas que me amam.

    Um grande abraço a todos

  31. Oi pessoal”

  32. Olá Andréa!
    Tb estou chegando aos 41 anos, mas fiz a cirurgia, iodoterapia e pci no ano passado! Até agora deu td certo e vai dar p todos ós tb!
    Sobre o alho e cebola, tb li q devem ser retirados, mas o hospital não me deu nenhuma instrução nesse sentido. Então o q fiz foi reduzir ao máximo. O q importa é q o organismo fique o máximo possível sem iodo, mas tb acho q é impossível ficar 100% sem. Fale com o seu médico.
    O legal é q deu p emagrecer! Rsrs
    Bjos, fique bem!

  33. Andréa em disse:

    Olá! Comecei ontem, 15/04/2015 minha dieta. Também foi meu aniversário de 41 anos. Claro que tive bolo de aniversario!!! Comprei todos os ingrediente e uma amiga fez. Ficou lindo, fofinho e saboroso!
    A cirurgia foi realizada em dezembro/2014, retirada da tireoide, CA, esvaziamento da cervical. Infelizmente, a internação foi marcada para 30/04, pois a Unimed de Vitoria/ES só tinha vaga para essa data.
    Tensão total! Enfim, agora está perto!!!
    De acordo com os medicos, podemos aguardar até 6 meses para fazer a iodotepia.
    Achei maravilhosas as informações desse blog.
    Quero aproveitar e deixar uma perguntar:
    Todas (os) usaram ou foram indicados a usar alho na dieta?
    Achei estranho que não fui proibida pelo hospital, mas acabei de ler em alguns artigos que o alho é rico em iodo e muitas receitas não citam alho.
    Eu estava preocupada pois comecei a dieta com dife acebolado e caprichei no alho. Estou pensando em diminuir no tempero por minha conta. O que acham?
    Grande abraço,
    Andréa

  34. Oi. Tudo bem? É a jo
    Eu tomei 150 e por 2 vezes voltei pra 125 …
    Pés e mãos dormentes. Palpitações. Tremores tontura e meu endócrino descobriu q era excesso de hormônio.

    Mas p baixar mais meu TSH. o certo é eu conseguir chegar z 150.

    Tem outros hormônios q tem 225…q eu saiba. Pois um amigo toma. E fez o q fizemos.

    Se não tiver jeito faça isso q vc pensou. Uma caixa de 200 e outra de 25..pós se tiveres w baixar. Fica mais fácil.

    O nosso corpo demora p achar dosagem certa.

    Já passou o pior. E iodo não mata…Temos medo. Garanto q seu isolamento foi tranquilo….7 dias…

    Agora é voltar vom hormônio e esperar nosso corpo aceitar.

    Com carinho

    Jô. Eu fui das primeiras a lhe responder….Quando achava q seria uma quarentena…..

  35. Julio Martins em disse:

    Amigos, boa noite, estou tomando o Synthroid de 200 mas a Médica quer que eu tome 225, alguem sabe se existe algum fabricante que forneça 225? Senão vou ter que tomar 200 e outro de 25, obrigado

  36. Oi. Concordo com vc no q diz respeito a tomar o iodo. O pior é ficar sem hormônio e toda e Qqer reação é derivada da falta do hormônio e do iodo…
    Não tive nada e se na sua casa na tem criança que não entende q precisa ficar afastada um metro de vc. Outros adultos podem ficar juntos.
    Se for casada não deve dormir junto e nem relações sexuais. No mais…a vida segue…
    Quanto ao exame que Farás. Mesmo aqui em Florianópolis q tem um local pra todos estes exames. Demorou uma semana p sair o resultado.

    Ou seja. Fiz iodo dia 26/8/14. Dia 92/09. Fiz a PCI( eu não pude ficar em casa pois minha filha tinha 2 anos e meio).
    Mas somente dia 9/9 o resultado ficou pronto. Peguei. Não olhei e corri p endócrino.

    Tudo certo. Nada de metástase. Porém eu voltei a tomar hormônio qdo sai da clínica. Autorizado pelo físico. Pois demora quase um mês p voltar a fazer efeito.

    Ainda né sinto cansada. Minha dose não está ajustada. Vou a 250 mcg e tenho q voltar a 125…daqui há pouco tudo fica certo…

    Já passastes pelo.pior. siga vivendo e feluz.

    Beijos jô

  37. Aline em disse:

    Olá
    É bem tranquilo o iodo radioativo, fiz ontem e recebi alta hoje, agora estou isolada em casa te terça da semana que vem. Na terça farei o rastreamento e na quarta mostrarei para a endocrinoligista para começar o tratamento hormonal.

  38. Tudo tem a ver com.a falta de hormônio. Ou com a retirada da tireoide. O iodo causa um pouco inchaço ….nas glândulas salivares.
    Isso será seu menor problema. O difícil e ajustar a dose hormonal…demora um pouco….mas uma batalha de cada vez.
    Viva a vida!
    Beijos jô

  39. Estou voltando, pois após 3 anos da radioiodo para tratar um CA de tireóide e ovário – struma ovarii maligno (CA de ovário raro de tecido tireoidiano) e agora estou com suspeita de metastáse óssea e pulmonar e pela terceira vez vou fazer o PCI e provavelmente a radioiodo depois. Como na dieta do Einstein eles não especificam muito o que pode e que não pode. Apenas restringe poucas coisas como laticínios e outros .Gostaria que se alguém tivesse a dieta do Sírio preferencialmente ou outro aí em SP me enviasse. Abs, Nandah

  40. Julio Martins em disse:

    Desculpem, “efeito colateral”

  41. Julio Martins em disse:

    Pois é Silvia, eu tomei dia 14/03, na primeira semana não senti nada, não fosse a PCI mostrar a area amarelada eu ficaria na duvida se tinha iodo mesmo na capsula, na segunda semana comecei a sentir o nariz queimado, nada que tire o sono, não sei se foi coincidência ou é um eveito colateral.

  42. silvia maria dos santos em disse:

    Boa noite tomei o iodo-131 não tive problema algum mais depois de 3 dias estou um pouco enjoada, e inchada somente.

  43. Ei, pessoal! Também passei (estou passando) por isso! Operei em maio do ano passado, fiz o tratamento em julho. Semana passada fiz a PCI e estou aguardando o resultado. Peço que vcs orem por mim, pois estou precisando muito!
    Quem tiver dúvidas, pode perguntar pra mim! Que Deus abençoe todos vcs! Essa luta é nossa!

  44. Boa tarde meninas,
    depois de ler alguns depoimentos desse blog me sento aliviada,
    pois tomei o iodo a quatro meses e hoje descobrir que estou gravida de seis semanas, entrei em desespero pq o medico havia me falado que eu só podia engravidar depois de seis meses a um ano, pensei logo nos risco, mas ,como acabei de ler o depoimento de uma amiga, que engravidou no período curto e o bb dele esta sadio e com um ano, eu estou crendo no meu Deus que vai dar tudo certo e que não vou precisar tirar meu bb, meu sonho sempre foi ser mãe, e agora com 31 anos vejo esse sonho realizado que a qualquer hora pode ser interrompido. mas estou orando e entreguei na mão de Deus e sempre que ele fará o melhor.
    obrigada

  45. Olá, tenho um nódulo na tireóide há 1 ano e na primeira biópsia deu resultado benigno. Agora após um ano, fiz exames de sangue e a minha tireoglobulina deu alta, acima de 500,00 ng/ml quero saber qual a sua opinião. Será que é câncer, será que a primeira biópsia deu resultado errado. Vou no médico na quinta feira, mas estou muito preocupada.

  46. Júlio Cesar Martins em disse:

    Viviane, Te transcrevo um texto, tudo vai depender do teu médico, e do teu convênio ou tu terem disposição/recursos para pagar o THYROGEN, TSH Sintetico

    A PCI com radioiodo deve ser primeiramente solicitada pelo seu médico (a). Com o pedido do médico em mãos deve-se marcar o dia e horário do exame por telefone.
    Uma das preparações mais importantes para a varredura de corpo inteiro é uma dieta pobre em iodo, que deverá ser seguida por duas semanas antes de se submeter ao exame.
    Além disso, os exames de Tireoglobulina (Tg) ou a cintilografia de corpo inteiro exigem que você tenha hormônio estimulante da tireóide (TSH) em circulação acima de um determinado valor no organismo para estimular qualquer célula da tireóide remanescentes da recidiva do tumor ou migração do tumor em outras áreas (metástases).
    No momento, há dois meios para se fazer isto. Um deles é parar de tomar os hormônios da tireóide, o que faria seu corpo produzir TSH e induzir um estado chamado hipotireoidismo. Outra alternativa é utilizar o TSH recombinante, que é uma versão sintética do TSH que o seu corpo produz naturalmente.
    Se você estiver em uso de medicação que contenha T4 (Puran T4; Tetroid; Synthroid; Euthyrox ; Levoid ) , somente suspenda se for realmente necessário e conforme a orientação do seu medico ou da equipe do IMN .
    O PREPARO para a PCI com radioiodo é muito semelhante ao preparo para iodoterapia para Carcinoma da Tireóide.

  47. Boa noite….terei que fazer novamente o exame d iodo após 6 anos da cirurgia …. Queria saber se os sintomas pela falta d hormônios são iguais os da primeira vez em que se faz o exame após os 30 dias da tireoidectomia…pois atualmente estou trabalhando…seria o caso d médico afastar por alguns dias???

  48. No meu caso foi o cirurgião que indicou o iodo e a endocrino concordou, porém só após o resultado da biopsia, que infelizmente eu tinha 04 pontos malignos.

  49. Olá pessoal!
    Nara, não se preocupa sobre o citrato. Vc precisará. Mas fica com meu e-mail: denise.miyagusku@uol.com.br. Obrigada mesmo assim, por oferecer.
    Abraços a todos!

  50. Júlio Cesar Martins em disse:

    Jatinh, fica tranquila, a ordem é cirurgia, iodo, PCI, metastases pelo cirpo só saberemos COM PCI, o que vai decidir pelo IODO Serão seus medicis em comum acirdo para o teu bem, mas apos analisarem o exame anatomopatologico com o material extraido na cirurgia, vai depender do tipo, subtipo do carcinoma, não tem como antecipar, mas fica tranquila, tudo vai correr bem, Fé em Deus, o resto é calma.

  51. Júlio, vc sabe quem e o que define se vai ser necessário a iodoterapia? o endocrino ou o cirurgião? Li tanta coisa que estou confusa….. não me deixou claro o seguinte: apos a cirurgia que é feita a iodoterapia? após é a PCI?
    Pensei que a PCI fosse para verificar se existe metástase e aí dosar a quantidade de iodo que vc tomará na iodoterapia….alguem poderia me explicar qual é o processo? Sei que na consulta com o cirurgião vou esclarecer tudo isso, mas gostaria de explicações por quem já passou por isso, entende o tanto que ficamos ansiosos.

  52. Denise,
    me passa seu e-mail.Posso te mandar um pouco de citrato se quiser.

  53. Júlio Cesar Martins em disse:

    Katinha, no meu caso meu plano de saude não tinha medico conveniado para cirurgia de cabeça e pescoço, mas ao que parece, a dificuldade é geral aki em BSB, SOBROU para eu pagar e pedir ressarcimento ja que existe uma normatização da ANS , RN 259/2011, que obriga no caso do plano não ter medico conveniado a oferecer um em cidade limítrofe, ou pagar todas as custas em outra cudade, ou ressarcir o valor pago, que é meu caso. O resto o plano cobriu tudo, é um dia de Internação, material cirurgico que é o caro. O Thyrogen é tranquilo, o plano paga até porque tem determinação judicial, com Thyrogem tu não para o hormonio o que é muito bom. a iodo eu só sei na teoria, faço em março, vou tomar 150 de iodo, serão dois dias internado e alguns sem criança, sozinho na cama e uma distância de um metro dos demais seres viventes. Engraçado que a médica me orientou a sair do hospital e ir direto fazer exame de sangue no laboratório, perguntei do risco ela disse que não me preocupasse, que só sairia do isolamento se pudesse andar na rua, o importante é ficar longe de crianças, idosos e cuidado ao usar o banheiro, roupas pessoais, e talheres, eu ainda penso em ir para o Hotel, a não ser que a coisa mude la no hospital e venha outras instruções. a Jo me deu umas dicas nos post anteriores, a clinica do Cirurgião foi a CICAP, no Sudoeste, operam sempre de dois, nunca um faz sozinho.

  54. oi Julio, obrigada por disponibilizar seu email! Como pode ter outras pessoas que também mora em Brasilia, acho que não tem problema informar a clinica, mas é a mesma que vou para a consulta na próxima semana. Como foi sua cirurgia? Vc tinha a mesma dúvida que eu, se não é melhor ir pra um hotel no processo pós iodoterapia(caso eu tenha que fazer), pois no meu caso, tenho um filho de 1 ano. Vc usou o Thyrogen? foi pelo plano de saude? Li vários post que informa que costumam negar…..mas tem a liminar judicial para isso. 😉

  55. Júlio Cesar Martins em disse:

    Katinha, eu tambem sou de Brasilia, operei dia 19/01, tem uma Clinica no Sudoeste especializada em Cabeça e Pescoço, não sei se o grupo permite nome e telefone de profissionais, por isto não vou postar aki, se tiveres interesse meu email é jcdmrs@uol.com.br,

  56. Olá! desde que tive o diagnóstico de câncer de tireóide, andei lendo muito e buscando palavras amigas, de quem passou ou passa pelo mesma situação. Sou de Brasilia e gostaria de saber se tem alguém daqui tb, qual o médico cirurgião que operou, qual hospital….ainda não tive minha consulta com o cirurgião indicado pela minha Endocrino, estou ansiosa para que chegue o dia da consulta e ele me esclarecer melhor quais os procedimentos que deverão ser feito. Tenho Fé que td vai dar tudo certo! abraços!

  57. Oi Nara e Eliane! Nara, sou de Porto Alegre, mas se quiser os dados do médico te passo mesmo assim! Com a requisição dele, retirei minhas lâminas e blocos no hospital onde operei e encaminhei p laboratório da Sta Casa. Lá eles aprofundaram a análise. Te recomendo buscar uma segunda opinião.
    Sobre o cálcio, por enquanto vou ter q me contentar com o q temos em farmácia. Tb uso o Sigmatriol. Já ouvi falar em quelante tb, vou questionar meu médico na próxima visita…
    Abraços a todos!
    Denise

  58. Pois é Nara, no meu caso não havia sintomas, fui fazer o exame anual e na ecografia das carotidas o medico me informou sobre um nodulo na Tireoide que ele viu por acaso, meu medico me solicitou uma imagem e enaminhou ao primeiro endicrino que olhou e disse ” isto todo mundo tem” receitou um remedio e me mandou embora, desconfiei e fui atras de uma “segunda opinião”. O segundo endocrino, uma Médica muito atenciosa, pediu mais exames, resumindo tinham varios nódulos na tireoide e metastases ja nos ganglios linfaticos, vou fazer a Iodo e depois o PCI, para ver se não tem mais metastases pelo corpo

  59. Tomo tb o caltrate 04 ao dia, porem o q fez a diferenca foi o sigmatriol, conseguir controlar, ois cheguei a 5.0 de calcio e 5.1 de pth.

  60. Denise, vc é de onde? Se for de SP vc me manda o contato desse seu médico?
    Quanto ao cálcio, eu uso o citrato de cálcio 4,5 g por dia. Comprei nos EUA que é infinitamente mais barato e lá fazem comprimidos de 1 g o que facilita muito. Aqui só achei de 250mg e caríssimo. O mais fabricado no Brasil é o carbonato de cálcio e a absorção não é tão boa quanto o citrato.
    Beijos é obrigada

  61. Bom dia pessoal!
    Nara, acho que posso responder a sua pergunta. Eu encontrei 3 nódulos malignos (carcinomas papilares) com menos de 1 cm na tireóide retirada, e a minha endócrino, na época, deu por encerrada a questão. Mas eu fiqueicom a pulga atrás da orelha e consultei outros 2 médicos. Um deles pediu um novo exame no material extraído, q fica depositado no hospital onde me operei. Ele queria saber se os nódulos possuíam um SUBTIPO, que daí definiria a necessidade da iodoterapia.
    Feito o exame, num dos nódulos foi verificado q se tratava de um subtipo Warthin-like, e por isso o médico concluiu pela necessidade do iodo. Eu fiz numa dosagem mínima, nem tive q ficar isolada e estou bem! Meus últimos exames estão ótimos!
    Só “sofro” com a hipocalcemia. Aliás, qual medicamento vcs tomam? Meu médico indicou Calsan, mas está com a fabricação suspensa… Estou usando Caltrate.
    Espero ter ajudado! Força a todos!!
    Abraços!
    Denise

  62. Oi é a jô de novo. Com 43 anos tb. Fiquei 30 dias sem hormônio antes do iodo e logo após iodo comecei a tomar…mas até fazer efeito demora…parei dia 26/7/14…fiz iodo dia 26/8.
    Fiz a PCI dia 2/9. Uma semana pós iodo….

    Dia 9/9 resultado. Ok. Curada em remissão. Mas nada de metástase. Na minha TSH jamais tive Problemas. ..uma ida ao novo ginecologista. Pediu ultrasom. ..e lá tinham uns nódulos. …na punção achei q era possível ser benigno pois jamais senti algo. ..daí veio o CÁ papalifero categoria V.

    Fui rápida na retirada dela e dos linfonodo. ..deu maligno tb..daí a iodo. ..

    Sorte mais em maio e junho sofri muito. antes da cirurgia…porque eu?

    E cadê família e amigos? Sinto. Mas quase todos somem.

    Como eu já disse o pior é a dieta. Até sem maquiagem. ..

    Mas hoje venderia o carro p tomar a thyrogem…

    Se um dia fizer a iodo de novo tomo está injeção e deu…

    Mas nem todos planos aceitam. …só w no meu caso foi ignorância. ..mas já falei com meu médico. ..q disse q o tal câncer já foi. Acabou.

    Gente a iodo e tranquila relaxem e podem até aderir ao whatsapp q fico conversando com vocês no dia.

    Boa noite

    Vai dar tudo certo..

    Ah. Em 2014 tive diverticulite. …Hoje faz 1 ano…em maio descobri o nódulo.
    Em maio o câncer
    Em 2 julho operei
    Tive de tomar cálcio veia
    Fiz iodo
    e em 02/10 tive de operar útero. ..hemorragia. ..nada a ver com nosso problema e tenho um bebê

  63. Julio, como a minha tireoide tinhaa multi focos, eles disseram q quanto mais carente fe iodo e hormonio p resultado seria melhor.

  64. Obrigada José Luiz e Júlio! Muito bom sim saber que não estamos só!
    Minha maior dúvida agora é se farei ou não a Iodo e isso me deixa bem ansiosa. Alguém aqui com diagnóstico de neoplasia não fez?
    Beijos a todos

  65. José Luiz da Rocha em disse:

    Olá Nara, tudo bem? Espero que sim. Não fique desanimada não Nara, pois esse eh o pior sintoma que deve ter, pois será ele que vai te derrubar. Tenha fé, e se te falar que não está sozinha nessa, te confortar, que bom, pois não está, vivemos uma luta constante até acabar com essa pedra em nosso caminho. Se se sentir sozinha, eh soh me chamar. Joseluizdarocha@hotmail.com

  66. Oi Eliane, recem comentei o relato da Nara, porque tu ficaste tanto tempo sem hormonio? Tu lembra se teu cirurgião ou o endocrinologista falou o porquê de não usar Thyrogen?

  67. Oi Nara, tambem sou novo aki, estou no intervalo entre a Cirurgia e o Iodo, notei que varios pacientes relatam a hipocalcemia e o jejum de hormonio logo que saem da Cirurgia até o IODO. No meu caso foi-se toda a Tireoide, metade das paratireoides e alguns ganglios linfaticos com metastases do Carcinoma Papilar, mas eu sai do hospital tomando 3 g de calcio e 200 de Synthroid, que é o mesmo Puran. O Calcio vou reduzindo 0,5 g por semana e o Syntroid não vou parar porque vou tomar o Thyrogen antes da Iodo. por que varia este traramento pós cirurgia? Alguns não tomam nada e sofrem estes efeitos de falta de hormonio e Calcio, e outros como eu, tendem a não oassar por isto?

  68. Pessoal, boa tarde.
    Muito bom encontrar um espaço como este para sentirmos que não estamos só nessa jornada.
    Meu nome é Nara, tenho quase 39 anos e há 5 meses atrás fiz a PAAF e foi inconclusiva. Meu histórico familiar é bem complicado. Meu tio e avó maternos morreram de câncer de tireoide, ambos tiveram o tipo indiferenciado. Minha mãe, também apresentou CA mas no caso dela foi carcinoma papilifero, fez a tiroidectomia total, iodo e agora está bem, graças a Deus.
    Por conta desse histórico meu médico achou que deveria sim fazer a cirurgia. No dia 21/01/2015 finalmente fiz.. a Biopsia apresentou nódulos multifocais (5 no total) e todos neoplasicos. Eram super pequenos, o maior tinha 0,3 cm. Meu medico ainda não sabe se farei ou não a iodo. Ele está bem dividido, pois, segundo ele, o tamanho dos tumores eram muito pequenos e isso poderia ser um ponto a favor de não fazer, mas já meu histórico familiar é um tanto agressivo e por isso talvez deva fazer. Confesso que estou super perdida. com Medo e sem saber o que fazer…
    Ahhh, estou sofrendo com a meleca da hipocalcemia por hipoparatiroidismo. (um saco) e estou muito entristecida e deprimida… Me sinto inchada e pesada também.
    Super obrigada a todos. Beijos
    Nara

  69. Oi, Júlio, sou a Eliane, tenho 43 anos e fiz a cirurgia em 31/07 e o iodo em 17/09, tive algumas reações como: vomito, mal estar, mas como a Jo falou é a falta do hormonio, passei 38 dias sem hormonio e hj estou bem, apenas com a hipocalcemia, pois as minhas paratireoides foram juntas na retirada da tireoide, hj faço monitoração do calcio, pth e tec, mas ainda esta muito baixo, pth 5.1 e calcio 5.0. no mais vida normal, uso o putan de 150 e 05 comprimidos de calcio.

    abraços!!!

    Eliane

  70. Dá medo sim. Mas as pessoas q ajudei. Todas. Usando a mesma dose de iodo q sua. Não vomitaram depois.
    O mau estar e da falta de hormônio. Isso é o pior de tudo.

    Depois a vida vai se ajeitando.

    Incha o pescoço. O rosto tb pela falta de hormônio é pelo iodo q pode queimar as glândulas salivares. Eu não tive problema.

    Aqui em Florianópolis o iodo e líquido. Não tem gosto ruim. Bem tranquilo.

    Mas como te disse vais p casa depois….vão lhe passar recomendações. Não se apavore. Podes me escrever.

    jo. macedo1971@gmail.com

    Boa sorte.

    Eu pude até levar meu celular. Plastificaram ele. E muita revista de fofocas pois livro eles jogam foram depois. Passa rápido. …

    Abraços

  71. Obrigado, Jô, realmente a Iodoterapia me deixa mais curioso/nervoso que a cirurgia, a iodo ficou para 14 de março, agendei na sexta feira.

  72. Sim use o elevador sozinho.
    Pense q após a radiação vc se torna uma lanterna. Ilumina quando está no local. Ao sair. ..deu…Não irradia mais..

    Sem força não subimos 6 andares.

    Já mandei outras dicas e isso dura 7 dias…

    Acalme – se. …

    Abraços Jô Macedo

  73. Único problema é a falta do hormônio. …o resto …tranquilo. leve revistas de fofocas. ..tem tv….Calma. ..

  74. E não se preocupe são 7 dias de radiação. ..ou seja 7 dias isolado. Q pode ser até em casa noutro quarto. Com 1 metro distância das outras pessoas….daí talvez não. Possa ver netos pequenos pois eles gostam de colo…no mais. O mais chato e nosso amigo w te respondeu. Vai dizer é a dieta sem hormônio e a dieta restrita sem iodo. ..no mais. Vai dar tudo certo tenho 43 anos. Fiz 2/7 cirurgia. 26/8 iodo. Porém tenho uma filha de 2 anos. Tive de ficar 1 dia na clínica e 6 nuns parentes. ..isso foi difícil! Boa sorte. Com carinho Jô

  75. jose Luiz da rocha em disse:

    Pois é Julio, somos 2. Minha diferença é que tenho 26, com 24 operei, tirei total tbm. Tirei 38 gânglios e em uns 22 tinha a célula. Também não voltou a funcionar minha paratireoide,tenho q repor cálcio, e tive tbm metástase no pulmão. Já tomei iodo duas vezes, uma 150 e agora 200. O.médico nuclear na entrevista antes tira todas suas dúvidas, não esquece de fazê-las. Abraço

  76. Pois é gente, minha situação é mais rara, sou homem, Pai, Vô e Bisavô, 58 anos, descobrimos o carcinoma papilar, o que é mais raro para meu perfil, fiz a cirurgia tem 9 dias, tirei os pontos ontem e hoje volto ao endocrinologista,o cirurgião de cabeça e pescoço sugeriu iodo de 150 mas o endocrino tem que estar de acordo, tambem tive metastases nos ganglios linfaticos, e sou um pouquinho grande, 120kg, talvez dai os 150 de iodo, queria fazer em 30 dias mas o cirurgião sugere 90 dias, tudo vai depender do endocrino, sei que é um problema secundario, o importante é curar, mas acho mais dificil adaptar hormonio, calcio ( foi-se uma paratireoide tambem), voltar a trabalhar e daqui a tres meses parar tudo para a internação da iodo. Por falar nisso estou curioso com o pos iodo, exemplo: moro em um predio no 6 andar, poderei usar o elevador ? Nosso apto é pequeno, moramos minha esposa e eu, Ha riscos (para os outros hispedes e empregados)de fazer a “quarentena ” pós iodo em um hotel? Perguntei isto antes da cirurgia mas o medico não me respondeu, disse para me preocupar depois…. Obrigado e bia sorte a todos!!

  77. Olá Natalia!!Parabéns pelo blog e iniciativa. Eu fiz a cirurgia de retirada total e esvaziamento cervical no dia 03/12. O médico retirou muitos nódulos, só no lado esquerdo foram 40, sendo que 5 estavam invadidos pela doença. Minha recuperação não foi tão fácil, pois sofri um pouco devido a hipocalcemia,já que uma paratireoide foi embora. Agora tenho médico nuclear marcado para o dia 21/01. Vi que você fez a iodo no hospital Santa Paula. Gostaria de saber se foi tranquilo e se alguém tem informações também sobre o IBCC.
    Não é fácil, mas procuro encarar tudo de cabeça erguida e da melhor forma possível. Aos que também estão passando por isso, mantenham a fé em Deus e confiança, pois tudo depende muito da maneira como encaramos os fatos. Procurem ficar bem,pois tudo isso passará.
    Bjs e fiquem com Deus!

    Patricia

  78. Rafaela em disse:

    Gostei muito do site, traduz muitas coisas do que sinto mesmo depois de quase dois anos da radioiodo. Durante o período em que estive doente, também escrevi muito mas nunca compartilhei com ninguém. Me senti mais corajosa agora. Parabéns meninas….muita saúde para todas nós. Beijos

  79. olá pessoal, voltei com notícia ótima, graças a deus estou curada, as manchas que sairam na pci, as mais escuras eram na regiao da garganta, boca e nariz, o dr disse que era super normal e as outras eram na região do seio e figado mas ele disse que era o iodo agindo no metabolismo e eram super normais, que pela minha patologia estou ótima e agora só exames de sanque e ultra de 3 em 3 meses no primeiro ano para acompanhamento, estou me sentindo ótima, tomando hormonios e muito agradecida que deu tudo certo tanto meu endócrino como meu cirurgião foram ótimos, obrigada Denise pela dica fiquei mais tranquila tb com seu depoimento… Intão minha história se resume assim, em julho descobri que tinha um nódulo na tireóide, em agosto fiz a punção, dia 10/09/14 recebi o resultado, carcinoma papilifero positividade para malignidade, 10/10/14 fiz a cirurgia tireoidectomia total, minha recuperação da cirurgia foi ótima, dia 20/11/14 tomei a dose do iodo entrei no hospital dia 20 e sai no dia 21, fiquei uma semana longe dos meus dois bebês, não tive nenhuma reação, nem enjoo, vômitos ou diarréia, não tive nadinha, minha dose também foi baixa… dia 27/11/14 fiz a pci, não fiquei muito a vontade pq demora um pouquinho e o rapaz que estava fazendo tinha dito que tinha manchas estranhas e isso me apavorou de um tanto que fiquei muito nervosa até sair o resultado… Enfim dia 03/12/14 levei o resultado p meu endócrino e ele viu que estou curada, que meu exame deu tudo normal, meu cirurgião viu no dia 04/12/14 e também me deixou bem tranquila, disse que na cirurgia eu já estava curada…. Espero que você que esteja passando pelo mesmo processo, fique tranquilo, que tudo dará certo no final, e que tenhamos uma vida normal, e mais saudável a gente passa um susto desses, damos mais valor nos bons momentos da vida e agradecemos por mais essa chance…

  80. Meninas, parabéns pelo blog! Informação com responsabilidade.
    Tive câncer na tireoide há quase 6 anos e administro uma página no Facebook, antes era uma comunidade no Orkut…rsrs.
    lorena.mmm.pa@gmail.com

  81. Joli, bom dia! Não fique preocupada, ouça seu médico e se tiver dúvidas, vc tem o direito de procurar até uma segunda opinião.
    No meu caso, usei apenas 50 de iodo e não precisei de isolamento, mas fiz o pci e apareceu uma mancha no fígado. Tanto o meu endócrino qto o cirurgião q consulto me informaram q se deve ao metabolismo, q é fisiológico. Fiquei muito preocupada qdo vi tb!
    Agora faço apenas os exames de sangue (inclusive de cálcio, pq perdi uma paratireóide na cirurgia) e em janeiro repito a eco da região do pescoço.
    Vai dar tudo certo, mantenha a calma e tenha fé! Bjs!

  82. olá pessoal, vou deixar meu relato aqui, tenho 31 anos e dois bebes um de 2 anos e outro de 9 meses, em julho desse ano fui ao endócrino para uma consulta de rotina e para pedir a ele alguma dieta para emagrecer e ajudar meu metabolismo pois estava amamentando meu bebê, ele fez o exame pegou em meu pescoço e viu que tinha um nódulo, ai ele me disse: vc tem algum problema de tireóide?? eu disse: não dr, ele pq vc esta com nodulozinho na tireoide, eu perguntei isso é grave, ele disse geralmente nao, enfim ele me pediu a ultra, fiz e na ultra deu resultado caracteristicas suspeitas, eu pensei como assim??? suspeita de que??? liguei pra ele imediatamente, ele disse ai pode ser um cancer de tireoide, eu fiquei abalada, apavorada e ele me pediu uma punção imediatamente, marquei só que so tinha data quase um mês depois pois era 20 de julho, so consegui p dia 15 de agosto enfim, fiz a punção e o resultado saiu tambem quase um mês depois, só no dia 10 de setembro, fiquei arrasada deu carcinoma papilifero. Ele me indicou um cirurgião e na consulta ele me explicou que era mais simples e sai mais aliviada, a cirurgia realizei dia 10 de outubro, dois dias depois tive hipocalcemia e tive mal estar, mas depois que tive alta não passei tão mal assim, meu iodo estava marcado para dia 20 de novembro, 40 dias após a cirurgia, fiquei normal até uma semana antes da ciruriga, depois percebi a ganha de peso e um inchaço, não sei também se é normal mas meus olhos ficam inchados e um pouco avermelhados, a dieta do iodo passou é chata passou rapida, entrei no hospital no dia e sai no outro, nao tive nauseas nem diarréia e o iodo foi sussegado, só o isolamento que fiquei longe dos meus bebês que foi sofrido um pouco… Enfim ontem fiz a pci, e fiquei apavorada o rapaz disse que tinha manchas nos ombros, perguntou se eu tinha vomitado durante o iodo, eu disse que não, ai comecei a chorar no meio do exame, e me deu pânico, ai acho que ele viu que me assustou disse que nao poderia ser nada também, mas mesmo assim ja fiquei com medo, estou com trauma de fazer exames e achar “coisinhas”, logo agora que estava bem que ja tinha feito a cirurgia, que ja estou na cabeça que estou curada tem mais coisinha nessa pci, ai vi que tinha mancha entreo os ombros e seios, no nariz, boca e garganta na parte da tireóide e perguntei pra ele se aquilo era normal aparecer, ele disse que era, pq poderia ser o iodo agindo nas glândulas salivares, ai insisti nas manchas do ombro ai ele disse também que poderia ser minha mama, enfim entrei super tranquila no exame e sai super nervosa, pq o radiologista me assustou depois parecia que queria inventar qualquer coisa para me tranquilizar e me deixou mais nervosa, gostaria de saber os resultados de vcs da pci, se alguém passou por algo, aonde que saiu manchas nos exames de vcs… parecido, para me tranquilizar, meu restultado saira só semana que vem… alguém me ajude por favo!!!

  83. Olá sou de Portugal e estou a passar o mesmo que vocês já passaram ou estão a passar… incrível come estes sites nos reconfortam neste momentos de sofrimento e angustia… posso dizer que as minhas lagrimas são mínimas e muito agradeço a blogs de pessoas que passaram pelo mesmo e este site que tem imensas pessoas e todas com muito sucesso ( Fico tão contente 😉
    Bem a minha historia aqui vai;
    Dia 14 de junho de 2014 fui a uma urgência com o meu marido pois estava com uma enorme dor de costas… estava a falar com a médica ( um anjo) drª Paula Nogueira a dizer que estava preocupada com o esposo…. ela respondeu: Não fique preocupada com o esposo mas sim com o seu pescoço… fiquei sem palavras…diga drª??? não percebi. Aí ela disse para eu ter calma mas que tinha uma bola grande no pescoço e para ir ver… mesmo nessa altura marcou a ecografia para dia 17 de junho( maldita a hora não ter seguido o conselho dela)
    Desesperada não conseguia esperar o dia 17 e nesse mesmo dia fui fazer a eco a outro hospital particular…
    Resultado 2 nódulos um 3,5 e outro com 1.6 caiu o mundo na minha cabeça….
    No dia seguinte fui a um endocrinologista que solicitou a punção fora do dito hospital.
    Resultado 1 bócio e um nodulo sem suspeita de malignidade( fiquei contente 😉
    Mas algo me dizia para ir ao hospital inicial Hospital da Luz em lisboa e mostrar todos os exames que tinha feito até então.
    Outro anjo apareceu Drº Francisco Rosário disse me que era melhor operar pois o dito bócio era grandito e que só retirando a tiroide total se confirmava se era bócio mesmo.
    Claro que tive duvidas mas la fui para a consulta da cirurgia… fiz todos os exames necessários e dia 22 de outubro sou operada por outro anjo Drª Maria Olimpia Cid ) hihihihih este hospital está carregado de ANJOS 😉
    A operação correu lindamente passado5 dias já conduzia( distancias pequenas) não tive quaisquer dores.
    Dia 13 de Novembro fui com a minha mama a consulta e deram me o resultado da biopsia carcinoma papilar com 3cm….
    FIQUEI DE RASTOS…. 3 dias a chorar…. mas depois comecei a ler blogs e este que me ajudou muito…..e comecei a ver as coisas de outra maneira.
    Fui ao meu endo que me tranquilizou e disse que este é dos melhore carcinomas e bla bla bla claro que na altura pensei que era só para me tranquilizar mas agora verifico que não é bem assim ele foi mesmo verdadeiro ( como sempre 🙂 )
    Tenho iodo marcado para dia 12 de Dezembro . O meu endo disse que vou levar a dose minína 50 não sei o que…. hihihiih
    Claro estou receosa nervosa mas confiante com vou vencer.
    Quando lá estiver vou escrevendo aqui pois vai ser uma maneira de passar o tempo…isto é espero estar bem para o fazer .
    Desculpem o texto tão grande mas com gosto tanto de ler os vossos testemunhos espero que o meu ajude tb alguém a ficar tranquilo e sempre que acharem necessário procurem segunda opinião…. pois por o outro hospital eu só ia ser operada caso o tal dito bócio crescesse aos 4,5cm…
    Saúde para TODOS !!!!

  84. José Luiz da rocha em disse:

    Olá, seja bem vinda.

    Tbm fiz esses processos, só que eu tinha um pouco mais de
    Linfonodos contaminados. Fiz tbm a dieta com remoção do hormônio e tbm com tyrogen. Com a remoção do hormônio torna tudo muito pior. Desejo a vc melhoras e que tenha acima de tudo vontade de viver, pois estamos travados por uma batalha, essa batalha eh moleza, mais precisamos vencer. Bj

  85. Olá pessoal,
    Quero deixar aqui minha experiência como vocês, pois estou nesse momento
    Internada e a 3 horas tomei o iodo!
    Fiz a cirurgia em setembro/14, correu tudo bem, sofri um pouquinho pelo esvaziamento (retirada dos linfonodos para pesquisa de metástase), isto achei bem incomodo e dolorido! Dos 17 retirados em 5 foram encontrads metastase.
    Proximo passo, dieta e iodoterapia, a ânsiedade foi grande em relação a aplicação do iodo mas até agora não senti absolutamente nada, tudo muito tranquilo!
    Meu médico optou pelo uso do purã até a aplicação do iodo com aplicação de duas injeções de tyrogen nos dois dias antes da aplicação, não senti absolutamente nada
    Com as injeções e não fiqueicom hipo, não senti cansaço e desanimo nenhum, comigo foi tudo muito tranquilo, desejo o mesmo a todos, saúde e fiquem com Deus.

  86. Boa noite meninas!
    Eliane, não sou médica, nem atuo na área de saúde, mas sei que o nosso conhecido hipotireoidismo tem relação com depressão.
    Então, não seria o caso de conversar com seu endócrino? O Puran 150 está sendo suficiente?
    Depois da cirurgia, passei a tomar também o Synthroid 150 e me sinto muito bem, só reforçando o cálcio, já que uma paratireóide se foi. Mas não tenho o que reclamar.
    Espero que você supere essa! Vamos seguir com coragem e muito amor!
    Beijos, Denise

  87. Eliane Ferreira em disse:

    Boa tarde!

    Eliane, me chamo Eliane também, fiz a minha cirurgia em julho,dia 31 e o iodo em 17/09 e talvez precise fazer uma outra dosagem, pois a minha tireoglobulina deu alta, tive estes sintomas, mas hoje me sinto muito bem, estou a 21 dia tomando o hormonio, o puran de 150 e estou conseguindo levar uma vida normal. sou psicologa e sugiro cuidado neste diagnostico de depressão, é sempre bom ouvir uma outra opinião.
    está fazendo algum acompanhamento terapeutico?

    abraços!!

    estou a disposição, Eliane Ferreira

  88. Eliane Bernardes em disse:

    Oi bom dia!

    Me chamo Eliane e também fiz tireoidectomia total, iodo terapia ou seja passei por todo processo de tratamento. Acontece que hoje não sou mais a mesma pessoa, além dos problemas psicológicos (medo da reincidência) me sinto com muito cansaço e sem ânimo pra nada. Terminei meu tratamento em junho de 2013 tomo Puran 150. Passei por uma bateria de exames e recebi diagnostico de depressão. Estou tomando fluoxetina 40 mg / dia. Melhorou mas não estou bem ainda. Alguém também tem estes sintomas?

  89. Maria Antonieta em disse:

    MUITO LINDO este blog. Vou contar minha história. Descobri em março de 2013 um caroço no pescoço. Procurei um clínico geral do IANSPE nosso convênio. Fiz hemograma e RX do pulmão pois estava saindo de uma gripe. Após isso me encaminhou para fazer US da tireóide. Depois fui encaminhada para fazer a punção que deu inconclusiva. O cirurgião de cabeça e pescoço marcou cirurgia para retirada da tireoide do lado esquerdo. Com tudo que tive que fazer para realizar a cirurgia, demorou muito. Só consegui fazer a cirurgia em dezembro de 2013, pois a que havia sido marcada para novembro foi cancelada, e remarcada para dezembro.
    Sofri muito com esta demora mas enfim, segui em frente. A biopsia deu negativo para câncer no nódulo, mas foi descoberto mais micro nódulos na parte superior e um deles deu carcinoma papelífero 0,4 cm , que segundo o médico nem o ultra som conseguiu identificar.
    Novamente tive que marcar nova cirurgia que só foi feita em julho de 2014 (não havia vaga antes). Ocorreu tudo bem, graças a Deus e a outra parte da tireóide estava livre de câncer. Fiz dieta, com restrição do hormônio para a PCI que foi feita em agosto de 2014. O resultado mostrou pequena quantidade na região da cirurgia. Não houve em outra parte do corpo.
    Voltei a tomar o hormônio, mas agora vou começar tudo novamente, dieta e sem hormônio para fazer a iodoterapia que vai acontecer no dia 10 de novembro. Foi um longo caminho, muitas explicações tive que buscar em sites confiáveis e em blogs como este que muito me ajudam.
    Na minha cidade não tem como fazer a iodoterapia e fui encaminha pelo SUS para São Paulo. Tive todos os inconvenientes por que a maioria passou, mas a pior coisa foi a espera, poucas explicações. Mas agradeço à Deus, pois se não fizesse a biópsia, não saberia que o carcinoma estava lá, bem silencioso, pois todos os meus exames de sangue que são feitos todos os anos sempre deram normais.
    Desculpe pela longa explanação, mas foi também um desabafo, o longo período de espera para que tudo se finalizasse foi difícil, assim está a saúde pública no Brasil, mas com muita fé, ânimo e determinação tudo está sendo resolvido. Agradeço por este cantinho, bjs.

  90. rosangela de paula cintra em disse:

    Renata eu também tive cancer fiz iodo com dose alta para não precisar reoperar, faz tres meses, estou tomando o puran t4 175 mg o oscal d e o sigmatriol, ainda estão testando os hormonios e vc quais os remedios que receitaram….Rosangela.

  91. Ah!! Acho importante dizer que após a retirada da tiereoide e paratireoide foi constatado que de fato era câncer e maligno, por isso a taxa de iodo foi tão alta.
    Refiz alguns exames após o PCI que indicou ser improvável o retorno do câncer.
    Agora é continuar com os cuidados tais como: Tomar hormônio todos os dias, tomar o cálcio todos os dias, repor o ferro (é pro resto da vida, mas é fundamental para manter a vida saudável).

    Se alguém tiver dúvida e precisar conversar, estou a disposição.

  92. Estava lendo os comentário e revivendo momentos. Em uma consulta o clínico geral em 2012 para olhar o refluxo, o médico super experiente notou que havia um “caroço” pouco visível em meu pescoço. Começamos então os exames, que constou apenas um nódulo com presença de líquido. A médica disse que não era câncer, mas que era melhor retirar pois corria o risco de virar um. Mas eu sabia que sim, era um câncer, pois a mesma correu para que eu fizesse a cirurgia rápido.
    Em Maio de 2013 eu fiz a cirurgia de retirada total da tireoide e paratireoide.
    Foi bem tranquilha a recuperação (com exceção de a taxa de cálcio ter despencado e com isso causando hipocalcemia), mas com reposição de cálcio isso logo passou.
    Fiquei muito tempo sem repor o hormônio e isso foi muito ruim, os sintomas são péssimos!
    Em Outubro de 2013 passei pela iodoterapia tomei 150 mci.
    Graças a Deus estou bem melhor. Ainda sofro um pouco com ganho de peso e a pele horrivel, mas nada se compara à gratidão que tenho a Deus. Ele conduziu tudo de forma muito tranquila. Nem deu tempo de chorar. Sou nova ainda e pretendo um dia me casar e ter filhos, e com essa experiência levo comigo uma bagagem, testemunho de vida.
    Sei que tem pessoas aqui que estão passando pela mesma situação. O que tenho a dizer? Ficar firme, força, você verá que dará tudo certo.
    Deus está no controle e sabe que você consegue.

  93. Anônimo em disse:

    Olá, pessoal, meu iodo esta marcado para o dia dia 17/09, e desde o dia 09/08 estou sem o hormonio, muito ruim, não consigo comer nada, com muito enjoo e já estou ganhando pesso, ja sinto as roupas apertada, outra coisa a minha cirurgia que fiz dia 31/07, continua enchada, isto é normal? esta do tamanho de um limão, já estou ficando preocupada.

    bjos

    Eliane

  94. Jo macedo em disse:

    Falei a pouco q meus pais são pessoas frias e esqueci de dizer q de repente está estadia na casa deles não revivem alguns laços mal dados no passado.
    Tomara!!@@
    Beijos jo

  95. Jo macedo em disse:

    Olá Keila mto obrigadab pela força!
    Amanhã será a iodo. Mas não aguento mais sem hormônio.
    Só volto a tomar dia 2/9 após PCI.
    DIFÍCIL será ficar além de 1 dia na clínica os outros 6 dias na casa dos meus pais. Longe da minha filha de 2 anos e meu marido.
    E meus pais são pessoas frias. Mas minha mãe faz questão é eles tem empregados p tudo. Vou usar isso pois estou fraca p cozinhar
    Agora deixo aqui meu Boa noite…Pois tenho q agarrar meu marido com as forças q me restam.
    Beijos
    Jo
    Volto com notícias.

  96. Keilla Melo em disse:

    Jô, descobri o câncer de tireóide há 1 ano. Sem sintomas e por força do destino. Operei no dia 11/09/13 após várias negativas do plano de saúde por conta da motorização solicitada para preservar as cordas vocais. O primeiro mês após a cirurgia fui simplesmente horrível. Tive depressão profunda, cansaço extremo, queda intensa de cabelo, ganho absurdo de peso. Tive várias crises de taquicardia… Foi péssimo. A dieta para a iodo é muito desagradável e o isolamento da iodoterapia foi ruim demais. Tive muito enjoo e meu paladar ficou bem alterado alguns dias após a iodoterapia….
    Porém, apesar de tudo que relatei acima posso te afirmar que foi a melhor e a pior coisa que ocorreu na minha vida. Hoje valorizo coisas que não valorizava antes. Minha fé se tornou inabalável, e minha família se uniu ainda mais.
    Hoje estou me preparando para a segunda PCI e dessa vez vou utilizar o TSH recombinante. Estou me preparando para mais uma dieta mas dessa vez tenho certeza que o caminho será menos doloroso.
    Tenho certeza que vc sairá fortalecida dessa experiência. A vida mudará…mas tenho certeza que para melhor.
    keilla.melo08@gmail.com

  97. Jo macedo em disse:

    Oi Luciana. Não sei todo teu histórico. Mas tem vários depoimentos neste blog sobre gravidez. Eu tirei meu câncer estou na dieta dia 26 iodo. Eu não quero mais engravidar.
    Mas uma amiga fez 2 cirurgias. Fez iodo. Isso em 1994. Na época disseram que ela não poderia mais ter filhos.
    Ela já tinha um que hoje tem 22 e uma menina de 9 anos. Deu tudo certo.
    Parece que pedem p esperar um ano. Mas cada caso é um caso.
    Vais conseguir. Tenho certeza! Depois me conte! Beijao. Com carinho.
    Jo

  98. luciana Carvalho em disse:

    Gostaria de relatos de mulheres que engravidaram depois da tireoidectomia total. Vocês tiveram dificuldade? Estive na ginecologista essa semana e ela me disse que se eu engravidar, sou considerada paciente de “alto risco”. Não dei muita importância pra ela porque minha endocrino falou antes da cirurgia que eu poderia engravidar normalmente, que talvez precisaria só aumentar minha dose de levotiroxina.

  99. Oi, jo, estou na dieta ha 06 dias e ja estou sentindo as reacoes e ainda a carencia do calcio com o formigamento, o q posso te dizer, forca todos nos consiguiremos! Bjos Eliane

  100. Josester Macedo em disse:

    Olá pessoal! Meu nome é Jô! Escrevo do IPAD talvez alguma palavra mude…acontece sempre.
    As etapas todos sabem…descobri em maio por acaso.
    Dia 8/5/14- ultra-som, dia 16/5- biopsia, 23, resultado…e dIreto para endocrino, maravilhoso, daqui de florianopolis.
    Dia 05/6- consulta com cirurgião, otimo tb! E dia 02/07/14- retirada total( hoje é melhor tirar tudo)!
    Tomei hormonios…até marcar a iodo, que será dia 26/8, estou na dieta e 18 dias sem hormonios, estou péssima, parece que não vou conseguir!
    Tenho 43 anos, uma filha de 2 anos, e me sinto um lixo de cansada…e nem maquiagem para disfarçar, alem de menstruar feito louca! Puxa vida, meu marido, tá dando a maior força..e eu sinto saudades dele e imaginem ficar longe dos dois por 7 dias…pois ela só tem 2 anos.
    Me digam algo, ficarei na casa dos meus pais, um dia na clinica aqui em floripa, 6 dias na casa deles e depois a PCI. E volto! Correndo….e vou abrir um espumante!!!
    Meu endocrino, diz que a iodo é só precaução…como sofro de ansiedade extrema, imaginem, tudo é pior.
    Tenho chorado, isso aconteceu quando soube do cancer, depois acalmei, agora sem hormonio tô pirando…
    Nossa filha só fica com um dos dois, ou os dois juntos, o único dia ue passei longe dela foi quando operei. Minha mãe ficou no hospital comigo.
    Este é o problema, depois de tanta coisa, nem vou poder ver meu marido, o melhor homem do mundo e nem ela. Temos filhos adultos e após 9 juntos, optamos por reversão de vasectomia e aos 40 anos, 6 meses apos a reversaio fiquei gravida numa boa, hoje acabei de fazer 43 e ele tem 53…ele tem filho de 35 anos, 30, 23 e a princesa de 2. E eu tenho um de 23 e outra de 18. Nenhum mora conosco, só a menina dos nossos olhos.
    Não soube do cancer antes, nem sei quando ele veio parar aqui! Ou melhor só sei quando o tirei, tive problemas de calcio, pressao alta pela ansiedade…mas isso foi rapidamente resolvido!

    É um desabafo…alguem ta sofrendo com a dieta? Me digam qqer coisa.
    Um forte abraço,
    Com carinho

    jo.macedo1971@gmail.com

  101. Eliane Ferreira em disse:

    Boa noite, pessoal, sou Eliane, tenho 42 anos e a 10 dia fiz a cirurgia retirando toda a tireoide, motivo carcinoma papilifero diagnosticado atraves de paaf e biopsia apos cirurgia, estou me preparando para o pci e passando pelas mesmas angustias de vcs, como esta doenca nos consome emcionalmente em umas das minhas pesquisas sobre o assunto encontrei vcs, achei maravilhoso, pois tenho certeza de que o que falar vcs irao entender, pois mesmo sendo um dos cancer mais curaveis, o medo, a angustia diante do tratamento, ainda que sem reacoes e muito grande, realmente so que passa e que sabe.
    um beijos a todos e valeu a iniciativa e espero que possamos trocar muitas experiencias e ajudar mais pessoas com nossas historias.

  102. Boa tarde Alvaro! Tomei minha cápsula de iodo há 1 mês e não tive qualquer reação, é bem tranquilo. Mas veja se seu médico não indica o uso do Thyrogen, daí vc pode ficar menos tempo com a restrição de iodo na dieta. E não sofre tanto com os efeitos. Boa sorte, vai dar tudo certo! Abs

  103. Álvaro lamelas em disse:

    Oi pessoal, sou mais um do time. Diagnostiquei os nódulos no início deste ano e minha cirurgia foi em maio. Estou no momento passando pela restrição alimentar visando a iodoterapia em início de setembro. Espero poder colaborar e buscar colaboradores aqui.

    Força pessoal. Um forte abraço, Álvaro lamelas

  104. Rosangela Paula Cintra Prado em disse:

    Date: Wed, 23 Jul 2014 01:19:01 +0000 To: ropaula08@hotmail.com

  105. José Luiz da Rocha em disse:

    Meu nome é José Luiz tenho 26 anos. Adorei o blog, e imagino que eu seja um dos poucos homens aqui. No começo do ano passado fui diagnosticado com CA Papilar de alto risco, fiz a tireoidectomia total e retirei uns 38 gânglios no pescoço, sendo que quase a metade tinha a célula do câncer. Um mês depois fiz novamente uma cirurgia para retirar mais dois que haviam ficado, e em um deles tinha a célula do câncer. Um mês depois fiz a Iodoterapia com uma dose de 150. Minha tireoglobulina estava em 797, muito assustador né, hehe, mais para mim não, sempre enfrentei de cabeça erguida e mente aberta, na PCI apareceu metástase bilateral no pulmão. Seis meses depois, em Dezembro minha tireoglobulina caiu para 28, ótimo resultado, e minha PCI saiu limpinha, tudo isso foi em Santa Catarina, minha terra natal . Hoje estou em Brasilia DF e vou encarar novamente o Iodo, minha medica ate me assustou, dizendo que dependendo da dose eu teria que fazer um banco de espermas, me assustei, pois meu sonho é ser Pai, isso pode acontecer?

  106. Rosãngela cintra em disse:

    olá amigos e amidas.
    gostaria de agradecer a todos os depoimentos, principalmente sobre o depoimento da angela ferreira foi muito esclarecedor quanto a reoperação, segundo o médico talvez eu tenha que refazer. bjs….
    Rosangela.

  107. Bom dia amigos!
    Adorei conhecer esse blog e ler as histórias de todos. Todos sabemos da dor que sentimos ao descobrir essa doença e compartilhar certamente ajudará aos outros e a si próprio.
    Bom, um pouquinho da minha história: trato a tireóide desde os 15 anos, quando descobri um hipertireoidismo. Depois de anos de tratamento, veio o diagnóstico da tireoidite de Hashimoto, doença auto-imune. Exames de sangue ok.
    Em janeiro deste ano, sem qualquer explicação, senti um incômodo na base da garganta e resolvi, por iniciativa própria, fazer uma ultrassonografia da tireóide, usando uma requisição da minha médica, indicada apenas para junho deste ano.
    Para minha surpresa, apareceram 2 nódulos, 1 deles com 1,6 cm. Encaminhado para minha médica, ela me indicou a punção e pediu o laudo anatomopatológico.
    O laudo saiu e tivemos a notícia da “suspeita de malignidade”. Fiquei muito triste.
    Com isso, minha médica me indicou cirurgiões – acabei consultando 2, por desencargo – e no início de abril fiz a tireoidectomia total.
    No dia seguinte à cirurgia, que foi muito tranquila, saí do hospital e fiquei poucos dias longe do trabalho e das ocupações do dia-a-dia, com os devidos cuidados, claro. Tive preocupação com a cicatriz, como todas as mulheres devem ter tido, e hoje ela está ótima, mas ainda uso o kelo-cote. heheh
    Depois da cirurgia, com o laudo, voltei na minha endócrino e, com o diagnóstico definitivo de 3 microcarcinomas papilares, todos menores de 1 cm, ela me indicou não fazer o iodo radioativo, conforme guideline da American Thyroid Association-ATA. Ok.
    Mas, com a pulga atrás da orelha, acabei marcando uma consulta com outro cirurgião de cabeça e pescoço, que me solicitou um complemento ao meu laudo pós-cirúrgico. Ele queria saber qual o subtipo dos meus microcarcinomas.
    Encaminhei isso e descobrimos que 1 deles tem o subtipo Warthin-like, e em razão disso, me recomendou voltar ao endócrino e provavelmente fazer o iodo 131.
    Nisso acabei tendo que sofrer até com a crise de vaidade da minha (ex) endócrino, que ficou “magoada” ao saber que eu havia buscado 2ª opinião. Complicado né… Mas hoje sigo com outro e estou agora em meio a dieta de restrição do iodo, embora continue a tomar o Synthroid 150 todos os dias. Meu médico solicitou ao plano de saúde 2 injeções de Thyrogen, mas já estou sabendo que existe certa dificuldade de obtê-las junto ao plano. Eu me preparo, com certa probabilidade, para entrar com uma ação judicial para ressarcimento dessa despesa. Há lei e jurisprudência para me/nos apoiar.
    Na semana que vem, dia 09/07, estarei tomando a cápsula do iodo, mas no meu caso não haverá internação, terei apenas que respeitar as restrições. Na sexta seguinte, farei a cintilografia e espero que tudo saia bem. No futuro, tenho o PET SCAN a fazer.
    Desculpe o longo relato (realmente sou de falar/escrever muito heheh), mas quero apenas deixar a mensagem de que a nossa luta, em todos os sentidos, é constante, e essa é apenas uma delas. Vamos tirar de letra, gente!!
    Muita luz e coragem a todos! Agradeço e estou aqui também para apoiar.
    Beijos!!

  108. Olá a todos!

    Venho aqui descrever mais uma etapa da minha caminhada…estou sem o hormonio a mais de 30 dias…estou me sentindo muito cansada, com muito sono e meus reflexos cada dia mais lentos…estou fazendo a dieta pobre em iodo a 16 dias…hoje fiz a cintilografia e fiquei feliz, porque a médica marcou para o dia 01/07 a iodoterapia…ela me disse que vou tomar uma dose pequena do iodo e que vou ficar em isolamento 1 dia…graças a Deus estou confiante….vai dar tudo certo…já está passando….vai ficar faltando depois só a PCI….neste momento, tenho escutado bastante musicas e palestras do Padre Fábio….tem me ajudado muito….fiquem todos com Deus….vamos todos ficar curados.

  109. luciana Carvalho em disse:

    no meu caso deu acumulado no sistema digestivo e o médico disse que era por causa da eliminação, e não tinha nada a ver com metástase.

  110. leticia em disse:

    olá!gostei muito deste blog,e queria que alguém que ja esta experiência me ajudasse,fiz uma pesquisa de corpo inteiro,pela segunda vez,pois tive carcinoma papilar,porem o médico pediu pra eu voltar e fazer um complemento ,pois teve uma marcação no intestino,ele disse que pode se fezes,pois o iodo fica acumulado ali naquela região ,estou muito preocupada…alguém ja passou por isto?

  111. jaqueline nascimento dos santos em disse:

    Já fazem 8 meses que fiz a iodo terapia e agora estou fazendo uma nova dieta, usar o Tyrogen pra fazer a PCI, o que esta me deixando muito ansiosa já que não sei o que me espera e o que vai ser de mim daqui pra frente.
    Mas o pior e que a dois dias acordei com muita dor na face somente do lado esquerto como se tivesse levado um soco, e deis de então sinto muita dor de cabeça, essa é insuportável começa na nuca e depois se localiza a cima do meu olho esquerdo e agora meu rosto está inchado como se eu tivesse com ‘ papeira”, isso só do mesmo lado o esquerdo. E como hoje é domingo ainda não consegui contato com meu médico, estou tentando ficar controlada…
    Mas confesso que está muito difícil, se alguém sabe o que está me acontecendo por favor me ajude.Não sei o que pensar ou fazer.

  112. OLA….. já faz tempo que não posto nada por aqui, apos minha cirurgia vivo como se não tivesse mais nada, porem esta chegando a data da iodoterapia 02/07 a dieta nos faz recordar q ainda estamos em tratamento….. hoje peguei meu laudo da PCI pre iodoterapia para dosagem…. Não sei se fico FELIZ ou Nervosa….. Captação Cervical 8,2% o bom é saber q nao houve metastase a distancia como o médico já havia me informado sempre resta alguma coisa na regiao cervical por isso vamos fazer a iodo…. A gente quer acreditar q não restou nada e assim foi q vivi ate hj… Bom gente venho mais desabafar um pouquinho….. a Todos um Grande ABRAÇO e FORÇA EM DEUS POIS NELE TUDO PODEMOS….. quem quizer conversar meu face https://www.facebook.com/ludimila.balthazar

  113. Débora!
    Antes de tudo, mantenha a calma. Você vai repetir o exame? Talvez, não tenha havido a eliminação esperada do iodo radioativo ingerido por você. Existe uma captação que é considerada normal (fisiológica) no aparelho digestivo, pois é o caminho percorrido pelo iodo no organismo. Ficam os vestígios que aparecem na PCI. Provavelmente, se você vai tomar laxante novamente, é para tentar uma eliminação maior do iodo. Pergunte aos médicos que a acompanham, tire suas dúvidas. Não se desespere! Não perca a fé! Pense sempre que Deus está no comando! Fique em paz!

  114. alguem me ajuda fiz a pci hoje e deu ,que preciso tomar laxante de novo,por uma concentraçao de iodo ,captação,na regiao do tubo digestivo ,to em desespero

  115. Elisabete Montana em disse:

    boa tarde

    acabei de receber um resultaado de exames de nodulos na tireode
    carcinoma papilifero de tireoide associado a tireodite… alguem sabe me dizer como é o tratamento…to apavorada
    bete.montana@ig.com.br

  116. Lulinha em disse:

    Boa tarde Gisele!!!
    Quando quiser fique a vontade para me enviar email…lulemar13@yahoo.com.br
    Fica tranquila quanto a cirúrgia, pois para mim foi a fase mais tranquila, minha recuperação foi bem rápida e a sua também será..!! E depois que vc passar por tudo isso tenho certeza que vc postará tudo de positivo nesta caminhada…. e ajudará muitas pessoas também.. quanto a ser mãe ..sua hora vai chegar..deixa Deus e tempo se encaminharem..tudo na sua hora!! Sei que quando recebemos a primeira noticia da doença a primeira coisa que vem na nossa cabeça é a MATERNIDADE…ser mãe pra muitas mulheres é um desejo muito forte, como era o meu também. A minha primeira pergunta para o médico: eu vou poder ser mãe? rsrs..Na hora ele claro que sim,espera o tratamento terminar . Quando eu descobri a doença eu tinha 26 anos e no final desse mês completo 29 anos.

    Recebi a 2 meses atrás uma ótima noticia de uma amiga que mora aqui no meu bairro que também foi acometida pelo Ca de tireóide em 2009… ela está grávida!! Ela está radiante!! e eu também por ela! Ela me ajudou bastante quando eu descobri a minha doença..pois ela já tinha passado pela fase da cirurgia e da iodoterapia.

    Todas as noites ao me deitar agradeço muito a Deus pela minha vida, pois de alguma coisa isso tudo serviu…hoje vejo que não sou fraca, eu me achava fraca antes da doença, não me via forte diante dos problemas…Hoje vejo que sou MUITO FORTE ….Deus nunca me desamparou!! Tenham ótima semana! Beijos!

  117. bom dia á todos!
    oii lulinha e Gisele estou bastante temerosa a tiredectomia total adorei esse blog pois encontrar depoimentos como o de lulinha me deu forças para enfrentar essa fornada, quero muito ser mãe. vou compartilhar com vc toda minha trajetória.
    descobrir que estava com um nódulo no pescoço no mês de março achei estranho e fui ao medico, ele passou todos os exames fiz o mesmo encaminhou para outro medico um anjo de deus que passou a punção, ate então só iria retirar o nódulo do lado esquerdo ao entregar o resultado da punção ele relatou que tinha que fazer a retirada total devido o resultado fiquei e estou muito triste naquele momento pensei mil coisas ao mesmo tempo. ( esse nódulo dentro de 4 meses teve um crescimento rápido). só estou no aguardo do hospital agora marcar o dia da cirurgia. graças a deus tenho o apoio de minha família, meu marido e minha cunhada. lulinha não quero perder o contato com vc posso te mandar meu mail.

  118. Lulinha em disse:

    Boa noite Gisele!
    Fica tranquila que tudo irá correr bem..!! Após a minha cirúrgia de tiredectomia total (retirada da tireóide) eu fiquei 30 dias sem nenhuma reposição hormonal, aguardando para a realização da iodoterapia…confesso que eu não me sentir bem no decorrer desses dias..me sentia cansada, dor de cabeça, fraqueza…mas isso é muito relativo de paciente pra paciente…isso foi como eu me senti…!! . A Iodoterapia fiquei em um quarto privativo…foi assim: Tava muito triste pois ainda não aceitava a idéia de ter que ficar sozinha em quarto sem poder conversar e talz.. e fora que é muito dificil a ficha cair…mente confusa…Entrei no quarto o fisico veio me explico que era para eu ficar sem falar por 2 horas após beber o iodo.
    E assim foi…fiquei 2 dias lá bebendo bastante água uma instrução dada por ele para eliminar mais rápido o iodo pela urina. Levei livros, nootbook….tirei aqueles dias pra refletir bastante sobre tudo….as vezes a correria do dia a dia não pensamos em tudo, deixamos muitas coisas a desejar…resumindo nos preocupamos muito e vivemos pouco……!!! Meu esposo foi me buscar, mas ainda temos que ter alguns cuidados…como manter uma distância de de 1 metro, beber bastante água, evitar contato por 5 dias principalmente com crianças e gestantes.

    O mais maravilhoso pra mim..rs começar a reposição hormonal….eu tomava aquele Puran t4 com tanta vontade,,pois sem os hormônios eu ficava muito mal.

    O Médico disse que 1 vez ao ano eu teria que fazer rastreamento…exames.. e vida normal…!!!Só que neste meio tempo eu engravidei…amamentei…e o médico só monitorizava pelo exame de sangue, pois eu não podia tomar a dose pequena de iodo para rastreamento…

    Esse ano meu Baby completou agora em maio 1 aninho…Fiz o rastreamento com a dose minima de iodo fiquei 4 dias sem ver meu filho….espero o resultado dia 10 de junho e a consulta médica…trago noticias do resultado!!
    Ahhhhhhhhhhhhhhhhhh qolha meus pensamentos….meu filho não vai me amar mais…ele vai achar que eu o abandonei, não vai mais lembrar de mim…
    Quando ele me viuuuuuuuuuuuuu…genteeeeeeeeeee emocionanteeeeeee ele grudou no meu pescoço e eu só choravAAA….ELE ME AMA E NÃOO ME ESQUECEU..!! OBRIGADA DEUS!!
    Hoje valorizo muito mais as pequenas coisas ao nosso ver, mas para Deus é de um valor imensurável…nossa família..nossa maior riqueza!!

    Força e fé!!! Beijos!!

  119. Lulinha em disse:

    Oiee Lu!!! Vi agora sua resposta ao que postei dia 31 de maio. Fico feliz em saber que passei algo positivo !! Traga noticias ao decorrer do seu tratamento?! Dia 10 de junho pego o resultado do meu PCI e passo pelo médico e trago os resultados!! . Estamos aqui pra isso!! Abraços!

  120. Gisele em disse:

    Boa noite a todos!!

    Estou passando pela mesma situação relatada por todos…Fiz a retirada da tireóide dia 05/05. Meu pós operatório foi excelente. De 6 nódulos, 2 eram malignos. Não estava preparada para esse diagnóstico. Os médicos (cirurgião e endocrino) estão confiantes, pois na biopsia, deu que o cancer estava dentro dos nódulos, não chegou a afetar a tireóide. Estou agora me preparando para a cintilografia, iodoterapia e PCI. Apesar de ler muita coisa, ainda estou um pouco assustada com o que vou enfrentar. É tudo novo…nunca passei por isso…Mas tenho fé, que tudo vai dar certo. Tenho o apoio da minha familia e isso é o mais importante. Um grande abraço a todos. Obrigada pela oportunidade de ler e ver que não estamos sozinhos nessa luta.

  121. BOA NOITE LULINHA AO LER SEU DEPOIMENTO FIQUEI BASTANTE EMOCIONADA, COMO TINHA POSTADO NO DIA 29 TIVE AO MEDICO E VOU TER QUE FAZER A CIRUGIA, SÓ ESTOU A ESPERA DO HOSPITAL ENTRAR EM CONTATO CMG PARA MARCAR O DIADA CIRUGIA. ESTOU BASTANTE TEMEROSA MAS CONFIO EM DEUS. BJOS FICA EM PAZ

  122. Lulinha em disse:

    Olá pessoal..!! Adorei este blog para troca de experiências que ajuda muito nessa caminhada que com muita garra temos que passar. Em 2011 descobri o CA de tireóide após uma semana do meu casamento….uiiiiii a casa caiu? não. Deus me deu muita força e segui em frente com a ajuda do meu esposo. O médico disse pra mim que eu só poderia engravidar depois de 6 meses da iodoterapia….após 4 meses descobri que tava grávida de 10 semanas…que susto..mas graças a Deus tudo deu certo, hoje meu bebê tem 1 aninho e é a maior riqueza que Jesus colocou na minha vida!. Ahhhhhh a luta continua estou a 3 dias sem ver meu filho pois acabei de relizar o PCI…muito ruim, mas é preciso continuar….atentos sempre…!!! Gostaria de desejar para quem está passando por esse problema que não deixe de lutar..crie força…porque tudo vai passar…muitos pensamentos positivos!!! um grande abraço!

  123. louise em disse:

    olá pessoas lindas boa noite tenho 30 anos e descobrir um nódulo na tireoide fiz a punção é resultado foi compatível com célula de padrão folicular categoria 4 estou muito preocupada mas manhã irei ao medico. alguém pode me ajudar. beijos voltarei para dizer os demais procedimentos.

  124. luciana Carvalho em disse:

    Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

    Eclesiastes 3:1

    Daiany, não se sinta triste por ter que esperar para ser mãe. Acalme o seu coração. Tudo tem seu tempo certo. Posso te dizer que o tempo de Deus é o melhor para nós. Muitas vezes não conseguimos enxergar isso na hora, mas quando a tempestade passa e o presente de Deus chega, nós vemos que o melhor aconteceu. É uma dádiva saber esperar. Também passei por uma sequencia não muito boa. Como você, perdi minha mãe, passei pelo câncer e uma separação muito dolorosa. Mas mesmo na dor, coloquei meus joelhos no chão, orei e confiei em Deus. Entreguei minha vida inteiramente nas mãos dEle. Hoje eu posso dizer que me sinto bem. Sinto a presença de Deus em cada minuto da minha vida. Bjs e fica na paz do Senhor!

  125. oi! também estou nessa luta.. ansiosa e deprimida por ter que adiar ainda mais meu sonho de ser mãe.. dói muito pensar nisso.. perdi minha mãe á 2 anos e de lá pra cá a vida não tem sido muito gentil comigo..
    tenho 27 anos e descobri o câncer à cerca de 1 ano.. foi um susto, mas deu tudo certo.. tudo mesmo!
    minha tireoglobulina deu um salto nos últimos 5 meses, estou com medo disso e muito aflita.. apesar disso eu creio que há um propósito, uma razão!
    Parabéns pelo blog.. há tempo tenho acompanhado os relatos..
    Deus nos dê forças!!

  126. Anônimo em disse:

    Meu nome é Sônia e tomei ontem a dose de iodo, desde que tudo começou: do diagnóstico ao tratamento de iodo os relatos me ajudaram muito. Eu particularmente, não tive problemas com a falta de hormônio e a dieta foi bem tranqüila, pois utilizei o sal sem iodo e evitei alguns alimentos recomendados. No hospital, me deram medicamentos para evitar enjôos, proteger o estômago e alergia que tenho de alguns medicamentos e alimentos. Acho que o mais penoso mesmo, é ter que consumir o limão para evitar o inchaço das glandulas salivares e alteração no sabor dos alimentos. Mas, seguindo essa orientação, também não tive problemas. Eu devo sair do hospital amanhã e agradeço a todos pelos seus relatos que me fortaleceram bastante para esse momento.

  127. luciana Carvalho em disse:

    Realmente Jadna, é uma explicação muito coerente. Vou ser sincera, sempre tomei synthroid e agora estou usando o genérico pelo segundo mês e não senti nenhuma mudança até agora. Lógico que é pouco tempo para afirmar alguma coisa. De qualquer forma, muiiito obrigado pela sua atenção. abçs

  128. Luciana carvalho, gostaria de responder acerca dos genéricos que vc perguntou. A minha Endocrino me deu uma explicação muito coerente quanto à não utilização dos genéricos neste caso. O medicamento genérico por definição significa que o princípio ativo é o mesmo, porém a dosagem pode ser 25% a mais ou a menos. No caso dos medicamentos comuns (dor de cabeça, muscular, etc…) se a dose for um pouco a mais ou a menos, a diferença q faz é se a dor vai passar mais rápido ou vais demorar mais. No nosso caso, a dosagem de cada comprimido deve ser exatamente igual a outra. Se a sua necessidade do hormônio é de 100 mcg(microgramas), vc deve suplementar 100 mcg exatamente. 25% a mais ou a menos pra nós é prejudicial. Então, no caso da levotiroxina sódica, opte sempre pelas marcas…Puran, etc. Certo?? Bjus e boa sorte!!

  129. jeane oliveira em disse:

    obrigada pelo carinho,vc pode me da alguma sugestão se posso tomar qualquer suco,to morrendo de fome e desesperada

  130. luciana Carvalho em disse:

    Fique tranquila Jeane, o tratamento é muito tranquilo. Eu fiz radioiodo em 2011 e não senti nada em relação ao tratamento. Senti apenas fome rsrs, porque tinha que estar algumas horas em jejum. Se você ou outra pessoa do blog quiserem conversar estou a disposição. Meu facebook é https://www.facebook.com/profile.php?id=100006887919779

    bjs

  131. jeane oliveira em disse:

    oi,gente
    boa tarde,estou fazendo a dieta e interno dia 30.04 .2014 e estou com muito medo,peço ajuda a tds,que esta passando ou ja passou por isso,tenho muit fé em DEUS,mas com medo,obrigado pelo carinho,bjs;;;;;;;;;;;;;;;;;;;

  132. Larissa em disse:

    Oi, me chamo Larissa e tenho 17 anos. Moro no RJ. Minha história é a seguinte… Uma vizinha notou que eu estava com o pescoço inchado, ela comentou com minha mãe que me levou ao médico. Esse médico me encaminhou a uma endocrinologista (que era incrível rs) e após uns exames ela me falou que eu tinha tireóidite de Hashimoto. Ok, e daí se passaram três anos de acompanhamento até que em outubro de 2012 uma ultrassom da tireóide – que eu fazia a cada seis meses – apresentou um nódulo, fiz a punção e deu benígno. Mas a médica me recomendou operar o que pra mim foi uma benção!! Em março de 2013 operei. Durante a cirurgia o cirurgião achou mais dois nódulos. Agora eram três e dois deles eram malígnos segundo a biopsia. Acho que reagi muito bem mas o que realmente doía era ver minha mãe sofrendo com esse resultado que foi confirmado em uma segunda biopsia. Fiz a iodoterapia em julho, no INCA e hoje apenas faço controle de 3 em 3 meses. Eu tinha 16 anos quando tudo foi descoberto e pior que o tratamento é ver o impacto que isso causa em pessoas que te amam, falo isso por minha mãe que foi muito forte mas que sofreu. Sabe como é mãe né! rs

  133. Cristiane em disse:

    Paz, luz e conforto! Se vc tiver câncer de tireóide, como eu, não se desespere. Tudo é bem mais fácil do que parece. Fiquei desesperada e aterrorizada, sem necessidade. Primeiro pela cirurgia. Foi tudo mais simples do que pensei. A anestesia geral, foi só um dormir e acordar sem nem perceber, Não senti nem grandes dores nem grandes ardências , como eu pensava. Na verdade não senti dor praticamente nenhuma. Era só ficar bem quietinha , dormir, e pronto, quando vi já tinham passado os três dias e eu estava melhorando. Tomava sopa em mini golinhos, bem devagar. Eu mesma fazia meus curativos, via tv, e me recuperei super rápido. Depois era a supressão do hormônio. Quanta fantasia ! Imaginava mil coisas, mas na verdade, senti apenas sonolência, cansaço para ficar muito em pé,e caminhar, os joelhos um pouco pesados, mas logo percebi que bastava me deitar para qualquer mal estar passar, e que não podia ultrapassar um limite Não adianta querer fazer longos passeios , etc, fique mais em casa, se possível tire uma licença, veja bastante tv, fique no computador, e deixe esse tempo passar. Logo que começa tomar o hormônio vc já caminha bastante e bem de novo, fica super bem, assim que ajustar direitinho a dose. Procure distrair sua mente com coisas prazeirosas, revistas, livros, sites, algum projeto, cursinho on line… Foi isso que eu fiz, para esqucer meus medos por um tempo, aliviar a mente. Ficar sem hormônio não foi nenhum bicho de 7 cabeças.
    Depois veio o Iodo, e a internação, também fiz uma grande fantasia… Não existe essa sensação de isolamento nenhum, uma vez que vc ouve todo o barulho de um hospital, enfermeiras batem a sua porta ,entram, respeitando a distância de 2 metros. trazem comida, remédios se precisar,, perguntam toda hora como vc está, vc vê luzes, campainhas, telefones. movimento. NADA do que imagina. Eu via tv , lia, dormia. Mas a maior fantasia é a de beber o Iodo. Não tem nada demais em beber o Iodo. não me deu nada, o gosto é quase de água, um golinho de canudo, vc não sente nada, vai sentar, deitar e ver tv e nada. Depois de horas eu jantei e aí sim eu senti um pouquinho de má digestão, ele caiu parece que meio pesado. mas eu nem cheguei a vomitar. O enjôo foi passando e foi embora. Então eu só recomendo jantar pouco. Durante alguns dias precisei comer coisas bem leves, pois tava um pouquinho embrulhada, mas nem cheguei a vomitar.
    Então esse é o meu relato, no intuito de tranquilizar e acalmar a todas as pessoas que passarem pelo que eu passei. Depois de uns três meses a vida de vcs voltará ao normal, voltarão a trabalhar, passear, etc. Ânimo! As chances de se curar são enormes! Pense somente nisso e vá em frente! Um abraço afetuoso .

  134. luciana Carvalho em disse:

    Alguém ja fez reposição com levotiroxina sódica genérica? sentiram alguma diferença? indicam alguma marca generica?

  135. Eduardo em disse:

    Tenho 38 anos, moro na região da Grande Vitória, ES e minha história foi assim:

    Em 2010 estive com a médica de meu plano para tratar de outro assunto, nada com tireóide. Tratei do assunto e ela, paralelamente, me pediu uma ultrassonografia do pescoço. Batata! Cinco pequenos nódulos na tireóide. Não sentia nada, não notei nada também, mas, aquela pessoa abençoada, guiada por Deus acertou.
    Bom, levei ao cirurgião de cabeça e pescoço. Ele disse que era só acompanhar de ano em ano, não fez punção.
    2011. Relaxei e não fiz o acompanhamento.
    2012 (abril). Voltei à médica de meu plano, na verdade ela era auditora, liberava os exames. Bom, ela então me encaminhou para fazer outra ultrassonografia, mas, agora com outro médico (endocrinologista). Ele parece com o Túlio Maravilha, rsrs, ex jogador do Botafogo. Gente boa demais, além de muito insistente e discreto. Bom, Dr. Ronald fez o exame, detectou os nódulos e senti que desconfiou de alguns, mas, nunca disse que era isso ou aquilo (acho que para não me assustar). Deu muito trabalho, fiz punção por três vezes, pois, nas duas primeiras deu amostra insatisfatória e resultados inconclusivos. Bom, na 3° punção, apesar da amostra não estar muito boa, sugeriu Carcinoma Papilífero! Vou eu para o google imediatamente!
    Por indicação de terceiros fui a outro cirurgião de cabeça e pescoço mostrar os resultados. Ele marcou minha cirurgia e operei em 23/08/12. Tive dois dos cinco nódulos confirmados como carcinoma papilífero e 3 dos cinco linfonodos cervicais com metástase! Em 29/11/12 fiz a iodoterapia com 150 de iodo. Saí um dia após a internação.
    Fiz PCI (pesquisa de corpo inteiro) uma semana depois e não houve metástases a distância, graças a Deus.
    De lá para cá venho acompanhando com exames de sangue que estão normais.
    Neste dia 22/01/14 iniciei nova dieta para iodoterapia com dose de 5 só para rastrear, faz parte do protocolo. Espero que continue dando tudo certo.
    Conclusões: é difícil, mas suportável, com o apoio de minha esposa e familiares encarei numa boa, pois, nunca achei que era imune ao câncer ou qualquer outra doença.
    Não senti muitos sintomas, só mesmo quando parei o hormônio, mesmo assim já lá no finalzinho, próximo do iodo. Agora vou tomar injeções de Tyrogen para não parar com o hormônio para realizar o iodo de acompanhamento.
    A cirurgia é rápida, a recuperação é boa, a tecnologia nos ajuda muito nos tratamentos, enfim, temos tudo para obter sucesso nos tratamentos. Agora o acompanhamento é para toda a vida, dá um pouquinho de ansiedade na hora dos exames, mas, nada que possa desanimar de viver!
    Aos que irão se submeter a estes tratamentos, fiquem tranquilos, tudo se resolve da melhor maneira desde de que tenham bons médicos.
    Deus acima de tudo e muita paz e sucesso para todo(a)s…

  136. Carolina em disse:

    Olá pessoal, meu nome é Carolina, tenho 23 anos, moro em São Paulo capital, estou já nessa luta há mais de um ano, agora surgiram metástase em outras regiões… É díficil, o apoio de amigos e familiares é muito importante.

    Se alguém desejar pode me add no facebook para conversar a respeito.
    Segue o link do meu perfil https://www.facebook.com/carolina.lou.90

    Aprendi muita coisa nesse tempo e adoraria trocar experiências, ajudar em alguma dúvida.

  137. fabyana em disse:

    Olá
    Estou organizando um G.A. no RJ…
    Interessados entrem em contato.

  138. Mª Angélica em disse:

    Pesquisando na internet encontrei esse blog e fiquei viajando nas informações de cada um que se dispôs a dividir seus sofrimentos e apreensões. Tem 4 dias que fiz a iodoterapia, estou confinada em um quarto, evitando o contato com meus familiares. Muito enjoo, sem apetite, tomando muita água para ajudar na eliminação da radiação. Para mim, essa é a pior parte do tratamento, minha cirurgia foi um sucesso, assim como o pós-cirúrgico. O preparo para a radioproteção não é lá muito agradável, principalmente nos últimos 15 dias quando o metabolismo vai ficando cada vez mais lento, mas consegui trabalhar até o dia anterior a iodoterapia. Assim, cada etapa vem sendo vencida com a ajuda de Deus e do maridão, meu anjo da guarda. Tenho fé que já venci a doença, é só questão de tempo. Fiquem com Deus!

  139. Eduardo Ribas em disse:

    Olá pessoal… Estou neste momento isolado no quarto 426 do Hospital Santa Paula… Tomei o iodo há dois dias e minha alta está programada para hoje. A gente estranha bastante essa sensação de isolamento, as paredes e placas de chumbo para proteção dos médicos, físicos e enfermeiras… O quarto todo forrado com plástico tipo insufilm (inclusive o computador que estou usando agora)… O mais difícil está sendo a falta de apetite, uma certa aversão à comida… Tive poucos enjoos e nenhum problema com as glândulas salivares. Mas pensar que isso tudo pode acabar de vez com qualquer sobra de células de tireóide presentes no meu corpo após a tireoidectomia total que fiz no Hospital 9 de Julho e afastar o câncer de vez, faz valer a pena todo o esforço. Aos que vão passar por aqui ou outro local para o mesmo procedimento, tenham muita força de vontade e foco no objetivo final. Tivemos a oportunidade de nos beneficiarmos desse avanço da medicina. Agora é compartilhar com nossos amigos e parentes a felicidade de continuar a viver! Um beijo e sucesso à todos!
    Eduardo

  140. Volto com as notícias da iodoterapia que fiz no dia 20/10 . Confesso que estava com medo , mas foi a tôa , foi tudo tão tranquilo , um verdadeiro “descanso”. Logo na chegada tomei uma injeção de “plasil” que me deu muito sono , dormi 2 horas e acordei com o almoço chegando, ( a comida foi o pior de tudo , HORRÍVEL) não tive enjoôs , nem boca seca .Fiquei meio encanada por estar “irradiando ” e assim continuar ainda por vários dias…..O mais difícil foi ficar longe dos meus netos…
    Companheiros de jornada não tenham medo , o bicho não é tão feio como parece . O importante é manter a calma que tudo corre bem. Boa sorte à todos.

  141. Eliana Silva Cepolini em disse:

    ” A vida pode ser maravilhosa se não temos medo dela”!!!!

  142. Anônimo em disse:

    Boa noite!

    Por favor, quem já fez o PET Scan sabe dizer se temos que tomar uma pequena quantidade de iodo como marcador e também fazer a dieta ou tomar o Thyrogen?

    Já fiz duas PCI e agora segundo o endócrino devo acompanhar com o PET e a dosagem do anticorpo.

    Uma quinta de luz para todos!!!!

  143. Fui retirar um “adenoma” na paratireoide e na biopsia apareceu um micro carcinoma. Meu médico disse que eu ganhei na loteria , queria assassiná-lo na hora….Depois entendi . Tenho 69 anos e esta “coisa” iria me dar trabalho numa idade mais avançada.Nem tive tempo para chorar , meu marido fez uma cirurgia grave de coluna (8 pinos ) e na mesma semana já estava com ele no hospital.Dia 20 faço a iodoterapia e não tive de parar de tomar o hormônio , pois vou tomar 2 injeções de Thyrogen , então estou passando bem. Graças à vcs minha dieta está muito boa……Aos poucos a “ficha” caiu! já chorei um rio de lágrimas……mas é normal… Depois eu conto como foi a iodo….Vou levar meu Ipad , livros e balas …Até mais

  144. Anônimo em disse:

    fiz a cirurgia em janeiro de 20012 mas não sei porq sinto como um caroço tampando minha garganta será porque e todas as vezes q fço vidio endoscopia ñ mostra nada

  145. Anônimo em disse:

    Boa noite!

    Tenho 32 anos. Descobri em janeiro de 2012, exatamente um mês e 12 dias após nosso casamento. A surpresa maior foi recordar que em setembro de 2011 havia feito a segunda biópsia, que eu havia lido o laudo e que simplesmente, ou, “não era para eu ler o diagnóstico”, Deus não permitiu, guardei o resultado, e como já tinha a primeira biópsia, e era negativa, decidi que quando voltasse da lua de mel, levaria ao endócrino. Afinal, porque eu não lí? Só Deus sabe e hoje acredito que foi para que todo o casamento seguisse feliz. Fiz a cirurgia em abril 2013, logo depois a iodo, mas com muita disposição e com a fé do meu amado esposo, sempre junto. Já realizei duas PCI e segundo o oncologista não será mais necessária, somente pelo controle sanguíneo, no entanto o endocrinologista irá pedir em jan/14 o PetScan.
    Temos ainda o sonho de sermos pais, creio que em 2014 se tudo estiver bem e Deus permitir iremos programar.

    Também muito, coisas simples se tornaram grandiosas. Vivo o hoje e procuro entender uma afirmação que lí em algum lugar: ” Porque não eu”, afinal todos podem ter o Ca, menos eu???

    Deus nos dê a esperança para todos os dias!!!!

  146. Beta Sol em disse:

    meu texto escrito num hospital da Australia. (RAI)

    1) ONTEM

    Ih Fudeu, eu pensei!.
    Fuuuuck!!!! MEU mundo ta acabandoooo, passava-se tudo na minha cabeca, to morrendo ahhhhhhhhhhhh!!!! não vou ver meus filhos crescer, e chorava, chorava, gritava fazia aquela cara de novela da Globo.
    Isso tudo dentro da minha cabeça porque na verdade estava dirigindo sozinha, num transito rápido, estava indo para casa, havia acabado de sair do medico. SÓ lagrimas silenciosas, envergonhadas escorriam dos meus olhos por baixo de um óculos escuro da moda!.
    Queria mesmo era chegar em casa p ver meus meninos, na época 2 anos e 7 meses, o maior presente da minha vida, uma benção, anjos em dose dupla.

    2)HOJE

    Tudo branco, cheiro q não suporto, pessoas de azul podem vir fazer visitas rápidas (segundos) sem avisar, este é o lugar aonde me encontro, mesmo estando aqui optei por ficar com a energia boa colorida dessa vista linda, o que importa é que estou viva .
    Esqueci de mencionar, alias e o que eu mais faço não menciono, faço q não é comigo. Estou escrevendo de um quarto de hospital, isolada por 3 dias depois da segunda dose de “RAI”como dizem aqui na Australia
    Lembra q comećei com o: -Ih FUDEUUU!, então há 1 ano atras fui diagnosticada com Câncer de Tiróide e Borderline Ovary tumor.
    WTF !!!!!!.(What The Fuck)
    Ai Começou a feder….. Retirada da Tiroide, Dose de “RAI”, Retirada do ovario e trompa esquerda.
    1 ano depois Bilateral Neck Dissection, Total hysterectomia e segunda dose de “RAI”, fora todas as biopsias, tomografias, ultrasons, exames de sangue, etc….. caraioooooooooooo!!!!!!………

    Foi neste exato momento depois de um baseado no banheiro (o q é um baseadinho p quem engoliu uma pilula de iodo radioativo, o q maconha da cancer?),voltando ao baseado merecido antes do banho com a toalha no chão tampando o vão da porta, spray c cheiro e vapor da água quente, para as s pessoas de azul não perceberem.
    FOI ai q bateu uma vontade de escrever sobre tudo, isso q agora faz parte da minha vida, de quem eu sou, faz parte de mim!.
    Foi nesse ano “difícil” (difícil o caralho) que decidi a viver olhando para as coisas boas dessa vida, evoluir como pessoa, relaxar mais, perder menos a paciência (vixxiii), amar mais….
    Decidi matar no peito e chutar para bem longe.
    VIVER.

    3)AMANHÃ

    GRATITUDE

    Por ter vindo na familia q vim, nos amigos q tenho e na vida q construí, o resto é resto!.
    “APRENDI COM A PRIMAVERA A ME DEIXAR CORTAR. E A VOLTAR SEMPRE INTEIRA”, frase da Cecilia Meireles q é perfeita para minha vida no ultimo ano.
    Claro q não queria q estivesse c essa doença, mas estou!.
    A única coisa q esta em meu alcance é simplesmente viver como deveríamos viver sempre:
    FELIZ (POR ESTAR VIVA HOJE).

  147. Fabrício em disse:

    Boa noite!
    Parabéns pelo site, na época que retirei minha tireóide não tinha conhecimento dele mas para minha iodoterapia ele foi primordial para manter a calma e foco na recuperação. Que DEUS abençoe todos e tenham certeza absoluta da cura.
    Abraços

  148. Nathalia em disse:

    Ola.
    Vou contar em resumo minha historia com o cancer.
    Em setembro de 2012 eu observei um nodulo no meu pescoço, nao me assustei muito, eu estava entretida no preparo do enxoval do meu filho. Pois e, estava gravida de sete meses. Fui ao meu medico e este me passou uns exames hormonais, os resultados ate entao normais. Depois de algumas semanas eu notei um rapido crescimento, marquei entao uma nova consulta c endocrinologista, ele foi super atencioso, os meus exames estavam normais, ele mandou q eu esperasse ate o nascimento do meu filho, para q eu fizesse a punçao aspirativa… Bom, ate ai tudo bem, meu filho nasceu saudavel em novembro/2012 e somente dois meses depois fui fazer esta bendita punçao. Quando recebi o resultado… aff de resultado: CELULAS COMPATIVEIS COM CARCINOMA PAPILIFERO. logo pensei… Meu Deus vou morrer kkk
    Marquei a consulta urgente, mas uma vez meu medico atencioso me acalmou sobre este tipo de cancer, sobre as grandes chances de cura. E entreguei nas maos de Deus. Fiz minha cirurgia em março. ocorreu tudo tranquilo. nem parecia q estava dodoi. A Iodo foi dois meses depois… Dieta complicada, sofri um pouquinho com a falta do hormonio, sintia muitas caimbras e dores nas pernas. Tomei 150 de iodo, fiquei super enjoada por uns dias, mas e normal, o problema maior foi ficar quinze dias longe do meu bebe, saudade. Sete dias depois tem a temida cintilografia, pelo menos p mim bah! A sensaçao de ficar parada por 40 minutos me apavora hehehe e o medo de ainda conter celulas pelo meu corpo tambem.
    Qdo recebi fiquei apavorada apareceram captaçoes na regiao do peito. PRONTO! Parei de comer, de viver… meu medico cirurgiao me pediu tomografias. Eu entreguei pra Deus. CONFIEI. PEDI e ele me ouviu. “Nao tinha nada nas tomografias” aff. DEUS vai me guardar e essa doença nunca mais vai voltar. Fiz exames de sague p regular o meu tsh q ja esta baixo. tomo calcio e o levoid… Amo meu filhote de nove meses, o pai dele e minha familia q estiveram ao meu lado. ACREDITEM na cura, em Deus que vai da certo.
    Nathalia Sousa.

  149. Rosa Leite em disse:

    Olá, fiz esta cirurgia a 5 anos, fiz iodoterapia, fiquei isolada num quarto de hospital, mas meus filhos, amigos me ligavam e ficavam conversando comigo, dando forças. Tive enjoo, dor de cabeça, falta de apetite, vi pra casa, fiquei longe do meu neto, filhos para ver televisão, aos poucos vai voltando ao normal, já fiz PCI 2x, e graças a Deus tudo bem. Mantenham a fé, forças e vida normal.
    Mudei muito , procuro me preocupar com pequenas coisa, passeio, viajo mais, visito os amigos e familia com mais frequencia. Adoro ir pra praia, andar na areia, sentido o cheiro do mar, do ar, parece que Deus esta mais perto e te ouvindo, então agora só agradeço.

  150. Angela Ferreira em disse:

    Olá pessoal!!
    Tomei conhecimento do site agora e vou dividir com vocês todas as dúvidas que estão me angustiando.
    Fiz a cirurgia em 06/06/2013, estou bem e marquei uma cintilografia e já a aplicação do iodo I131 para o próximo dia 02/07. Estou angustiada porque os procedimentos estão muito próximos e não dá para saber antecipadamente sobre o que ficou de tecido de tireoide para a aplicação do iodo.
    Estou falando sobre a quantidade de tecido ser superior a 10%. Minha endo me explicou se for superior a isso o certo seria reoperar até que ficasse inferior aos 10%. Este detalhe é para a eficácia do iodo. Meu CA é microcarcinoma papilifero com mínima invasão extratireoidiana. Segundo ela se o tecido remanescente for grande o iodo não vai conseguir destruir e vai criar uma fibrose dificultando uma possível reoperação. Outro detalhe é o pouco tempo da tal dieta, somente 7 dias. Ainda não estou sentindo muito os sintomas da falta de hormônios, estou trabalhando normalmente. Se puderem ajudar sobre a informação da quantidade de tecido (visto na cintilografia) eu fico agradecida.
    Abraços,
    Angela.

  151. ola, fiz minha cirrugia em novembro 2012 minha dosagem de iodo estar marcado p/ 27/05/13 em barretos …estou na dieta e na cidade aonde eu moro é muito quente se poder me ajudar em nomes de protetor solar ou hodradante ficarei granta

  152. Olá Natália e amigas…Estou com cirurgia marcada para dia 24 de janeiro, e é claro que estou ansiosa, penso que é normal, afinal ninguém quer ouvir a notícia que tem esta doença. Mas, como disse o meu médico “ESSE É O MELHOR DO CANCERES”. A hora que ouvi isso fiquei muito brava com ele, em silêncio é claro, até porque eu o achei desumano naquele momento, mas depois voltei meu pensamento para DEUS e lembrei que ELE é MAIOR que tudo e está comigo SEMPRE!!! Obrigada a todas vocês que dedicam seu tempo aqui neste espaço, esclarecendo, mimando nossos medos e anseios, desespero e esperanças, acalentando os dias vindouros, fazendo com que acreditemos que a cura é certa. Grande beijo a tod@s.

  153. ADRIANA RODRIGUES em disse:

    Olá, meu nome é Adriana tenho 45 anos e fiz a cirurgia de retirada da tireoide no dia 05/12/2012. Bem, até agora não sinto praticamente nem um efeito da falta de hormônio, graças a Deus. no dia 31/01/2013 vou internar para fazer a iodoterapia hoje comecei a fazer a dieta sem iodo sinto um pouco de cansaço com esforço no sol só tenho a agradecer a deus pela infinita misericórdia e posso dizer que sem ele eu estaria arrasada quem tiver passando por isso tem que confiar e ter muita FÉ que tudo dará certo.. Beijos

  154. maria cristina em disse:

    Olá tomei a dose de iodo hoje e não fiquei internada ,porque? e será que posso preparar as refeiçoes da minha família? tá dificil pois tenho um bebe de 1 ano.Por favor me respondam urgente.

  155. Fabiola Nosaki em disse:

    Oi meninas, comoo vocês também sou jornalista, hoje já são 62 dias operada e sem nenhuma medicação, pois farei a iodoterapia. Já não aguento mais a comida, afinal a dieta é rigorosa demais. Nos 30 dias subsequentes à cirurgia eu fiquei bem, e aos poucos comecei a sentir mais cansaço, mais sono…. tem gente que ja sente isso assim que tira a tireóide, o médico explicou que dependendendo da pessoa em uma semana já está totalmente prostrada.

    Passados 45 dias eu estava bem caidinha mesmo e agora já sinto bastante os efeitos da falta de reposição hormonal. É realmente insuportável, só oro para que Deus me ajude e não chute o balde comendo algo com sal normal, afinal comemorei o dia das mães… depois veio meu aniversário e não pude comer nada, e espero finalmente poder comemorar o dia dos pais.

    Dia 31/07/2012, próxima terça eu internarei no Hospital Nossa Senhora de Lourdes em São Paulo para fazer a iodoterapia, medo e duvidas povoam minha mente, mas vivo pela fé um dia de cada vez. Já chorei até, de ansiedade por antecipação. Tenho náuseas e por incrível que pareça nesses 62 dias eu eliminei 8 quilos, o que não costuma ocorrer, é que as vezes as nauseas me fazem ter nojo de comer ou então o cansaço.

    As mensagens de vocês são esclarecedoras e ajudam a entender alguns sintomas. Obrigada, Deus as abençoe, Fabi

  156. Marcinha em disse:

    Oi meninas,
    Gostei bastante deste site, me esclareceu bastante dúvidas que ainda tinha a respeito deste câncer e da iodoterapia. Vou fazer iodo este mês, vou tirar umas fotos do quarto e assim que sair (se estiver bem disposta) relato como foi a internação. Tô bem tranquila só não gosto muito da ideia de ficar trancada num quarto sem fazer nada, mas… se todos os problemas fossem esse… Parei com o hormônio há uma semana, por enquanto tô normal, vamos ver daqui pra frente.Boa Sorte a todos. bjus!

Deixe um comentário