Radioativos131

Tudo sobre tratamento com iodo, câncer de tireoide e dieta sem iodo

Passo a passo do Câncer

Depois de receber a notícia “você tem câncer de tireoide” sua vida vai girar em função deste assunto durante cerca de três meses, período em que você vai ser operado, fazer a dieta sem iodo, a iodoterapia e a PCI. Para se preparar para a jornada, veja abaixo o passo a passo do tratamento:

1. Diagnóstico

O câncer de tireoide geralmente não tem sintomas. Algumas pessoas notam um nódulo no pescoço ou dificuldade para engolir, outras descobrem ao fazer exames de rotina. O tumor é detectado por meio de um ultrassom e depois por meio de uma punção. O ultrassom é indolor, o médico passa um gel no seu pescoço e examina a área.

A punção é um pouco dolorosa porque é usada uma agulha para aspirar uma amostra do nódulo e depois avaliar se é um câncer ou não. Geralmente, quando é diagnosticado o câncer, o médico recomenda a retirada total da tireoide (tireoidectomia) seguida pela iodoterapia, além de monitoramento anual durante cinco anos.

Após o diagnóstico, é comum sentir medo, preocupação e instabilidade emocional porque a perda da segurança sobre a saúde pode ser vivida como um luto. É normal sentir-se sozinho e isolado. Os relacionamentos também mudam: alguns se fortalecem ainda mais, e outros se perdem. Todos estes ajustes são dolorosos, por isso é importante buscar apoio, se preciso. Mesmo assim, lembre-se que você aprenderá muito sobre si mesmo e poderá levar uma vida ainda melhor depois do tratamento.

2. Cirurgia

A cirurgia para retirada de tireoide é relativamente rápida e costuma exigir apenas uma ou duas noites no hospital. Em alguns casos, os médicos retiram também alguns gânglios na região do pescoço para garantir a retirada total do tumor. A cirurgia exige habilidade médica porque a tireoide é muito próxima das cordas vocais e das glândulas paratireoides, que controlam os níveis de cálcio no sangue. Depois de poucos dias o paciente começa a sentir-se melhor.

É comum sentir dor de garganta ou a voz fraca após a cirurgia, mas estes efeitos são temporários porque são causados pela entubação. O corte da cirurgia também dói por alguns dias, mas gradualmente a dor diminui e os movimentos ficam mais fáceis.

Existem alguns riscos na cirurgia da tireoide, como ocorre em qualquer cirurgia. Um deles é a mudança da voz, mas ela é muito rara e danos permantentes ao nervo ocorrem em apenas em cerca de 1% dos casos. Outra possível complicação é o dano a alguma das 4 paratireoides, glândulas que têm o tamanho de um grão de arroz.

Neste tipo de cirurgia, alguns pacientes têm um dano temporário a estas glândulas, o que reduz o nível de cálcio e pode causar formigamentos nos dedos dos pés, das mãos e ao redor da boca, ou ainda cãimbras musculares. Se você sentir estes sintomas, deve procurar o médico. A baixa de cálcio é tratada com suplementos de cálcio e vitamina D prescritos pelos médicos.


3. Iodoterapia

A iodoterapia tem como objetivo eliminar qualquer resíduo do câncer do organismo. Cerca de um mês depois de retirar o câncer de tireóide por meio de cirurgia, o paciente vai para um hospital onde ingere uma dose de iodo radioativo via oral, por meio de um canudinho. (O líquido é transparente e não tem gosto). Em seguida, ele fica em um quarto durante até três dias, e não pode receber visitas porque seu corpo emitirá radiação neste período.

Antes da internação, é preciso fazer uma dieta livre de iodo por cerca de 2 semanas. Assim, as células de tireoide que ainda existirem no corpo ficarão “sedentas” por iodo e absorverão todo o iodo radioativo, sendo destruídas. Durante a dieta também é preciso parar de tomar o hormônio tireoideano, o que gera vários sintomas de hipotireoidismo, como sonolência, cansaço, ganho de peso.

Hoje em dia, existe uma injeção de TSH Recombinante (a marca é Thyrogen, do laboratório Genzyme) que permite que o paciente continue a tomar hormônio tireoideano durante esta dieta, mas ela é cara. Você encontra mais informações sobre a dieta sem iodo neste link.

Depois da alta, o paciente continua por uma semana usando talheres, copos e toalhas separados e evitando o contato próximo com outras pessoas. Apenas depois de 15 dias é permitido beijar e manter relações. Isso ocorre porque o iodo radioativo é eliminado pela saliva, fezes e urina.

Para ver fotos de um quarto de iodoterapia, clique aqui.

4. Estar “hipo”

Caso não tome as injeções de TSH Recombinante, o paciente fica algumas semanas sem tomar o hormônio da tireóide antes da iodoterapia, o que vai causar todos os sintomas do hipotireoidismo (doença causada pela falta de hormônios). Os mais comuns são:

- cansaço, perda de energia, fraqueza
– excesso de sono
– inchaço
– dificuldade de concentração, perda de memória
– ganho de peso
– ansiedade, irritação, variação de humor
– depressão
– olhos, cabelos e pele secos; queda de cabelos
– mudança no ciclo menstrual
– dor nas juntas, câimbras
– intolerância ao frio
– constipação

De forma geral, o corpo ficará mais lento. Por isso é melhor evitar o consumo de bebidas alcoólicas porque o organismo terá mais dificuldade para processar o álcool. Também é recomendável manter uma alimentação saudável para evitar ganhar peso. Quando o consumo do hormônio é retomado, os sintomas diminuem em cerca de 4 semanas.

5. Pesquisa de Corpo Inteiro (PCI)

Alguns dias após a iodoterapia, o paciente faz uma Pesquisa de Corpo Inteiro (PCI) para saber se restou algum tumor. O paciente deita em uma maca, e uma máquina sobe e desce lentamente sobre ele, tirando “fotografias digitais”. O exame, que dura meia hora a uma hora, é indolor e a máquina nem encosta no corpo. Uma alternativa é fechar os olhos e pensar em coisas agradáveis para fazer o tempo passar mais rápido.

A PCI registra as áreas em que existe iodo. Como as células de tireoide “gostam” mais de iodo, isso mostra aos médicos se existe algum tumor em outras partes do corpo. É normal o exame indicar a presença de iodo na boca, no sistema digestivo e urinário porque o iodo ingerido durante a iodoterapia é eliminado pela saliva, urina e fezes. A concentração nestas partes é normal nos dias após a iodoterapia porque o iodo leva duas semanas para ser completamente eliminado.

Alguns médicos recomendam fazer a PCI uma vez por ano durante os cinco anos seguintes à cirurgia, enquanto outros fazem o controle apenas por meio de exames de sangue e de ultrassom. Pelo exame de sangue, é possível medir a quantidade de tireoglobulina no corpo. Esta substância funciona como um “marcador de tireoide”, ou seja, onde existe tireoglobulina existem células de tireoide. Em um paciente que tirou toda a tireoide, a tireoglobulina deve ser muito baixa, próxima de zero. Se ela começa a subir, é sinal de que o câncer pode ter voltado.

6. A vida após o câncer

Além das PCIs anuais, o paciente terá de fazer exames de sangue periódicos para avaliar seus hormônios. São necessários vários meses para acertar a dose de hormônio depois da cirurgia, por isso é preciso um pouco de paciência. Depois que a dose ideal é encontrada, o paciente segue sua vida normalmente, cada vez mais distante do que aconteceu, mas certamente mais preparado para saborear as delícias da vida.

(com informações da Thryvors – Grupo de Apoio Canadense ao Câncer de Tireoide e da Thyca – Associação dos Sobreviventes de Câncer de Tireoide dos EUA)

309 thoughts on “Passo a passo do Câncer

  1. Oi Pessoal!
    Entrarei em cirurgia na terça feira próxima (12/08/2014).
    Remoção da tireoide e de um linfonodo maligno.
    Alguém já estudou sobre as causa dessa “epidemia” .
    Pode perecer exagero mas não é.
    Alguém já foi atendido pelo Dr Lair Ribeiro?
    Deus é bom e conforta os necessitados de sua misericórdia.
    Abraço a todos…

  2. Bem boa tarde para todos!

    Descobrir que tenho tiróideo a mas ou menos 1ano, vou fazer a biopsia agora dia 03/06/2014.
    Descobrir na ultra-som que esta muito grande pois dar para ver é bem no meio do pescoço, começo do lado. Tinha o tamanho de + ou – de 13cm.
    Bem estou tranquila. Creio que vai dar tudo certo.

    Um forte abraço.

  3. Gabriela on said:

    Queria apenas dizer que a iodoterapia não é necessariamente o passo a ser seguido após a tireoidectomia total, muito embora, no Brasil, seja essa a postura mais comumente adotada.
    Em alguns casos, a depender de vários fatores a serem considerados conjuntamente após o resultado da biopsia do material retirado (tireóide, linfonodos, etc.), além de idade do paciente, subtipo do câncer, estadiamento, e outros tantos fatores, pode-se optar por uma conduta mais conservadora.
    Em alguns casos, o médico vai simplesmente pedir que você pare de tomar o hormônio por um mês e/ou fazer a dieta sem iodo por algumas semanas e fazer um exame de sangue para ver quanto de tireoglobulina e de anti-tireoglobulina você ainda está produzindo um tempo após a retirada da tireóide. Dependendo desse resultado e de tantos outros, pode ser feita uma PCI (pesquisa de corpo inteiro) para ver se há doença à distância ou onde está havendo a captação de iodo. Essa PCI é chamada de PCI pré-dose. Dose, no caso aqui, é a dose ablativa de iodo radioativo. A dose apenas de pesquisa da PCI é muito baixa e não precisa de isolamento. Isso não quer dizer que a dieta e a falta do hormônio sejam mais leves ou provoquem menos chateação, apenas que, ao invés de 150 ou mais de I131, toma-se algo em torno de 3 ou 5.
    Apesar de ser uma conduta considerada “ousada” , pelo menos era esse o sentimento que eu via nos olhos de alguns médicos, é perfeitamente aceitável e, segundo me disseram, é o procedimento protocolar em alguns países.
    Não quero, com isso, dizer que ninguém tem que fazer ou que esse não é o caminho a ser seguido. Queria apenas deixar regisgtrado que cada caso é um caso, e quando estamos falando da nossa saúde, temos que ter isso muito em conta. A minha decisão de não fazer a iodoterapia assim, logo seguida da tireoidectomia total, teve respaldo não só na opinião dos médicos que me assistiram, mas principalmente na minha vontade de ser mãe novamente, e logo. Ou seja, a possibilidade de que eu tenha que vir a fazer a iodoterapia em algum momento não está descartada. Mas até lá, vou fazendo o controle da doença com exames de sangue e de imagem.
    Para aqueles com dúvida sobre que caminho tomar, posso apenas dizer para tomar cuidado com os “se fosse minha mãe/irmã/eu, eu faria”. Essas pessoas não são você, não vivem a sua vida, não tem os seus sonhos, suas vontades, nem mesmo a sua fé. Pense naquilo que vai te trazer mais tranquilidade e paz. Para alguns, certamente, fazer a radioterapia com iodo será a melhor opção, não exatamente clínica, mas por ser uma maneira de trazer mais serenidade à vida, ter mais chances de ter ‘matado o mal logo pela raiz de uma vez’. Para outros, como eu, seria matar um passarinho com tiro de canhão, e os danos psicológicos que um isolamento poderia me trazer neste momento tão delicado da minha vida (após o isolamento, ficar ainda 2 semanas sem beijar meu filho ou sem estar no mesmo quarto que ele, sempre com medo de estar ‘irradiando’ , fazendo mal às pessoas que eu amo) me deram a certeza de que a iodoterapia poderia esperar.

  4. Gente alguém pode me dar uma referência da a dra Daniela Schwarzwalder Martins?

  5. Gostaria de deixar aqui meu relato:Fui diagnosticada com carcinoma papilar ,tendo feito retirada total da tireoide e vim saber que o tumor era dos dois lados.Assustei no começo,pois tenho duas filhas pequenas e a palavra realmente assusta.Mas fazem 3 meses que operei,fiz iodoterapia que por sinal quero deixar claro que não tem gosto de nada.O isolamento e chato ,mas nada que faça enlouquecer.Dr.Rafael malheiros realizou minha cirurgia e graças a Deus não tenho sentido mais nada.Agora Com meu endocrinologista Dr. Wladimir Pinheiro,venho fazendo o ajuste do hormônio e acompanhando com frequência na realização dos exames de sangue.
    Gostaria também de dizer que todo paciente com cancer tem direitos e um deles para quem tem dinheiro retido no fundo de garantia é poder fazer a retirada do valor.Seja para qual for seu fim.
    Saiba que o diagnostico assusta,mas tenha sempre fé e procure não deixar de realizar os exames com frequência pois tem cura e é bem menos complicado do que outros tumores.
    Estou vencendo o meu e espero que vc que esta lendo também lute e vença.Boa tarde!Um abraço,josiane

  6. Olá pessoal, estou passando para deixar minha experiência e tranquilizar quem ainda vai passar por isto, como as informações deixadas aqui por outras pessoas me ajudaram bastante, resolvi publicar para quem for pesquisar possa ter mais informações sobre este tipo de câncer e seu tratamento.
    Fiz a cirurgia com o Dr. Celso Frigluglietti, a cirurgia foi ótima tanto da parte dele quanto da equipe.
    Assustei-me com o resultado da biopsia carcinoma papilífero, porque o resultado da punção era benigno, era minha segunda cirurgia, já havia retirado fazia dez anos o lado esquerdo, fiquei tão surpresa que até solicitei uma revisão do anatomo , que comprovou que era maligno.
    Aconselho a quem tiver nódulo de tireoide, fazer um controle pelo menos anual para acompanhar a evolução do tamanho dele, devido ao resultado negativo da punção acabei enrolando por quase três anos para retorno, isto poderia ter comprometido muito a evolução da doença.
    O Dr. Celso me indicou dois médicos de Medicina Nuclear para realização da Iodoterapia, por falta de opções do convênio acabei fazendo no Hospital Santa Paula com o Dr. Guilherme Rossi que vi apenas na primeira e breve consulta, onde saí com a dieta pobre em iodo impressa e a data para realização da Iodo e da PCI, durante a internação fui atendida pelos físicos, e no ultimo dia a alta foi pela Dra. Ana Cristina que foi muito atenciosa, foi tudo muito tranquilo não senti absolutamente nada, chato mesmo é só o isolamento devido a radiação.
    Fiz a PCI uma semana depois no Delboni do Hospital Santa, apesar de não gostar deste laboratório tive de fazer lá, disseram que tinha que ser local ondo foi feito a Iodo , e quando saiu o resultado me informaram apenas que devia levar para o cirurgião o Dr. Celso que havia solicitado a Iodo, ele me explicou que o resultado foi ótimo e que agora é apenas fazer controle periódico.
    Quanto ao Thyrogen não aconselho ninguém a fazer a Iodoterpia sem ele, pois realmente não senti nada, os convênios se recusam a cobrir, mas nada que uma boa liminar judicial não resolva e eles cobrem rapinho do dia para a noite.
    A dieta pobre em iodo também não é nenhum bicho de sete cabeças, é só fazer direitinho, são apenas duas semanas, é até bom, pois a gente emagrece.
    Tudo aconteceu em um período de dois meses, foi rápido e tranquilo e graças a Deus deu tudo certo.
    O importante é não se desesperar com a palavra câncer, perto de outros tipos o carcinoma papilífero pode ser considerado leve, é de fácil tratamento, a retirada do nódulo a cirurgia, é o maior passo, então em primeiro lugar procure sempre um bom cirurgião, pois é ele que vai fazer a retirada do dito cujo, além do que, para nós mulheres vaidosas quanto mais caprichada for a cicatriz melhor né, pois a vida continua.

  7. Geovani on said:

    Olá amigos, amanhã faz 1 semana que tirei minha tireóide. Estou sem tomar reposição hormonal e com sintomas: calafrios, cansaço, sono e sem muita fome.
    Amanhã tenho retorno médico e irei sanar mais minhas dúvidas a sobre a continuação do tratamento, pois meu médico salientou que farei a iodoterapia.
    Estou tomando cálcio e anti-inflamatório de 12 em 12 horas.
    Parabéns pela iniciativa deste site, irei postando por aqui!
    Deus abençoe a todos!

  8. Oie, fiz minha cirurgia segunda feira, ocorreu tudo tão bem! Na verdade eu tive que tirar devido ao hipertireoidismo, graças a Deus não apresentava nenhum nódulo, mas vim até aqui para saber mais sobre o pós operatório… Então, eu to super bem, não to sentindo dor nenhuma no corte,mas to com dificuldade enorme de beber líquidos, engasgo toda hora! hoje ja consegui beber suco, mas demorei um século p beber kk.. No mais, minha voz que me preocupa, ela ta fraca e rouca, porém todas as vezes em que eu consigo tossir, consigo alcançar notas maiores, espero que melhore logo logo, boa sorte para vocês que precisam de fazer a iodoterapia, Deus proteja cada uma de vocês e que fiquem curadas logo! Um beijão, e vocês me ajudaram mt ein!! ♥ Fiquem com Deus

  9. Jordan(JPS) on said:

    Raquel Ferrari,

    vc chegou a repetir o exame? Verifique também se não houve alteração no método/kit de análise do laboratório.
    Jesus te abençoe!

    Abraço,

    Jordan

  10. Raquel Ferrari on said:

    Olá, fiz tireoidoctomia total há 18 anos e meu exame de tireoglobulina sempre deu indetectável. No último, 0,4. Vou me submeter a PCI, por orientaçao médica. Quais as chances de o tumor ter atingido outro órgao? Existe outro motivo, alem do possível retorno da doenca, que justifique essa alteraçao, como por exemplo a ingestao inadequada do sintroyd que deveria tomar com rigor diariamente?

  11. fui passar a mão no pescoço e notei que tem um caroço no lado esquerdo
    da minha garganta tou cm medo do que pode ser alguém pode me ajuda?

  12. gostaria de informações de pessoas que entenda do caso minha mãe foi diagnosticada com cancer de tireoide porem deu entrada no inca com uns 3 meses depos do diagnostico pos tava fazendo exames, agora deu entrada no inca e vai ter que fazer tudo dinovo ja se passaram mais 3 meses estou preocupado por favor me digam alguma coisa?????????

  13. Gláucia on said:

    Podemos engravidar depois de um ano da PCI. Adorei esse grupo

  14. Oi gente, tudo bem?
    Tenho que perguntar, esclarecer e ver se consigo entender algumas coisas.
    Uma pessoa próxima a mim, fez 2 cirurgias para tirar a tireoide, teve que fazer duas pq foi diagnosticado câncer papilífero, e como estava muito grande não deu pra fazer apenas uma. A cirurgia durou 8 hrs ( a última), a pessoa fez o tratamento com iodo, ficou afastada 7 dias de todos, e depois de tudo fez a PCI. Mas quando saiu o resultado, ainda foi encontrado células cancerígenas, e agora, terá que fazer outra cirurgia??? O médico pediu pra pessoa realizar um exame de sangue apenas em setembro!!! E a passou para um endocrinologista! O que pode estar acontecendo? Alguém já passou por isso? Ou pode me ajudar a entender?
    Obrigada mesmo!!!

  15. Renata A. on said:

    Ola amigos, dia 07/06/13 fiz retirada total da tireóide e aguardo meu médico para marcar a Iodoterapia, as informações e depoimentos aqui me ajudaram muito , é muito bom partilhar experiências pois assim nos sentimos mais humanos e próximos uns aos outros.
    Depois passo para contar mais sobre minha experiência.
    Deus nos abençoe.

  16. Priscila on said:

    Bom dia!
    Estou naquela fase de “isolamento”, pós iodoterapia. Tudo foi muito fácil para mim até chegar a hora da dieta, pois, apesar de ser bem magrinha eu amoooooo comer e comer bem. Já fiz a iodoterapia, cheguei em casa no sábado, estou aqui trancada no quarto e com uma tristezinha no coração, não gosto de ficar só e estou sentindo muita dor na cabeça desde ontem, não sei se é normal e espero que passe logo. Desejo fé para todos que estão passando por isso ou qualquer outro problema de saúde. Deus é muito bom e sempre esta nos olhando, esta ao nosso lado neste momento doloroso.

  17. Celeste on said:

    Olá gente forte!

    Qdo.li o resultado da punção, entendi logo o recado. Estava com minha filha e minha única netinha até então com 7meses.Minha filha em disparada passando por todos as sinaleiras e eu por meio do celular tentando descobrir onde estava minha endocrinologista.Depois de um percurso q normalmente faz-se em uns 60 minutos minha filha fez em menos da metade, encontramos a médica q disse n poder atender (ela já no corredor p uma emergencia). Falei olha se n for o q penso vou-me embora. Atendeu! Pensem………..plano de saúde sem a especialidade, fomos a justiça depois de vários transtornos. Juiza libera, cirurgião de renome, tudo nos conformes, “cirurgia12/06/2013″. Demora a biopsia q saiu e confirmou o resultado celulas malignas, estou esperando p/22/07 fazer o PCI depois…….só Deus sabe. Bom ainda n sinto tremores, pouco cansada, ansiosa, chata….rs. Sei q viverei mais 50 anos!!!!! Penso muito na palavra fé. Moro em Salvador/Ba. Pq n formarmos um Clube das tireodetocmizadas (o)? hã? Teremos muito q falar, sinto q meu pessoal n me aguenta mais,,,,,,,,,,,,,rs,rs. Falo só nisso.

  18. Boa noite meninas.

    Eu estou naquela fase angustiante à espera da cirurgia. Meus nódulos são suspeitos de malignidade, mas não confirmado (os exames que fiz não foram conclusivos…). Irei me operar a princípio para tireoidectomia parcial e na hora da cirurgia vai ser feita a biópsia para saber se é benigno ou maligno (se este, tira tudo e segue para tratamento). É muito ruim vocêir para a mesa de cirurgia sem saber exatamente o que tem. Só depois vou saber.

    Dentre várias coisas que estão em furacão passando em minha cabeça. Uma aparentemente simples, mas que estou com receio porque a cirurgia já foi marcada…Se eu estiver menstruada, posso fazer a operação???? Alguém já fez?

  19. Leila santos on said:

    Bom dia meninas.
    Faz um tempinho. Hoje quero deixar boas notícias. Já operei.. retirada total de tireóide, já fiz a PCI, e ela captou onde tinha que captar. Tomo regularmente o Puran T4, 150 mg, e estou passando muito bem, graças a Deus. Tenho exame de sangue pós iodo marcado e uma ecografia para prevenir ou ver se há algum linfonodo. Sigo tomando o remédinho para pressão. E quanto a meu tumor no cérebro… tá lá e vai ficar, se Deus quiser do mesmo tamanho, fazendo controle de 6 em 6 meses com tomografia com contraste. ELE NÔ PODE CRESCER, tem q ficar assim. Aí vivo mais uns 50 anos. kkkk. Passando para agradecer pela força e contar como estou indo. Que Deus abençoe a todos e FORÇA E FÈ. Bjão meninas.

  20. LUCIMARA on said:

    Olá a todos(as) que passaram por este processo, pois é eu estou no processo inicial, me preparando pra fazer a cirurgia de tideoidectomia não sei ainda se parcial ou total, pois a médica me disse que vai depender do exame que será feito na hora em que o material será analisado, e se não tiver atingido o lado direito parte da glândula será preservada pois o nódulo está localizado do lado esquerdo de padrão papilífero, apenas um com classe V, li o depoimento de uma Campo-grandense, aqui do estado do MS, que se precisar fazer a iodoterapia, tem que se deslocar para outro estado, fiquei tensa agora. 1 abraço a todos! Me desejem um boa hora, o negócio é muito tenso!

  21. Bom dia pessoal

    Faz quase dois anos que eu descobri o cancer na tiroide, foi um susto na epoca minha filha tinha cinco meses, então o medo tomou conta…com o tempo vc vai descobrindo os caminhos a seguir , enfim hoje vou vou me preparar para fazer mas uma PCI, passar mas um mes sem medicação e fazer a dieta pobre em iodo,,não e facil , mas como dis meu medico “faz parte”, enfim peço para quem tem o mesmo problema que não desista, podemos vencer esse mal com a juda da medicina e Fe em Deus acima de tudo…ele guia os nossos passos…dale radioativos.!!!

  22. Olá,
    adorei conhecer este site, pois estou mais tranquila a respeito desta doença de tirióide. Eu me operei em 03/04/2013, com câncer nível VI carcinoma palilar, quando soube do resultado do exame, não diferente de todas me apavorei! Mas estou muito confiante da recuperação devido aos tratamentos modernos de hoje em dia. Não fiz ainda o iodo radiativo, porque nem tirei os pontos ainda, mas provavelmente dia 08 de Abril meu doutor me informará o dia mais adequado para o tatamento do iodo. Que Deus nos abençoe e proteja-nos hoje e sempre. um grande e forte abraço a todas.

  23. Bom dia pessoal, fiz a tireodectomia total em janeiro, e para a minha surpresa a anato acusou um dos nódulos como carcinoma papilifero, abri o envelope ainda no hospital, fiquei em choque, chorei mto, é bem dificil vc receber esse resultado, sendo que minhas punções deram sempre negativas, porém meu cirurgião sempre suspeitava, mas nunca afirmou que era um tumor maligno. Fiquei dias chorando , tentando entender, pq comigo, e ai resolvi ler sobre este assunto e achei este blog que acompanho desde então. Acho fantástico ler os casos , vejo que não estou sozinha, isso conforta e de saber que cada um aqui conta suas experiências e que realmente as coisas transcorrem da melhor maneira possivel, isso depende mto de nós. Eu fiz a minha dose de iodo no dia 19/03/2013, toma-la, foi mto tranquilo, não tem gosto, não dói e em segundos vc já está radioativa. Tive que tomar mta água e suco de limão puro para ativar as glandulas salivares, que na manhã seguinte estavam inchadas e doiam, boca seca, enfim coisas que fazem parte, tive um pouco de enjoo e dor de cabeça, estava tudo dentro do previsto. Voltei pra casa no outro dia, tive que ter alguns cuidados, mas nao é um bicho de sete cabçeas como costumamos ler. Dia 28/03/13, farei a PCI, espero que dê tudo bem pra mim, quero me ver livre deste fantasma, e retomar minha vida, com saúde. Um abraço a todos e coragem para quem for fazer a cirurgia e a iodoterapia.

  24. -podem me ligar se desejarem, sete cinco, nove um onze quarenta vinte e dois.

  25. Ola, fiz cirugia de cancer de tiroide há meses,eu tava com tumores cancerigenos…dia —
    vinte de março agora fiqui internada e recebi a dose de iodo..gente, area do pescoso inchou, perto da orelha, olhos inchados, tive febre…ta sendo horrivel, será normal? minha medica viajou…nao sei o q fazer….

  26. Natalia Nascimento on said:

    Boa Tarde pessoas lindas… estou de volta para falar como foi minha cirurgia…
    Foi muito rapido e quase não tive dores, estou em casa agora me recuperando minha cirurgia foi no dia 12/03/2013 as 7:00, as 10:00 ja estava no quarto me recuperando, tive um pouco de dor no local durante o dia, mas nada insuportavel, foi um dia até tranquilo. No dia 13/03 logo pela manha ja tive alta e o medico disse que se minha cicatrização for boa quase não ficará marca, pois está um corte muito perfeito, graças a Deus… Bom, não tive nenhuma complicação, não tive baixa de calcio e minha voz esta um pouco fraca, mas como vocês já falaram é por causa da entubação, tenho tosse e minha garganta dói um pouco, o pior de tudo é beber água, dói muito quando bebo mas nada que não dê para aguentar… ja comecei a sentir a falta do hormônio em meu corpo mas nada de mais, só estou me sentindo mais lenta…
    Mas pessoal falo para todas (os) que estão para passar por isso.. NÃO TENHAM MEDO, DAR PARA LEVAR NUMA BOA….
    Agora é so esperar o resultado do anátomo e tirar os pontos. Já estou pronta para cada etapa que virá, a primeira ja foi agora venha o que vier estou pronta…
    Obrigada a vocês RADIOATIVOS, a meu DEUS que me guiou e a minha FAMILIA que está sempre do meu lado…

  27. Lucineia Souza on said:

    Ola a todos ,viquei surpresa em saber que a maioria das pesouas em 3 meses ja esta fasento a oido , pois estou a um ano e so agora dia 20/03/13eque vou receber a dose te iodo. O Doutor Savio fez a segunda cirurgia dia 17/10/12 com retirada te 22 nodulos fes esvasiamendo todal em forma de L , ajo que as pesouas dizem “cancer de direoite e bonsinho , te mama e cruel” eu ajo que um ladrao so porque deixa vc vivo nao quer diser que nao deixou drauma. Ajo que ate mesmo os medicos tao pouca inportancia a este tipo de cancer, pois este cancer ja esta dentro te mim a quace 4 anos ,ja tinha proqurado ajuda de odorrinos ,de espesialistas em cabeca e pescoso espesialista em direoite,e nada emtao resolvi que eu estava figando louga e aprendi a viver com a dor,ate que uma ferida saiu na minha buchecha,e fui ao posto de saude perto de minha casa e a Doutora Viviane resem formada em clinica geral desconviou e resebi ajuda Crasas a Deus e a Viviane e que gequei ate aqui .Desejo a todos Sorte Saude Paz Amor e Fe em Deus …

  28. Natalia Nascimento on said:

    Boa Tarde pessoal
    venho hoje agradecer a todos pelas palavras postadas neste blog maravilhoso, e dizer que minha cirurgia enfim foi marcada para dia 12/03/2013, ja não aguentava mais tanta ansiedade…
    Durante estes 36 dias desde que soube do problema tem sido uma luta e uma vitória por dia, meus Deus foi muito bom comigo em ter colocado vocês em meu caminho para que eu pudesse ver que não estou só nesta luta, muito obrigada mesmo a todos que postam aqui e que torcem por cada um que esta nesta situação.
    Como ja falei antes minha cirurgia de retirada total da tireóide é dia 12/03/2013, estou muito feliz por ter sido rapido e o médico ser muito legal DR. GILSON BARRETO, esse é o nome do meu anjo, vou fazer a cirurgia no CENTO MÉDICO DE CAMPINAS e sei que vai sair tudo bem, porque estou nas melhores mãos e tenho Deus me protegendo e vocês torcendo por mim.
    Espero que não seja maligno, mas se for, que venha o tratamento, estou preparada…
    Assim que sair do hospital volto aqui para contar para todos como foi…

    bjus

    que Deus abençoe esses anjos do blog chamado RADIOATIVOS 131…

  29. Margareth on said:

    Oi a todos! Estou falando diretamente de um hospital de são Paulo, no segundo dia da segundo dia do iodoterapia. Por enquanto o que é o pior e falta de movimentação do corpo.nao se tem o que fazer! Já li de tudo, vi de tudo…e amanh eu saio assim q medirem a radiação. Nada a reclamar. Um pouco de inchaço no pescoço. To muito feliz pela etapa que estou deixando pra trás. Fui feliz em tudo: na cirurgia, nos médicos, no tratamento,….mesmo eu tendo os piores tumores. Mas, eu sobrevivi!! Beijocas!

  30. Tem que esperar um ano Valeska! bjs

  31. Olá queridos,

    Fiz minha cirurgia e radioiodo em 2011. Tomo Synthroid 112mcg.
    Minha dúvida é sobre reposição dos hormonios. Desde que comecei a reposição, a coisa mais incomoda que senti muitas palpitações ao ponto da minha medica pedir para fazer um holter. Com o passar do tempo essas palpitações foram diminuindo até que hoje em dia quase não sinto nada, são raras mesmo.
    Mas de um tempo pra cá, tenho sentido outro incomodo que esta me preocupando mais ainda.
    Tenho sentido que meus seios ficam inchados e extremamente doloridos desde a ovulação até menstruar. Ou seja, são no minimo 15 dias do mês (metade de um mes, você que é mulher me entende!) com dores e inchaço nos seios que me atrapalham até de andar. Pra mim parece claro que acontece por alterações hormonais, mas minha menstruação está regular. Queria saber se alguem passou por isso? Tenho retorno com a medica só em abril., mas vou tentar falar com ela antes.

  32. Oi Gente !! Que bom encontrar esta página !! Fiz minha cirurgia para retirada total em dez de 2011 e o iodo em jan de 2012. Hoje tomo Syntroid 150. Talvez precise fazer outra PCI pois minha tx de tireoglobulina subiu de 0,2 para 1,7, porém falei com meu médico que pretendo engravidar. Caso eu não precise fazer o Iodo de novo, vocês sabem quanto tempo tenho que aguardar para engravidar se fizer apenas a PCI ? Obrigada !!

  33. oi pessoal!!
    catia faz um ano que fiz minha cirurgia também e de tres meses para cá também sinto dor abaixo da orelha e na ultrassom disse que estou com paratodite e meu cirurgiao disse que até meses depois do iodo as glandulas das parotidas podem inflamar, então acho que é normal, mas pode procurar seu médico porque ele terá que te dar algum anti inflamatório (caso ele ache necessario). Mas também tenho uma dor e inchaço de vez em quando no linfonodo que fica bem no pé da lingua e se alguem já passou por isto também gostaria de saber se é normal?obrigada

  34. Minha irmâ, duas primas e eu tivemos CA papilífero (em um período de 3 anos). Passamos pelo mesmo tratamento. Estamos todas muito bem, trabalhando e vivendo normalmente. Até hoje ainda sinto algum incômodo na região da garganta, alguns engasgos e pontadas. Minha médica diz que é normal, faço os exames de 4 em 4 meses. Ainda quero viver muito (tenho 54 anos) e minha vida está ótima. Tenho um marido que me apoia em tudo e 3 filhos maravilhosos, que me amam e me valorizam. O que posso falar para quem passou e para quem está passando atualmente por este problema é que pensem assim: “Venci um câncer” e, como diz a reportagem, vamos viver as delícias da vida. E EU ESTOU VIVENDO AS DELÍCIAS DA VIDA.

  35. Olá pessoal primeiramente gostaria de agradecer pelas lindas palavras de conforto de Jordan (JPS), obrigada. Bom consegui pegar forças das mãos de Deus e confiar e contar a todos da minha família, foi muito bom fizemos até algumas brincadeiras pois ainda meus filhos são crianças, meu esposo me deu total força nessa hora, foi um homem que Deus me honrou com sua presença ao meu lado, no dia 25/01/2013 fiz a cirurgia de retirada total, preservando apenas as paratireoideas, bom teve uma duração de 3 horas no centro cirurgico, minha reação a anestesia geral, não foi muito boa, mas tudo correu bem, estou rouca ainda, meio triste, mas minha médica disse que tudo é efeito da retirada, vou fazer apenas o PCi e não a radiodoterapia, será uma semana de exames, foi descartado pela médica a aparência de metástase graças a Deus, mas enfim vamos a mais uma etapa sem esquecer que volto para as minhas aulas na faculdade dia 25/02, então tenho que estar bem fortinha kkkkkk, o nódulo que foi pulsionado na época, até escrevi em meu depoimento, que seria carcinoma papilífero, mas quando retirou-a observou-se que seria apenas um bócio mas, esse bócio, escondia dois focus cancerígenos, pequenos, mas, malignos, um de 1,0 cm e outro de 0,5 mm, então por isso que vou fazer apenas o PCi terá inicio dia 18/02 até dia 22/02, mas não precisarei ficar internada, agora estou obrigada novamente a todos grande bj

  36. Catia Paolantoni on said:

    Olá Pessoal em Janeiro 2012 retirei toda a tiroide e fiz iodoterapia ,,passei muito bem por tudo isto e quero acalmar a aqueles q estão desesperados neste momento.

    Porém , a uma semana tenho sentindo gânglios inflamados abaixo da orelha e nas bochechas.Causando desconforto .. e estou muito preocupada

    alguem ja passou por isto?

  37. Bem,acabei de fazer a iodoterapia.Como sempre fui muito positiva em relação a qualquer doença,achei que não seria diferente…realmente,até ver os sintomas.Como são apenas três dias após achei bom falar disso,estou tendo Enjôo frequente,os cheiros fortes me irritam e o PIOR DE TUDO a parte psíquica tá me detonando.Pra vcs terem uma ideia me eternaram com uma paciente com problemas ”mentais” ela tomava diazepam entre outros tantos remédios e passava o dia inteiro dormindo e RONCANDO ALTÍSSIMO isso me afetou de tal maneira que chamei o enfermeiro lá pelas 4:00 para medir minha pressão e eu que nunca tinha ficado com a pressão alta foi pra 17 por 14 ele me deu um remédio lá, foi onde eu dei uma relaxada um pouco.Por que justamente não conseguia dormir com tanto barulho então isso além de me afetar estou colhendo os louros disso até agora,sem conseguir dormi direito,mesmo, já estando em minha casa.Só ORO a DEUS e agradeço porq acho que uma hora isso vai passar e o pior já passou aff foi muito difícil!!!! Força na peruca minhas amigas rsrs!

  38. olá pessoal…
    eu acabei de fazer uma iodoterapia de 100mki e agora tive q fazer o pci ( tenho carcinoma papelifero ) as a questao e q a moca q realizou meu pci me falou q deu uma concentraçao de iodo na regiao do figado e tb do outro lado … fiquei super preocupada… fiz o pci no setimo dia apos ter recebido a dose de iodo…alguem pod me dizer o qe significa isso?

  39. Jordan(JPS) on said:

    Querida Cassiana,

    Em relação à dores após a cirurgia, pode variar de paciente a paciente. Eu particularmente não tive dor alguma do corte em si. Sentia apenas um incomodo quando engolia, uma sensação de garganta inflamada, mas normal por causa do entubamento, q acaba machucando um pouco a gartanta. Mas dia a dia vai melhorando e depois some. Os sintomas mais comuns pós iodoterapia são enjoo e um pouco de falta de paladar, q tb depois passa.

    Vai dar tudo certo!

    Se quiser conversar, fique à vontade: jordanps@gmail.com

    Jesus abençoe vcs!

    Um abraço,

    Jordan

  40. cassiana on said:

    Ola, minha filha de 14 anos vai tirar a tiroide e tb alguns nodulos no final do mes . Gostaria de saber o que acontece depois da cirurgia dores, os sitomas e tb ela deve fazer a iodoterapia queria que me explicassem tudo ate em relaçao aos sitomas pos iodoterapia. Agradeço de coraçao a ajuda.

  41. Flávia Raquel on said:

    Boa tarde, vou fazer a iodoterapia dia 07/01/13.

    As duvidas que eu tenho são as seguinte: era pra ter começado a dieta no dia 23/12/12, mas por causa das festas de fim de ano ou seja: ceia de natal eu não consegui muito, mas comi muita fruta. será que vai me prejudicar no tratamento? comecei hoje dia 26/12..

    outra duvida que eu tenho é se devo continuar com o anticoncepcional. o nome do que eu tomo é: Diclin.

    é verdade que temos que fazer uma limpeza nos dentes antes do tratamento? :/

  42. Opa! Retiro o que eu disse! Não estava aparecendo p mim! Desculpe.

  43. Nossa! Que absurdo apagarem minhas postagens com minhas dúvidas!

  44. Mais uma dúvida, desta relacionada a IODOTERAPIA:

    Alguém recebeu a orientação de não usar hidratantes, perfumes, sabonetes perfumados antes da radioiodo? Qdo realizei PCIs e a iodoterapia era suspenso apenas tinturas, maquiagem e esmalte, fora a dieta.

  45. Boa noite! Depois de 4 anos de cirurgia de CA papilífero com “bom prognóstico” Tg indetectável, duas PCIs zeradas me vem a notícia de uma Tg a 4,7 e 3 linfonodos “reacionais” ao USG. Seria uma recidiva local? Estou bem perdida.

  46. marquei a cirurgia pro dia 3 de janeiro, to com muito medo e preocupada mas que seja o que Deus quiser …
    por ter marcado tão no inicio do ano, eu acho que não vou poder beber no reveion, as bebidas de finais de ano… champagne, vinho e etc… pois isso seria na segunda feira, e na quinta de manha é a cirurgia…
    alguem sabe me responder se haveria algum problema beber 3 dias antes da cirurgia ??
    Desde ja agradeço …

  47. Olá! Meu nome é Deborah, tenho 26 anos.
    Retirei a tireoide toda, já faz tres meses, vou fazer a iodoterapia, dia 30 de janeiro de 2013..
    Se Deus quizer vou começar o ano muito bem , vou ser curada, meu tumor era o folicular maligno, tenho uma princesinha de 4 aninhos e um principe de apenas 1 aninho que tive que tirar do peito, parar retirar a tireoide, foi muito dificil essa faze, mas ja passou graçs a deus é um dos cancer mais facil de tratar e temos que pensar positivo sempre….Bora para a iodoterapia para ficar curada e curtir a filharada……..Bjs a tds……….

  48. Bom como todas vocês eu tbm estou com ca papilifero e vou me operar dia 14 de janeiro, provavelmente terei que fazer a iodo,fico ansiosa para saber como será a minha vida depois da cirurgia, se poderei cumprir com a minha rotina normalmente, trabalhar, estudar,fazer atividades fisicas enfim, gostaria de sabe qto tempo demora para a vida voltar ao normal, agradeço a Deus que não sinto dores e que temos 99% de cura é um milagre! parabéns a todas vocês..mulheres guerreiras!!!

  49. Gente, gostaria muito de saber após o Pós operatório. Minha mãe sente a garganta bem apertada e a voz ainda muito rouca. Ela fez a cirurgia há 3 semanas e ainda sente esse grande incomodo. O resultado ainda não saiu da biópsia. Mas fé em DEUS que será benigno. No entanto, o médico fala que é normal, mas essa sensação de voz muito rouca e garganta engasgada a incomoda muito. Por favor, me falem se vcs sentem isso após a cirurgia, mesmo depois de 1 mês?!

    Obrigada

  50. Ana paula da silva jorge on said:

    ola, operei tireoide em 2007 desde então n tomo mais nada ,so que descobri que estou com mais tres nodulos, ainda n procurei nenhum medico estou com medo , de passa por isso tudo de novo mais tenho fe no meu Deus que tudo vai corre bem , que vcs tb tenho essa fe .

  51. Oi Nice Helena
    Muito obrigada pela informação já anotei o nome e o telefone da médica e fiquei feliz pq meu convenio tenho direito de usar o hospital S.Camilo se Deus quiser vai dar tudo certo!!

  52. vera lucia lopes on said:

    adore encontrar este blog…fes um ano que fis a retirada da tireoide…carcinoma papilar..nunca tinha ouvido falr sobre nada disso,, muito menos sobre IODO -131 ,, fiquem tranquilos ,, a internaçao nao tem nada ruim , i iodo nao tem sabor , recomendo tomar omeprazol antes ,,eu nao senti mal nenhum do estomago , pra minha sorte havia feito um tratamento de estogo antes, senti muta dor na nuca ,,dor de cabeça ,, mas foi tranquilo ,, acho que foi devido ao nervoso ,pelo desconhecimento,,, faço controle a cada tres meses,,,a ultima ultra som deu nodulos grau 3,, mas o meu medico disse que tudo tranquilo,, em desembro faço novamente ultrasom,, com fe em DEUS vai dar tudo certo,, moro em GOIANIA,,

  53. nice helena on said:

    Olá CRISTINA, tudo bem?
    No dia 12 de setembro fiz tireoidectomia total e minha cirurgiã foi a Dra. Daniela Schwarzwalder Martins (9648-1290), do Hospital São Camilo de Santana. Simplesmente ADOREI a médica, que explicou minuciosamente minha doença, o diagnóstico e como seria a cirurgia. Senti-me segura e tranquila como paciente. A cirurgia foi ótima, sem problemas. Tenho orgulho e prazer de indicar essa médica extremamente competente e sensível.

  54. Bom dia, minha mãe foi diagnosticado com cancer de tiroide no dia 13/11/2012, e desde esse dia, está muito triste, chorando e com pensamentos negativos em relação a doença. Minhas irmãs e eu estamos tentando todo tempo animá-la e fazer com que veja todo esse momento com mais otimismo e principalmente diante de tantas mensagens de casos que deram certo. Fico muito preocupada porque sei que toda doença, a saúde mental é muito importante. Já pensei em fazer ela acessar site sobre o assunto e chat´s como esse, mas não sei se isso seria bom.
    Aguardo sugestões.

  55. Olá tenho hipertireodismo controlado por tapazol e bocio quase certeza de cirurgia moro em São Paulo capital e gostaria de pedir para quem já fez a cirurgia e conheça um excelente cirurgião de cabeça e pescoço deixe aqui o nome dele que seja da capital, tenho muito medo não da cirurgia e sim da anestesia deve ser trauma da infancia pq minha mãe tinha o mesmo problema que eu e fez cirurgia passou mal e eu me lembro disso fiquei traumatizada e depois infelizmente tive problema na tireoide desde já agradeço quem puder me indicar um cirurgião.

  56. gotaria de sabe de vcs que tomou ou iodo para fazer ou exama citolografia quanto tempo agente porde en gavida

  57. olá!
    Fiz minha cirurgia de tireoidectomia total e retirada das paratireoides dia 31/10, estou tomando hormonio de 100 mg, e 4 comprimidos de calcio + vitamina d ,foi bem tranquila minha cirurgia não senti nada , um pouco desconforto ao engolir que passa logo, me alimentei normal , o medico me pediu para não conversar durante 10 dias assim o fiz , mas ainda estou um pouquinho rouca.
    meu medico marcou o retorno para dia 20 durante este periodo ja fiz exames de dosagem de calcio estão normais e o calcio ionico me disse que esta no limite, agora antes da consulta vou repetir estes exames e tambem o o da tireoiglobulina mas estou muito preocupada e com a biopsia que so vou saber mesmo no dia da consulta o resultado.No dia da cirurgia pedi a ele para não me falar e nem para meus familiares pois iria ficar sofrendo por antecedencia. na biosia que fiz antes da cirurgia deu que “achados sugestivos de lesão folicular de significado indeterminado categoria III ” risco de malignidade 15 %
    então estou no aguardo.
    depois do dia 22 posto aqui o que foi devinido pelo medico e o que deu minha biopsia da tireiode
    ate!

  58. Maria de Lourdes,
    Espero q vc esteja melhor, mas para vc não se sentir sozinha, quero te dizer que o meu tratamento não esta sendo um dos melhores, tive varias complicações e em função da tireoidectomia passei 15 dias internada com hipocalcemia, foi horrivel parecia q nunca iria acabar.
    4 meses depois fiz esvaziamnte cervical com varias metastases e tive complicações novamente com o calcio e por fim os meus exames apontam que ainda tem celulas malignas no meu corpo.
    Também percebo q o tratamento da maioria das pessoas são bem mais tranquilos do q o meu, gostaria tanto de ficar tranquila.
    Mas vamos com força ruma a vitoria, com certeza a vitoria vai ser bem mais gostosa por causa das dificuldades.
    Fica com Deus

  59. márcia ribeiro mazzei de sousa on said:

    olá boa noite ! passei por um câncer de tireoide em julho de 2011 , graças a deus venci , hoje estou bem , acabei de fazer a pesquisa de corpo inteiro PCI , eu aconselho todos que estar ou venha passar por esse tipo de doenças que nunca se deixe abater lute para vencer , e o que estou fazendo atualmente lutando sei que não e fácil mas que todos e capaz de vencer . que deus ilumine todos.

  60. MARIA DE LOURDES on said:

    EM SETEMBRO DE 2011 ATRAVÉS DO US DA TIREOIDE, DESCOBRI QUE UM DELES HAVIA CIRCULAÇÃO PEREFIERICA E O OUTRO CIRCULAÇÃO CENTRAL, NA SALA DO US COMEÇEI A CHOREM QUASE QUE SEM QUERE, UM CHORO SILÊNCIOSO E ABAFADO, QDO SAI DA SALA LIQUEI PARA MINHA TIA QUE TRABALHA EM UM HOSPITAL, NO CENTRO CIRURGICO, A PERGUNTEI SE ELA CONHECIA UM CIRURGIÃO DE CABEÇA E PESCOÇO, ELA ME INDICOU UM DOS MELHORES DR. PAULO ANLENCAR QUE É UM CIRURGIÃO ONCOLOGICO, SENTI UM VAZIO, COMO SE EU ESTIVESSE EM LUTO COMIGO MESMA, FIZ A CIRURGIA NO DIA 10/02/2012, NO DIA 28/03/2012 FIZ A PRIMEIRA PCI QUE DIAGNOSTICOU RESIDUO TIREOIDIANO, NO QUINTO DIA DE POS OPERETORIO, TIVE DORES FORTES NO MEU PULMÃO DIREITO, FUI A URGRNCIA DE UMA CLINICA ONDE FEZERAM RX DE TORAX PA E PERFIL, QUE DIAGNOSTICOU DERRAME PLEURAL, CHOREI MUITO E DISSE QUE NÃO IRIA PERMITIR QUE FIZESSEM UMA PUNÇÃO NO MEU TORAX, UMA VEZ QUE TRABALHEI EM UTI E VI O QTO ERA DOLOROSO PARA OS PACIENTES, A MÉDICA PLANTONISTA ME DEU ALTA A PEDIDO,POIS EU TINHA CONSULTA COM O CIRURGIÃON QUE OPEROU, ELA PRESCREVEU CALVULIM PARA EU TOMAR, TIVE QUE FAZER A DIETA PARA IODOTERAPIA, A QUAL FOI REALIZADA NA SANTA CASA DE MACEIO NO DIA 29/06/2012, , NO DIA 05/07 DE 2012 FIZ A PCI QUE MOSTROU ONDE O IODO ESTAVA MAIS CONCENTRADO, NA BOCA, GARGANTA E INTESTINO, JA FAZEM 8 MESESE 13 DIA QUE ME OPEREI, SINTO DOR NO LADO DIREITO DA GARGANTA, FALEI COM A ENDOCRINOLOGISTA QUE SOLICITOU US DA REG. CREVICAL QUE IREI FAZER NO NIA 31 DESTE MES, FIZ EXAMES DE SANGUE, RX DO COTOVELO ESQUERDO POIS SINTO FORTES DORES NO MESMO, IREI PEGAR ESSE EXAMES NO DIA QUE EU IREI FAZER O US DA REG. CERVICAL.
    TER UM DIAGNÓSTICO DE CARCINOMA NÃO É MUITO FACIL! ESTOU TRISTE NO MOMENTO POIS CONHECI PESSOAS QUE FIZERAM A MESMA CIRURGIA QUE A MINHA E NÃO TIVERAM NENHUM PROBLEMA, ENQUANTO EU JA TIVE VÁRIOS, AS DORES, CÃIMBRAS, A QUEDA DE CABELO ENTRE OUTROS SINTOMAS, TENHO ME APEGADO A DEUS É ELE QUE TEM ME MANTIDO EM PÉ. QUE O SENHOR JESUS ESTEJAM COM TODOS; ABRAÇOS, FIQUEM NA PAZ!

  61. Graziele Pereira on said:

    Olá.

    Bom Dia !

    Em primeiro lugar gostaria de parabeniza los por tantas mensagens de apoio.

    A minha Mãe Maria, fez a cirurgia da tireoide ha mais ou menos tres meses ,a semana passada retornou ao medico para que ele visse o resultados dos exames onde ela foi informada que precisava tomar iodo ficamos muito desanimadas, porem neste mesmo dia foi feita uma nova ultrasom onde foi visto que ela não tem mais vestigios da tireoide ,Minha mão tinha um caroço maligno mas GRAÇAS Á DEUS como eu disse a ultrasom confirmou que ela não tem mais nem um caroço, conforme o medico ela ira tomar o iodo para que futuramente ela não volte a ter vestigios do cancer e tireoide , estou com muita fé em Deus ela ira tomat o iodo no dia 27/11 ela ja esta fazendo a dieta .Tem dias que sinto muita vontade chorar mas estou implorando para que Deus me de muita força para ajudar a minha Mãe.
    Pelo pouco que entendo acredito que vai dar tudo certo, e tenho fé que irei voltar a escrever e contar para vocês que minha Mãe passou por essa fase e tudo ocorreu bem.Gostaria de saber se e possivel ela fazer uma viajem um mes depois de ter tomado o iodo? Mas todos os dias agradeço a Deus por minha Mãe esta passando em um otimo hospital que é o Albert Ainstem. Ate a proxima que voltarei contando da grande graça que Deus irá conceder a minha Mãe.
    Amem.
    Ate mais.

  62. Rosangela on said:

    Olá
    Em 10/10/2012, fiz finalmente a cirurgia para retirada de Bócio Mergulhante. Foi feita a tireoidectomia total.
    Era um Bócio Mergulhante, em que a traquéia estava praticamente em diagonal, cruzando a garganta. Eu sentia um sono fora do comum, cansaço, inchaço principalmente nos membros inferiores. Sem contar a falta de ar, congestionamento nasal, etc
    O cirurgião que fez a minha cirurgia é o Dr. André Vicente Guimarães, aqui de Santos-SP. Sensacional e competentíssimo.
    Sinceramente, o que senti de negativo foi apenas o dolorido normal da garganta. Na alta já me foi receitado pelo Dr André o hormônio Synthroid e o cálcio e vitamina D.
    Minha voz está perfeita e a cicatrização tbm está ótima.
    Vou ficar aqui torcendo por cada uma de vcs, para que sejam bem assistidas. E não esqueçam que a tranquilidade é fundamental e, embora toda e qualquer cirurgia tenha seus riscos, no caso da tireoide esses riscos são pequenos. Então, não faz sentido ficar amargurada antes da cirurgia.
    Grande abraço a todas.

  63. christiani on said:

    Passei por um câncer na glândula tireóide em 2010, e saí vencedora , graças a Deus.Portanto aqueles que estiverem passando por esse momento confiem na misericórdia de Deus, que tudo pode, pois Ele é o Deus do IMPOSSÍVEL! Estou orando por vcs, sempre…Grande abraço em Cristo!

  64. Carol Galindo on said:

    Descobri que tinha nódulos na tireoide muito por acaso esse ano. Minha ginecologista tinha me passado um ultrassom da tireoide de rotina ano passado que acabei não fazendo por achar que era bobagem.

    Em março desse ano por sentir fortes dores num dedo do pé esquerdo o ortopedista me recomendou fazer um ultrassom pra ver se não era uma inflamação do tendão. Aproveitando que já ia fazer esse exame peguei a requisição do ultrassom da tireoide e resolvi fazer já que estava lá.

    O pé não deu nada mas qual não foi minha surpresa ao descobrir que tinha cinco nódulos na tireoide. Procurei um endocrino que me solicitou fazer uma punção de 3 nódulos que eram maiores. Tinha um certo receio da punção e me enrolei um pouquinho pra fazer, mas enfim fiz e o resultado do estudo patológico confirmou um carcinoma papilífero além de um bócio nodular.

    Ao receber esse resultado fiquei meio mal já pensando em tudo de ruim que envolve esse termo. Tenho 31 anos e duas filhas lindas, uma de 11 e outra de 8 anos…pensei “tenho que durar no mínimo mais uns 10 para terminar de criá-las!”Fui ao endocrino que me tranquilizou quanto ao câncer já que a metastase é muito improvável, mas disse que eu teria que fazer uma tireoidectomia total.

    Então finalmente fiz a cirurgia 27/09 no hospital Esperança em Recife, com a Dra Luciana Arcoverde que é maravilhosa! Logo após a cirurgia me senti muito melhor do que esperava, um pouco rouca, com dor na garganta por causa da entubação mas só…cinco horas depois já estava caminhando no corredor do hospital.

    Os problemas começaram 48h após a cirurgia, sofri muito com formigamentos e queimação muscular nos braços e nas pernas por causa da falta de cálcio. Apesar de continuar com minhas 4 paratireoides que estavam inchadas por conta da cirurgia e não estavam funcionando bem.

    Para piorar não estava me adaptando ao cálcio efervescente que a médica me passou para aliviar esses sintomas. Eu tinha que tomar de 6 em 6h e era como se fosse purgante, descia queimando e me dava ânsias de vômito horrível. De noite não conseguiadormir com medo de ter uma paralisia ou sei lá o que….a gente viaja nessas hora e depois que olhei o google fiquei com mais medo ainda. Por fim consegui falar com a médica que me deu dois substitutos em comprimidos normal para esse cálcio efervescente. O sintomas só melhoram dois dias depois, essa fase foi bem difícil pois além do desgaste físico há o emocional….melhor coisa que eu fiz foi tomar um tranquilizante pra dormir durante esses dias.

    O resultado do anatomo – patológico confirmou o carcinoma papilifero, além de adenomas de células de Hurtle , doença de Hashimoto intensa e os linfonodos (graças a Deus) estavam aumentados só por conta da inflamação mesmo. Pelo visto minha tireoide estava em frangalhos, ainda bem que descobri e tirei logo!

    Agora estou esperando pra fazer o tratamento com iodo, e foi pesquisando sobre isso que descobri o blog! É muito bom poder ler todas essas informações e relatos de pessoas que já passaram pelo mesmo problema que eu, fora todas as dicas excelentes.

    Entrei em contato com o plano pra ver se eles cobrem o thyrogen porque ficar sem tomar o hormonio é péssimo. E pelo visto hoje eles são obrigados a pagar, vou colocar aqui um trecho de uma entrevista que li:

    ” A injeção tem um preço alto na rede particular, mas os convênios médicos já são obrigados a cobrir este medicamento para pacientes com câncer de tireoide, de acordo com uma resolução da Agencia Nacional de Saúde (Resolução ANS 167/08). Segundo o Dr Graf, alguns planos de saúde ainda têm resistência a oferecer o medicamento, mas isso é facilmente contornado quando o paciente entra com um recurso na Justiça. “Quando um advogado entra com recurso, o paciente sempre ganha porque a Resolução é muito clara e as vantagens são óbvias”, afirmou.”
    *Entrevista: Dr Hans Graf, endocrinologista e presidente da Sociedade Latino-Americana da Tireoide.

    Estou no aguardo da resposta do plano, quando tiver novidades conto pra vocês!

    Carol

  65. Luciana Breyer Figueiró on said:

    Olá companheiros…
    Li todos os depoimentos possíveis e agradeço todas as palavras que além de serem reconfortantes , trazem explicações para o que sentimos! Bem minha história com o “câncer de tireóide” Foi assim, tenho 42 anos um marido maravilhoso e uma filha linda de 10 anos, fui fazer um chekup do coração quando… no exame de dopler das carótidas o cardiologista achou uns nódulos e me encaminhou pro endocrinologista. Bem lá fui eu bem tranquila, e ela apenas pediu exames complementares (ecografia do pescoço e a tal punção), graças à Deus (sempre ele)tenho um convênio do estado do RS muito bom, fiz tudo, mas como curisa que sou pesquisei na internet e descobri que ela ,a endocrino, estava desconfiada do câncer, no dia q peguei o resultado da punção. abri e li negativo para células malignas, chorei muit no elador do hospital, de FELICIDADE! Tanto chorei que não li o restante …e aguardei o dia de voltar na endocrino. Quando ela leu foi direta…possibilidade de câncer sim, vai fazer cirurgia! UIIIIIIIIIII meu mundo caiu, igual a musica!!! Mas Deus é maior encontrei um cirurgião maravilhoso aqui em Porto Alegre, fiz dia 11 minha cirurgia, foi tudo bem tomo apenas o cálcio, tenho me sentindo estranha sim com várias coisas que muitos sentem, mas todo dia abro meus olhos (quando consigo dormi) e apenas agradeço, não me permito queixas! Dia 16 de outubro vou fazer a iodo apenas um dia e estou na dieta!
    Um bj à todos os guerreiras e guerreiras que estão enfrentando essa batalha, confiem que a guerra será vencida!! Deus é tudo! FORÇA ,FÉ E FOCO!

  66. Márcia Auxiliadora da Silva on said:

    Em um procedimento de rotina no ginecologista em 2009 descobri que estava com nodulos na região do pescoço, dias depois de descoberto o cancer, me submeti a cirurgia para retirada total da tireoide. Moro em Campo Grande-MS, aqui no estado não tratamento de iodoterapia, então optei por me descolar até Barretos para fazer o tratamento, onde fui muito bem atendida. Os profissionais são ótimos. No início do tratamento fui informada que poderia sair do hospital somente depois que perdesse e/ou diminuisse a irradiação do corpo e para ajudar teriamos que tomar muito liquido e chupar limão para iliminar a radiação na saliva e na urina. Desde o momento que obtive tais informações comecei a chupar limão e tomar água. Ou seja, o tratamento precisa também de sua colaboração, se não fizermos a nossa parte fica mais dificil. Eu agradeço a DEUS pois, a cirurgia foi uma benção, nem um momento senti dor alguma, aliás, falei para meu médico Dr. Carlos Alberto que ele tem a mão abençoada (cirurgia em C.Gde). Durante o tratamento em Barretos, não senti enjoo, dor de cabeça, ou seja, simplesmente não senti nenhum sintoma pós tratamento. Gostaria de deixar claro para todas as pessoas que necessite de passar pela mesma situação, que faça sem medo. O unico inconveniente é que temos que LEMBRAR de tomar hormonio o resto de nossas vidas, mas não é problema é solução. Então não fique com medo, entregue sua vida não mão de DEUS e vai fazer o que é preciso. DEUS é maravilhoso!

  67. gisele Chaves on said:

    Olá queridos amigos radioativos,agora faz 9 meses que passei pela sombra da palavra “cancer” de tireóide o melhor para se ter conforme diziam meus médicos,pela graça de cristo hoje estou sem nenhum vestigio mais do cancer conforme diz meus exames,apenas sofrendo pela baixa imunidade e alergias severas.
    Como muitos aqui eu tinha carcinoma papilar e linfonodulos na lateral esquerda(ainda bem pois canto e necessito da minha voz para adorar ao meu querido Deus)operei dia 07-12-2011 tireodectomia total e esvaziamento cervical no lado esquerdo infelizmente minhas paratireóides não sobreviveram a cirurgia .Hoje tomo a dose diaria de 225mg de eutyrox e reponho calcio com rolcaltrol 0,25 e calcio sandoz ff de 1000mg,tenho vivido dias de gratidão ao senhor e ao mesmo tempo aprendizado pois tinha uma vida muito frenetica e a doença me levou a desacelerar muito,pois meu corpo não acompanha tenho luatdo com os sintomas do hipotiriodismo ainda não achei a dose ideal,sinto os dias de alegria outros de estrema tristeza afinal os menininhos ainda não estão ajustados(hormónios) .Nestes dias recebi a noticia de que uma amiga muito proxima tambem esta com cancer eu me senti em uma viagem no tempo lembrando de tudo que passei ,pois as minhas complicações foram muitas sou alergica a fios de sutura minha cirurgia abriu e juntou infeção,sou alergica aos medicamentos para dor por isso vomitei varios dias,que alegria ao ver o relato de sair em poucos dias do hospital fiquei lá por 10 dias com crises de hipocalcemia fortes.
    Meu amado organismo decidiu não absorver mais a vitamina D estava cansada e burrinha então o Senhor iluminou o medico a pedir um exame e tenho passado mesu dias melhores depois da DPURA .Sinto falta de dormir bem a noite pois durmo muito pouco,sinto falta da disposição que tinha embora terminei minha graduação e estou concluindo minha pós graduação tudo nestes ultimos 9 meses.Sabe quando descobri tinha 2 nodulos ao abrir tinha 26 e 8 eram malignos .Hoje não tenho mais nada .A soberania de Deus é maravilhosa.As doenças aqui no sul são severas para quem não tem imunidade tive a gripe H1n1 ,viroses kkkkkk mas feliz a cada dia.Oro para que cada um que deixa seu depoimento possa trazer esperança aos que iniciam esta jornada.
    Hoje mais cuidadosa,mais lenta,as vezes burrinha quando as doses estão fracas mas grata pela graça de ainda estar viva e contemplando o cuidado diario de poder comprar os remedios,as comidinhas ricas em calcio.
    Deixo para todos um versiculo maravihoso que tem me sustentado nas horas dificeis.
    “Estou convencido de que aquele que começou a boa obra em vocês,vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.Filipenses 1:6

  68. vera machado on said:

    Ola!!! fiz a cirurgia da tireoide a quinze dias, correu tudo bem apesar de ainda esta sentindo uma dificuldade para engolir ,mas estou bem .A minha preoculpação é que não tirei toda a tireoide so uma parte ,estou preoculpada se a outra vai funcionar sem que presciso tomar remedios .estou aguardando o resultado da biopsia.pra ver o que vou fazer , e muito angustiante essa espera hoje fiquei um pouco deprimida muito desanimada não sei se e consequencia da cururgia ou não.Quero dizer que este site e muito bom pra poder-mos desabafar falar das coisas que estamos sentindo sem que ninguem nos critique dizendo que e frescura pois todos ja passaram pelos memo dilema.
    Muito obrigada por poder falar.

  69. ANÔNIMA

    Li seu relato, você deveria ter feito a iodo logo após a cirurgia, pois as chances do câncer voltar são muito grandes! Faça a iodo logo pelo amor de Deus, não se pode brincar com essas coisas e mesmo que tenha que pagar não espere pelo SUS é a sua vida que está em risco!

    Beijos, que eus te ilumine te abençoe em nome de Jesus amém

  70. Gente novamente, já fiz a iodo, minha tireoglobulina estava em 80 com o Thyroghen! Houve captação na região cervical onde a cirurgia não alcançou, amanhã farei um novo exame completo das dosagens de hormônio, desta vez estou com uma dose de Puran de 150, mas estou com medo pois minha doença já estava avançada, no caso meu médico disse que a captação foi na região da traqueia da parte de trás do meu corpo em dois pontos e mais dois pontos bilaterais no pescoço, então não tem como operar, felizmente houve uma captação satisfatória, tomei uma dose de 300 bem alta mesmo de iodo 131.
    E talvez tome uma outra dose daqui a seis meses! Precisei ir no oncologista, e agora faço o acompanhamento com ele e não apenas o médico que me operou.

  71. gostaria de saber se alguem pode me ajudar com uma informação: minha irmã fez a tireiodectomia total…vai ter que fazer iodo…fez a cirurgia dia 13/08…e so conseguiu consulta com o medico responsavel pelo iodo para 09 de outubro…o ido provavelmente sera 30 dias apos essa consulta….será que não tem problema a demora? pelo que eu vi..teria que fazer o iodo ja 30 dias apos a cirurgia…mas ela não conseguiu agendar antes porque nao tem vaga..ela foi diagnosticada com carcina papilifero. Obrigada…bjus a todas

  72. Ana Paula on said:

    Ola,tomei o iodo 131,agora gostaria de saber depois que sai pode ter uma vida normal,além de não ter contato com crianças e mulheres gravidas,ou tem mais algumas instru~ções,pois qd sai me falaram que eu podia ter uma vida normal,pode ou não,desde já obrigado pelas informações

  73. Jonas Mateus on said:

    Passei por todos os processos e hoje estou me estabilizando. Estou ainda com distúrbios digestivo, e com fortes dores de cabeça. Já fiz vários exames de quase todas as áreas. Nesse momento estou com um especialista “otorrinolaringologista” .

  74. Mario Seixas on said:

    Acabei de passar pela remoção, estou a apenas 2 dias mais ja sinto as mudanças acontecendo dentro de mim. No meu caso o meu medico teve que mexer na paratireoides e com isto abalou um pouco o meu nivel de cálcio.
    Agora que acabei de ler estes comentários fiquei mais calmo, pois estava sentindo um sensação horrível de formigamento e caibras nas mãos.
    Ja estou repondo a quantidade de cálcio.

  75. Leila Santos on said:

    Oi gurias. Peguei o resultado anatomopatógico. Não consegui mostrar para o médico. AJUDEM AÍ….
    Diagnóstico: Carcinoma papilar do istimo da tireóide, com invasão da cáopsula glandular.
    Bócio coloide multinodular.
    Nota; Não há evidências de neoplasia nos limites cirurgicos nos cortes examinados.

    É isso gente, se alguém souber me dizer algo, eu adoraria saber. Obrigado e fiquem com Deus. Bjão

  76. Olá, boa tarde! Outro dia escrevi que meu marido havia diagnosticado um nódulo na tireoide por meio de um ultrassom que foi considerado indeterminado na biopsia. Como ele tinha hipertireoidismo, foi realizada uma cintilografia para saber se era um nódulo hipercaptante em que o resultado foi bócio difuso, suspeita de tireoidite. O médico pediu para fazer novo ultrassom e o nódulo havia desaparecido. A médica sugeriu que um novo ultrassom seja feito daqui seis meses. Estamos aliviados, embora meu marido continue fazendo controle do TSH porque pelo prognóstico de tireoidite, agora, pode evoluir para hipotireoidismo e depois de um tempo permanecer nessa condição ou sarar. Gostaria de saber se alguém tem mais informações sobre casos como esse. O nódulo pode reaparecer? Obrigada

  77. Olá, Anônima! Primeiro gostaria de te dizer para continuar confiando em Deus, sempre. Mas vc precisa manter a calma e acreditar na medicina também, pois é por meio dela que Deus nos dá a cura.
    Qual foi o tipo do seu tumor? O meu foi o carcinoma papilifero. Eu tive nódulos em vários linfonodos cervicais, mas fiz uma ultrassom antes da cirurgia e por isso o meu cirurgião retirou todos eles juntamente com a tireoide. No seu caso, eu não sei se o procedimento mais habitual é outra cirurgia ou se a iodoterapia resolve. Quanto ao da carótida eu realmente desconheço. Sinto muito em não poder te ajudar…

    Mas tente ficar tranquila, converse melhor com seu médico. Se não se sente segura com esse, concordo que procure uma segunda opinião, sempre é bom. Eu soube de casos de pessoas que tiveram metástase para o pulmão e se curou apenas com a iodoterapia, sem novas cirurgias! Mas caso necessite, não tenha esse tipo de pensamento, sei que é difícil, mas tente! É natural se sentir assim… Como vc, a possibilidade de uma nova cirurgia me assustaria, pois a sensação de hospital e do pós não são agradáveis.

    Deus SEMPRE esteve no comando de nossas vidas, Ele não vai te desamparar agora! Quando tiver com seus resultados, nos informe. Vou esperar por noticias suas.
    Abçs!

  78. Agradeço as informações, só tenho uma dúvida. Há 10 dias fiz tirectomia parcial, sendo que o patologista estava presente no momento da cirugia psra diagnosticar se o nódulo era maligno. Acabo de descobrir que era maligno. Então pergunto: não deveria ter sido realizada a tirectomia total ja que o nódulo possui 3 cm?

  79. oi Dilma

    muito obrigada pela informação , eu estou com medo não vou megar , está nas mãos de Deus , quero muito que não de nada , boa sorte pra ti .

    bjs

  80. Oi, Jordan,
    Que bom encontrar alguém mais próximo a mim!

    Obrigada pela atenção, entrarei em contato com vc por e-mail.

  81. ANÔNIMA on said:

    Helen ou alguém que já tenha passado por problemas parecidos gostaria que me ajudasse. Não quero me identificar a sete meses fiz a retirada total da tireoide depois da descoberta do câncer, só agora fiz uma ultrassom e para minha surpresa apareceu um nódulo hipoecogenico de quatro milimitros na carotida e linfonodos habitual do lado esquerdo medindo 9 por 3 milimitros. Já fiz a punção do nódulo da carotida, pois o médico disse que esse era mais preocupante do que os linfonodos. Esse exame eu fiz antes de tomar o iodo agora em agosto. Estou esperando o resultado dessa punção. O que me deixa mais preocupada é que na pci que eu fiz após o iodo cita os linfonodos e sugere-se uma avaliação clinica através de ultrasson. O médico da ultrasson disse que ia punçar o nódulo da carotidea porque era mais preocupante. Na região da tireoide não tinha nada. Como demorei para fazer o iodo estou com medo que esses linfonodos sejam malígnos. Pra completar saí da sala do médico que me acompanho e com o qual me operei cheia de dúvidas, pois ele fez pouco caso do meu problema. Eu que disse que queria logo fazer a punção para tirar qualquer dúvida. Para completar a minha tireoglobina estava 28. Ele disse que era porque eu estava sem o hormonio para a iodoterapia por isso que talvez ela tivesse alta. Que eu voltasse daqui a dois meses. Dia 29 de agosto irei receber o resultado da punção e mostrar a um outro médico e vou pedir para passar a punção dos linfonodos. Demorei para fazer o iodo porque sempre que eu perguntava diziam que era muito caro, mas se soubesse que não era tão caro quanto penssava já tinha feito antes. Acabei fazendo particular depois de tanta espera pelo sus. Acho que o meu médico foi muito displicente em não ter pedido uma ultrasson antes. Depois que apareceu esse nódulo na carotidea e esses linfonodos meu mundo caiu, pois morro de medo de ter que passar por uma nova cirurgia e até morrer. Muitas são as palavras de conforto mais a minha esperança só está em Deus em quem deposito todos os meus medos e angustias, pois só ele pode resolver o meu problema. Peço a ele que pela sua misericordia meus nódulos sumam e eu não precise passar por nenhuma cirurgia. Que Deus abençõe a todos. Desde já agradeço pela colaboração de todos.

  82. Ki,

    Fiz tireoidectomia + esvaziamento cervical esquerdo em 2010, no final de 2011 tive q fazer este procedimento (punção com dosagem de tireoglobulina) e não deu nada graças a Deus, mas irei repetir na proxima semana pois já vai fazer um ano q fiz este exame.

    Fique tranquila e seja uma guerreira, que o Senhor Jesus te abençoe.

  83. Jordan(JPS) on said:

    Olá Helen, tudo bem?

    Também sou de Salvador-BA. Se quiser trocar informações escreve pra mim: jordanps@gmail.com

    Fiz a cirurgia em abril e a iodo em maio.

    Jesus te abençoe!

    Espero seu contato.

    Um abraço,

    Jordan

  84. oi gente boa noite

    passei pela tireoidectomia total a seis meses, agora fiz um usg e vou ter que fazer uma punção na cervical por que apareceu uma imagem hipocogenico na cervical não habitual , minha médica falou que quer que eu faça a punção com agulha fina e exame citologico e dosagem de tireoglobulina no material da agulha , alguém sabe ou já passou por algo parecido .

    grata

  85. Olá, tenho 28 anos, moro em Salvador – BA. Tive o diagnóstico confirmado em meados de junho desse ano. Eu fiz minha cirurgia no dia 26/07. Foi tudo tranquilo, Graças a Deus!
    O diagnóstico da punção foi de carcinoma papilífero, mas apesar de tudo estava até tranquila. Em momento algum me desesperei, pois quando foi diagnosticado o nódulo (em março) o médico logo conversou comigo. Quando foi confirmado câncer, ele me explicou que é um tipo mais tranquilo, que não é comum metástases a distância, de crescimento lento, que não tem quimioterapia, etc. e me encaminhou para o cirurgião. Porém, na segunda consulta com o cirurgião, quando fui levar os exames e marcar a data da cirurgia, na minha ultrassom cervical apareceram alguns linfonodos atípicos, em nível VI bilateral. Então ele falou “sua cirurgia vai ser um pouco mais complicada, porque esses linfonodos atípicos provavelmente são metástase e vai precisar fazer também um esvaziamento cervical” Daí eu fiquei muda, me deu vontade de chorar… a partir desse dia eu comecei a temer a cirurgia e o resultado dela. Ele me explicou todas as possíveis complicações, tudo certinho. Meu médico é excelente, foi muito bem recomendado, mas mesmo assim a ideia de morrer me assombrou até o momento que eu entrei no centro cirúrgico. Quando acordei da anestesia, me senti aliviada.
    Bom, deu tudo certo. O médico disse que ficou bastante satisfeito, que conseguiu retirar tudo. Foram retirados a tireoide (teroidectomia total), uma paratireoide e 18 linfonodos cervicais nível VI (bilateral).
    O único problema foi que o meu tumor não era encapsulado, então ele estava muito aderido ao meu nervo recorrente direito (responsável pela voz), então ele teve que fazer uma espécie de “raspagem” no nervo, e minha voz esta um pouco prejudicada, meio rouca e baixa. Fiquei uns cinco dias quase muda, para poupar minha voz. Minhas paratireoides estão funcionando pouco ainda, por isso estou repondo cálcio com medicamento e dieta rica em cálcio. Mas o importante é que elas estão funcionando, isso é temporário! Quanto a minha voz, ele também esta satisfeito, pois ele pensou que estaria bem pior. Apesar de ter lesado o nervo, tem tratamento com fonoaudiologia.
    Fiz minha cirurgia numa quinta pela manhã e tive alta no sábado, no início da tarde. Tive que colocar um dreno, que incomodava um pouco. Minha dieta no hospital foi apenas de líquidos. No pós, o meu maior incômodo era conseguir me posicionar na cama, pois não podia me virar e minha coluna doía (parecia que não ia passar nunca, mas passa e passou bem mais rápido do que imaginava!). Confesso que até senti falta da cama do hospital, pois ela eu conseguia ajustar! Mas só da cama, porque era muito frio, aquele soro e aquele dreno me deixavam louca…. sem contar as enfermeiras que toda hora iam tirar minha pressão, minha temperatura, minha glicemia, sangue para medir meu cálcio e dar remédios… meu momento feliz era quando meu cirurgião ia falar comigo, me passava muita tranquilidade, uma paz. Para mim, a figura dele era quase de um anjo. Minha mãe também me acompanhou o tempo todo no hospital e em casa, às vezes me sentia até sufocada de tanta atenção e zelo da parte dela! A minha família me apoiou todo o tempo.
    Uma coisa importante de falar para vocês é que nas primeiras 24h eu fiquei na semi-intensiva, mas foi por opção do meu médico, ele já havia me falado antes da cirurgia, que ele preferia, por achar mais seguro. Estou falando isso porque alguém pode se assustar, caso o médico também tenha essa preferência, não é nenhum bicho-papão não!
    Coisa chata era o banho. Passei uma semana tomando banho de gato, pois não podia molhar o curativo! Quando finalmente pude tomar um banho normal, a sensação foi de alma lavada! Minha cicatrização está boa, estou usando apenas a fita micropore (por 20 dias, após a retirada do curativo). Ainda tenho um pouco de tosse e às vezes a sensação de que tem uma bolhinha de gás na minha garganta, mas nada preocupante, é até bem tolerável. O médico explicou que, no meu caso, foi por que ele mexeu demais na região do pescoço, durante o esvaziamento cervical.
    Hoje, após 24 dias de operada, digo que estou muito bem. Meu cirurgião já me encaminhou para medicina nuclear, estou tomado triiodotrionina (T3) e no inicio de setembro vou refazer alguns exames mais rotineiros e fazer a PCI. Mas com fé em Deus vai dar tudo certo! Meu cirurgião já me adiantou que vou sim, fazer a iodoterapia, devido ao meu histórico.
    Bom, sei que meu relato foi bem longo, mas quis ser o mais detalhista possível, já que antes da minha cirurgia eu buscava isso! Senti falta também de relatos e referências aqui na região onde moro (Salvador/BA), sorte minha que o médico que diagnosticou, me indicou quatro bons cirurgiões. E, especialmente, o que fez a minha cirurgia é excelente, extremamente atencioso, experiente e muito seguro. Ele disse que vai continuar acompanhando meu caso, debatendo com os médicos da medicina nuclear.
    Boa sorte a todos! Confiem em Deus que tudo dará certo. Tentem manter a tranquilidade, que tudo isso é passageiro!
    Bjos!

  86. Jailson!
    O meu caso foi parecido com o seu. Apareceu intensa concentração do iodo radioativo na topografia da tireoide ( lobo direito ), após PCI, realizada um mês e meio depois da cirurgia (tireoidectomia total). O meu médico aconselhou aguardar seis meses e, agora, estou me preparando para nova PCI. Caso este remanescente de tireoide não tenha desaparecido, provavelmente, o próximo passo será a Iodoterapia. Não fique preocupado, de qualquer forma, tem tratamento. Fique com Deus!
    Nana

  87. Boa noite ,

    Fis a tereodectomia total a 2 meses, fiz a dieta de 30 dias , peguei o resultado do exame(pci de corpo inteiro) e a conclusao foi de tecido tiroidiano concentrado na regiao cervical anterior , alguem sabe ou passou pelo mesmo caso que o meu ?

  88. Leila Santos on said:

    Bom dia meninas. Minha cirurgia ocorreu ontem, dia 10.08- as 10.20 e foi atá as 11.30, retirada total de tireóide, mas fiquei com as paratireóides. Comí no hospital e o paladar está normal. Só sinto um desconforto quando engulo. Estou com dreno e ficarei até terça, quando tirarei o curativo. Esqueci de perguntar quantos pontos levei, mas dá pra notar que o corte é pequeno. Estou muito feliz que deu tudo certo. Sei que a luta continua, mas feliz por passar por essa etapa. Gurias, muito obrigado pelas orações e pela força que me deram. As orações e pensamentos positivos para todas continuaram. Mandarei notícias, assim que tiver novidades. Beijo no coração de todos

  89. Denise…eu queria saber..eu nao sei se tem muito a ver…mas eu tive o cancer na tireoide e passei por todos esses passos e graças a Deus com sucesso…eu fiz a iodo terapia dia 12 de julho..e agora depois de quase dois meses eu to sentindo uma queda de cabelo …um tanto quanto excessiva…aparentemente sem motivo nenhum! Tem uma mes isso já e só piora…eu nao sei o que fazer!

  90. Gostaria de saber se alguém que fez a radioiodo terapia teve uma alteração no hemograma.
    Se fizeram hemogramas depois de fazer a Iodo e se houve queda de plaquetas ou leucócitos.
    Grata,
    NANDAH

  91. Denise, a minha PCI deu a mesma coisa que a sua! Eu fiz uma ultra do pescoço para saber se esta captação eram linfonodos ou restinhos da tireóide, no meu caso eram restinhos que têm grandes chances de serem eliminados pela iodo! Assim eu creio e espero!
    Não é incomum dá captação na primeira PCI pós cirurgia e iodo! Seu médico vai te acompanhar nos próximos 6 meses ou 1 ano para ver como estão as suas taxas, dps vc fará uma nova PCI para ver se estas captações sumiram! Estas captações indicam células da tireóide ainda presentes, a iodo vem para eliminar com elas!! Fique calma e converse com seu médico, ok?
    Beijinhos!
    Estamos por aqui!!!

  92. Jordan(JPS) on said:

    Olá Denise!

    Seu médico, quando ver o laudo, poderá te informar de forma mais clara. Mas captação de iodo nessa região pode ocorrer sim. É um pouco de tecido tireoidiano, remanescente da abordagem cirúrgica. Por mais q o cirurgião seja bom, fica um resquiciozinho de tecido. Isso por conta do processo de formação da tireóide quando nascemos. Por isso q se faz a iodoterapia para “queimar” esse remanescente e até mesmo pequenas metástaes. Essa dosagem q vc tomou de iodo ainda vai ficar agindo em seu corpo por mais ou menos 6 meses.

    Não sou médico, mas pelo meu caso, e pelo q andei lendo é mais ou menos isso aí.

    Seu médico irá te esclarecer tudo direitinho.

    Jesus te abençoe!

    Um abraço,

    Jordan

  93. Claudia Andrade on said:

    Oi Stella!
    Após a minha Iodoterapia no final do ano passado, meu Tg deu 4. Este ano deu indetectável 2x! Não precisa deixar de tomar seu hormônio. Só fiz recentemente sem hormônio por causa da segunda pci. Boa sorte!

  94. Operei a tireoide duas vezes a 1ª retirei parte e quando veio a biopsia era papilifero operei a segunda retirei tudo e fiz iodo dia 05/07 – 150 mCi fiz a PCI pos dose e evidenciam duas areas de captação do radioiodeto em topografia da regiao cervical anterior. Alguem sabe o que é isso?

  95. Jordan(JPS) on said:

    Oi Stella!

    Deixa ver se eu consigo te explicar… Quando eu fiz minha cirurgia, depois de 10 dias foi verificada a tireoglobulina, além de outras coisas. Eu tb fiquei um pouco preocupado, pois ela deu 12,5. Eu não sabia quanto era antes da cirurgia. Só sei q depois da cirurgia teria q ser próxima de zero. Conversei com meu endocrinologista, e ele disse q, com a cirurgia, corte e tal, a tireoglobulina se “espalha”, “derrama” na corrente sanguinea. Um mês e sete dias depois da cirurgia, antes de fazer a iodoterapia, a tireoglobulina foi verificada novamente, e graças a Deus o valor foi de 0,48.

    Para verificar a tireoglobulina não precisa suspender o hormônio. Ele não tem nada a ver com a tireoglonulina. A tireoglobulina só é produzida por tecido tereoidiano. Por mais q o cirurgião seja bom, fica um remanescentizinho de tecido(até mesmo por conta do processo de formação da tireóide quando nascemos), pois o cirurgião vai até aonde pode, para não comprometer outras áreas. Então esse remanescentinzho é “queimado” na iodoterapia.

    Fica tranquila. Sua tireoglobulina vai baixar. E depois q vc fizer a iodoterapia, todo remanescente será destruído.

    Se quiser conversar mais, fique à vontade. Meu e-mail é: jordanps@gmail.com

    Jesus te abençoe!

    Um abraço,

    Jordan

  96. Olá, Stella!

    Eu sei como está se sentindo, pois tb fiquei mt confusa em relação a esses assuntos!
    Eu tb comecei a tomar o Puran no dia seguinte à cirurgia. No meu caso isso aconteceu pq o meu plano de saúde forneceria o Thyrogen que é um medicamento que tomamos antes da iodo e que faz o nosso TSH se elevar sem que seja preciso entrar em hipotireoidismo. Quando ficamos sem tomar o hormônio é para que o TSH vá aumentando naturalmente, mas quando conseguimos o Thyrogen ele faz isso em dois/três dias, entendeu?
    A sua TG nada tem a ver com estar ou não estar tomando o Puran, portanto não se preocupe se vc fez o exame de sangue tomando o Puran! A tireoglobulina indica a presença de células da tireóide no nosso corpo! Na cirurgia, o cirurgião tira quase tudo, mas podem ficar pequenos restos da tireóide! Vc provavelmente fez esvaziamento cervical, né? Então é normal que sua TG ainda não esteja zerada! Está em quanto? A iodoterapia é para matar o que sobrou, portanto é preciso esperar um pouco, pois a tendência é que sua TG abaixe. Lembre-se que vc mediu 15 dias após a cirurgia e nem fez a iodo ainda, ou seja, está bem recente!! Fique calma, ok?
    A minha TG no dia que saí da iodo estava em 2,52 e eu ainda estou esperando ela zerar! Minha médica disse que o iodoradioativo fica agindo no nosso corpo de 6 meses a 1 ano, após a ingestão! Eu estou nessa expectativa tb!
    Vc é da onde? Eu mudei de médica semana passada, pois tinha a sensação de que tudo com a minha antiga médica era muito corrido, ela não tinha um canal muito aberto comigo e, portanto, não conseguia tirar minhas dúvidas!
    Converse sempre com seu médico, é muito importante!!
    Beijos

  97. Luciana, vc está precisando tomar um suplemento de calcio, tente um retorno com seu medico o mais rapido possivel (endocrino/cirurgião) por que isso pode se agravar e vc precisar ser internada.

    Stella,
    O hormonio deve ser ingerido diariamente, inclusive nos dias em q vc for dosar a tireoglobulina.
    O desejado é uma tireoglobulina esteja bem proximo de zero, mas não se preocupe pq vc ainda ai tomar o iodo q vai destruir o restante das celulas da tireoide, com relação a sua voz ela vai melhorar.

    Boa sorte!!

  98. Gente

    Eu fiz tireoidectomia completa há pouco mais 15 dias mais ou menos, medi minha Tg depois de 15 dias porque a médica havia mandado a guia e o laboratório fez, mas deu um nível dentro da normalidade. Não teria que ser próximo a zero? Mesmo que eu esteja tomando o LT4, ou tenho que suspender o T4 para fazer esse exame da tireoglobulina? Estava com uma dose de 100 quando fiz o exame e ingeri antes de ir para o laboratório, será que foi isso? Estou confusa ninguém me explica nada, médicos cada vez mais ocupados e estou cheia de medo. Minha PAAF havia acusado positivo para carcinoma papilífero com metástase cervical, ele (o médico) disse que tirou tudo … minha voz está como a de uma criança ainda, mesmo que mais forte do que no dia após a cirurgia.
    Alguém pode me ajudar nesse sentido? A Tg tem que ser medida sem o hormônio e quanto tempo depois da tireoidectomia??? Não sei porque o médico me passou o hormônio já quando saí do hospital, ele disse que não me deixaria sem! Mas quando começar a dieta a endocrinologista tirará o Puran T4. Me ajudem?

  99. Jordan(JPS) on said:

    Olá Luciana!

    Como vc já fez a cirurgia, está tomando o Puran, e a cirurgia é recente, talvez vc esteja precisando de ajustes na dose do seu hormônio. Pois pra vc tá sentindo alguns sintomas do hipotireoidismo(cansaço, fadiga, sono, frio, prisão de ventre, dores musculares, raciocínio lento etc etc etc). Provavelmente na próxima consulta seu médico irá pedir exames de sangue pra verificar e fazer os devidos ajustes.

    A questão do formigamento… talvez q esteja com hipocalcemia, q é a baixa de cálcio no sangue, q às vezes acontece com quem faz essa cirurgia. É bom vc fazer uma dieta rica em cálcio(leite, queijo, iogurte, sucos com couve etc).

    Jesus te abençoe!

    Qq coisa, estamos aqui!

    Um abraço,

    Jordan

  100. LUCIANA on said:

    OLÁ PESSOAL BOA NOITE…
    SOU LUCIANA MORO EM MINAS GERAIS,TENHO 27 ANS,,E GOSTARIA Q ALGUÉM MIM RESPONDESSE POR FAVOR.EU FIZ A CIRURGIA TÉM 2 MESES E POUCO,GANHEI A CIRURGIA ELA É MUITO CARA E NÃO TENHO COMDIÇÕES.BOJM ESTOU COMEÇANDO Á TRATAR COM A INDOCNOLOGISTA AGORA E TUDO PELO SUS É DEMORADO E NÃO TENHO CONDIÇÕES PARA PAGAR EXAMIS NEM MEDICAMENTO,O ÚNICO MEDICAMENTO Q ESTOU TOMANDO E O PURAN;;PQ OS OUTROS ESTOU TENTANDO PELO SUS..O Q EU GOSTARIA DE SABER É SE O MAL Q ESTOU CENTINDO É NORMAL MINHA PROXIMA CONSULTA VAI DEMORAR ENTÃO POR FAVOR ALGUEM MIM RESPONDE.SE OS SINTOMAS Q SINTO SÃO NORMAIS,MUITO FORMIGAMENTO,SONO DE MAIS,A MENSTRUAÇÃO NÃO ESTÁ NORMAL NO SEGUNDO DIA VEM MUITO MÁS A COR É ROSADO PARECI MEI Q UMA ÁGUA COM UM POUCO DE TINTA.O CORPO PESADO,FALTA D PACIENCI.;FALTA DE APETITE SEXUAL.,O Q MIM FAZ VICER AÉ A MINHA FILHA DE 3 ANINHOS.

    POR FAVOR MIM MANDA ALGUMA RESPOSTA QUEM ESTIVER LIDO… JÁ EM AGRADECIMENTO .

  101. Valquiria on said:

    Olá pessoal, depois de 12 anos de diagnóstico e nenhuma metástase minha médica resolveu pedir uma nova PCI. Alguém poderia me passar a dieta sem iodo pra eu já ir me preparando ? Ah referente ao TSH RECOMBINANTE, apenas para vcs saberem, hoje, todos os planos de saúde aceitam usar o Tyrogen, consultem a ANS (agência Nacional de Saúde) e procurem no rol de procedimentos: teste de estímulo com tsh recombinante.
    Beijos

  102. Elisete on said:

    Olá pessoal,
    Fui diagnosticada com câncer de tireóide (carcinoma papilífero) fiz a tireoidectomia em 31/05, estou me preparando para iodoterapia, já estou há 25 dias sem hormônio e, confesso, estava muito apreensiva com os depoimentos de pessoas na net e de colegas que passaram pelo mesmo, mas estou me sentindo bem. O mais chato é a dieta, ver as pessoas comendo de tudo e eu restrita a não pode isso, não pode aquilo. Acho que tive sorte e achei bons médicos, meu cirurgião me orientou bastante, tirou todas as minhas dúvidas, conversei bastante com uma amiga que passou pelo mesmo. Depois dos 15 dias de afastamento da cirurgia voltei a trabalhar normalmente, bem quando começou o preparo para PCI com a suspensão do hormônio. Sinto dores nas pernas, cansaço, mas sigo em frente, descanso um pouco e continuo, não posso parar totalmente porque tem pessoas que dependem de mim para algumas coisas. Sei que não sou insubstituível, mas enquanto tiver forças vou continuar e não vou deixar nenhuma doença me abater. Não vejo a hora de ficar logo radioativa porque sei que, quando tomar o iodo 131, significa que uma parte do problema já acabou, aí é só me preparar para a próxima fase.

  103. Joana, fica tranquila, eu operei menstruada e não tive nenhum problema em função disso! Na época, tb liguei para o meu médico e ele disse que não havia problema! Fica tranquila que dará tudo certo, vai confiante!
    Beijos

  104. Richard, não tenho respostas para suas perguntas …… mas vou postar um comentario.
    Não há estudos recentes sobre o cancer de tireoide, os medicos determinam o tratamento para seus pacientes baseados em estudos antigos.
    Quando o conjunto cirurgia + iodoterapia + levotiroxina dão certo, ótimoooo, mas quando acontece uma excessão, uma variante da doença, eles realmente não sabem o que fazer, é lamentável ….. eu sei o que vc está passando.
    Só Deus pode nos curar.

  105. richard giesen on said:

    BOM DIA
    GOSTARIA DE SABER DE ALGUEM COMO FAÇO PARA TER UM DIA FELIZ DE NOVO , DEPOIS QUE RETIREI MINHA TIREOIDE SO SOFRO , ISSO FAZ TRES ANOS MAIS OU MENOS,MEU TSH FICA NORMAL T4 NORMAL , TODOS O S EXAMES NORMAIS , NAO SEI MAIS O QUE FAZER E NEM QUEM PROCURAR , NAO ACHO UM MEDICO COMPETENTE PARA CUIDAR DO MEU CASO , SO ENCONTRO MEDICOS ROBOS . DOSAGEM TAL TOMAR TANTO MCG QUE DEPOIS DE UM TEMPO VC VAI FICAR BOM .
    JA FIZ ISSO 100000000000000000000000 DE VEZES E NADA ATEA AGORA SO SOFRIMENTO , E DOR .
    AI ME PERGUNTAM ; O QUE VC SENTE ? TUDO O QUE NAO DEVIA SENTIR POR ESTAR TOMANDO A MEDICAÇAO , JA TO DE SACO CHEIO …
    SE ALGUEM DA ONDE FOR , TIVER CORAGEM DE ACHAR UMA SOLUÇAO ME LIGA , PODE SER ATE A COBRAR .
    RICHARD GIESEN
    38 ANOS , 2 FILHOS E UMA DOENÇA QUE ESTA ME CONSUMINDO
    27 99522062
    30753156
    O QUE MAIS ME REVOLTA É.
    ISSO É PROBLEMA PISICOLOGICO , DESCULPA E FALTA DE COMPETENCIA

  106. Joana Cristina on said:

    Oi gente! Minha cirurgia (tireioidectomia total) está marcada pra a outra semana dia 12/07 e estou preocupada, pois devo está menstruada, será que posso tomar anestesia geral? Por favor me ajudem, pois tentei falar com meu médico e não consigo, provavelmente só o verei no dia da cirurgia. Fico no aguardo, bjos

  107. luciana on said:

    BOA NOITE!
    ESTOU AQUI COMO VCS,FIZ A CIRURGIA EM 5 DE OUTUBRO DE 2011,EM DEZEMBRO A PCI E GRAÇAS A DEUS ESTA TUDO INDO BEM,AGORA VOU FAZER A 2 VARREDURA E TENHO FÉ QUE TUDO JA DEU CERTO…ESTOU NO REGIME,MAS ATÉ HOJE MINHAS DOSES DE HORMONIOS NÃO ESTÃO LEGAIS,JA MUDEI UMAS 5 VEZES..VAMOS VER O QUE VAI DAR.O IMPORTANTE É FÉ SEMPRE

  108. Oi, Jordan! São esses exames mesmo! Na verdade o T4 e o TSH vou refazer daqui a um mês porque estava tomando Puran 100, mas estava sentindo meu coração muito acelerado, meu corpo chegava a pulsar significativamente na região do tórax e minhas mãos tremiam. Sendo assim, ela abaixou para o de 88mg no dia 06 de junho, tenho 1,58 e 54 kg, apesar de 100mg ser uma dosagem baixa, estava com sintomas de hiper, mas ela precisa acompanhar de perto, pois para quem tirou a tireoide toda essa dosagem é baixa, por isso vou refazer daqui a um mês para saber como estão as taxas. Eu to sofrendo com vários sintomas, me sinto, às vezes, fora do ar, mt indisposta, desatenta demais!! Realmente, quando temos a tireóide não fazemos noção do quanto ela é importante, mas quando a tiramos percebemos como o nosso corpo fica descompensado!!!
    Mas….voltando aos exames, a Tg e a anti-tg só em agosto mesmo, espero que estejam mais baixas!
    Não sei se vc leu em um outro tópico, mas fiz biópsia da mama e pegarei o resultado no dia 21/06, isso tá me fazendo parar de pensar um pouco na tireóide pq CA de mama é outra história, né?? Mas Deus tá no controle!!
    Abraços

  109. Leila Santos on said:

    Oi gurias. Alguém já ouviu falar em AVELOZ, dizem que é maravilhoso para nosso “probleminha”. Alguém sabe de alguem que usou esta planta??? Onde encontrar? Obrigado

  110. Jordan(JPS) on said:

    Olá Renata e demais amigos radioativos.

    Como havia dito em outro comentário, minha tireoglobulina após o iodo foi de 0,50, o anti-tireoglobulina indetectável, e o TSH(após thyrogen) 216.

    Fiz a PCI, já peguei o resultado, e no laudo não fala nada de percentual de captação. Fala apenas de uma área iodocaptante no local da cirurgia(no centro do pescoço com um leve desvio para a esquerda). E na conclusão diz q existe tecido tireoidiano funcionante remanescente da abordagem cirúrgica, ou seja, aquela sobrinha q fica por conta do processo de formação da tireóide quando nascemos. Já havia feito US cervical q não encontrou nada graças a Deus. Creio q esse remanescente será totalmente eliminado com a ação do iodo.

    Estava tomando Shyntroid de 125, o médico nuclear pediu para aumentar para 175, e depois de 5 dias aumentar para 200(Como ficamos sem a glândula, esse dosagem é feita de forma estimada e acordo com o nosso peso. 1,98m de altura e 98kg de peso, haja hormônio. rsrsrsrs). Creio q seja para baixar logo o TSH. Pediu para daqui a 70 dias fazer os exames de T3, T4, T4 livre, TSH, Tireoglobulina com índice de recuperação e Anti-Tireoglobulina, e retornar. Renata, são esses os exames q vc irá repetir daqui a 3 meses?

    Amanhã(quinta) iriei ao endocrinologista levar os resultados(US, rx tórax, exames de sangue, PCI), pois ele me acompanha desde o início. E depois de amanhã(sexta) irei ao cirurgião levar os mesmos resultados e bater um papo.

    É isso pessoal!

    Se além daqui do blog, quiserem conversar, tirar algumas dúvidas(não sou médico, e tô longe disso, mas estudei bastante sobre o assunto. Li vários artigos científicos, monografia, textos, tiras, quadrinhos… rsrsrs – esses últimos foi brincadeira), segue meu e-mail pessoal: jordanps@gmail.com

    E pra não perder o costume, segue mais uma mensagem para refletirmos. :-)

    A beleza dos dias comuns

    No final do dia, o marido se dirige à esposa e diz: “Hoje foi um daqueles terríveis dias comuns”.
    Acho muito interessante como temos uma visão errada sobre os “dias comuns”.

    Dias comuns são aqueles dias em que tudo foi exatamente como sempre havia sido antes. Normalmente eles são reconhecidos como tediosos e maçantes.
    Prefiro observar os “dias comuns” de forma diferente (até porque a maior parte dos nossos dias são “comuns”, se eles forem chatos, a nossa vida tende a ser uma chatice só!).

    Para mim, os “dias comuns” têm grande valor. Quer ver?
    * nos dias comuns eu não estou doente nem estou com dor (quando tenho alguma dor, o dia não é um dia comum).
    * nos dias comuns ninguém que eu amo faleceu ou está muito doente (quando alguém que eu amo está sofrendo, os dias não são comuns).
    * nos dias comuns não perco o meu emprego.
    * nos dias comuns a minha vida não está envolvida em nenhum escândalo ou catástrofe.
    * nos dias comuns as pessoas que eu amo também me amam e não estão “de mal” comigo.
    * nos dias comuns eu não passo fome e nem frio.
    * nos dias comuns eu não participo das guerras e nem vejo a morte bem perto de mim.
    * nos dias comuns o sol não provocou uma seca e nem a chuva provocou uma enchente.
    * nos dias comuns não sou assaltado nem seqüestrado.
    * nos dias comuns os amigos não me traem.
    * nos dias comuns estou em paz.

    Viu? Dias comuns podem se tornar tediosos, mas dias “especiais” (não comuns), podem ser muito difíceis e sofridos. Por isso, prefiro os dias comuns e escolho valorizá-los.

    Há alguns dias atrás tive um problema de saúde. Passei mal e tive dor. Nesse momento, fiquei lembrando do dia anterior… um “dia comum”.

    No ordinário dos “dias comuns” eu vejo a mão de Deus. Por isso, sou grato pela beleza dos “dias comuns”.

    Jesus os abençoe! E não esquecam, Ele os ama!

    Um grande abraço,

    Jordan

  111. Boa Noite!

    muitoooo, muitoooo, obrigada Dilma Deus abençoe bjs

  112. Temp,

    Nódulo hipoecóico, também conhecidos como hipoecóides ou hipoecogênicos são nódulos que aparecem na ultra-sonografia e não é possível, por alguma razão técnica, discriminar se é sólido ou cístico (cheio de líquido) e normalmente são benignos ou provavelmente benignos. São muito comuns.
    Pacientes com historico de cancer de tireoide, devem fazer acompanhamento periodico destes nodulos para analisar o seu comportamento e sua evolução.
    Espero ter ajudado.

  113. Oi, Jordan! rs
    Repetirei em agosto, ou seja, 3 meses depois da iodo! Vamos ver quais serão os resultados, segundo a endócrino e o cirurgião as chances de baixar são grandes, na cintilografia que eu fiz da tireóide antes da iodo, deu uma captação de 0,7%, ou seja, pouco remanescente tireoidiano e a iodo é justamente para matar o que sobrou né? Vamos esperar com fé e força sempre!!
    Abraços

  114. Lilian on said:

    Joana Rodrigues e demais amigos que precisem de uma boa recomendação para fazer PAAF em SP:
    Clinica Camargo & Tomimori (Rua Prof Artur Ramos, 241, cj 63, tel 11-3097-9854, email tireoide@uol.com.br) Esta clínica foi indicada pelo meu endócrino como a “última palavra” pré-cirúrgica e um dos melhores lugares do país.
    Joana: eu fiz uma PAAF na minha cidade que deu o mesmo resultado do seu exame (significado indeterminado), fiz a 2a PAAF em SP (no endereço acima) que confirmou o resultado anterior. Como todo o cenário era de nódulo benigno, fiz a tiroidectomia parcial, com exame de congelação negativo. Um mês depois a biopsia deu carcinoma folicular então eu sugiro muita cautela na tiroidectomia parcial (se fosse eu, faria total já na 1a vez)! Passados 50 dias fiz nova cirurgia e agora estou me preparando para a PCI na semana que vem.
    Se precisar de mais alguma dica, conte comigo e espero que com vc tudo seja diferente, mas posso garantir que estou fisica e psicologicamente muito bem (muito, mas muito melhor do que eu imaginava estar, graças a Deus)!!!
    Abcs!

  115. JPS - Jordan on said:

    Até então estava usando as iniciais do meu nome, mas gostaria de me identificar. Chamo-me Jordan(pronuncia-se Jordã, e não Jórdan, como o do jogador de basquete. rsrsrs)

    É isso aí Renata!
    Parece sim, q compartilhamos da mesma fé. E tenho total convicção q a presença desse Deus tem feito toda a diferença na minha vida e na forma de encarar essa luta.
    Vc já sabe quando vai repetir os exames?

    Gostaria de passar mais uma reflexão para vc e todos aqui…

    O texto abaixo se encontra na Bíblia no livro de Marcos, capítulo 4, versículos de 35 a 39. Creio q muitos conhecem.

    35 – Naquele dia, quando já era tarde, disse-lhes(Jesus): Passemos para o outro lado.
    36 – E eles(Jesus e os discípulos), deixando a multidão, o levaram consigo, assim como estava, no barco; e havia com ele também outros barcos.
    37 – E se levantou grande tempestade de vento, e as ondas batiam dentro do barco, de modo que já se enchia.
    38 – Ele(Jesus), porém, estava na popa dormindo sobre a almofada; e despertaram-no, e lhe perguntaram: Mestre, não se te dá que pereçamos?
    39 – E ele, levantando-se, repreendeu o vento, e disse ao mar: Cala-te, aquieta-te. E cessou o vento, e fez-se grande bonança.

    O q eu aprendo nesse texto é q da mesma forma acontece conosco… Estamos vivendo nossas vidas, fazendo nossas atividades, acordamos, saimos pra trabalhar, nos despedimos dos nossos familiares, voltamos ao final do dia etc, e de repente nos vem uma tempestade, ondas fortes começam a bater no barco das nossas vidas. A diferença é como e com quem iremos enfrentar essa tempestade. Assim como aqueles discípulos, devemos ter Jesus no barco de nossas vidas.

    Uma dessas tempestades se levantou contra as nossas vidas. Mas estou em paz pq já “acordei” Jesus. Graças a Deus tenho Ele no barco da minha vida.

    Q vcs possam colocar Jesus no barco da vida de vcs.

    Abraços,

    Jordan

  116. Célia Simões on said:

    Boa tarde… amei encontrar este site, pois dia 26-05-2012 fiz minha cirurgia de retirada total da tireoide, na biopsia deu carcinoma papilar com sinais de permeação endolinfatica… fiquei confusa? sei que terei que fazer radioiodoterapia e também PCI, esta espera está sendo sofrida, porque em janeiro de 2011 retirei um macroadenoma tireotrofico localizado na hipofise e a minha tireoglobulina estava em 20. Será que tem alguma relação com este cancer?
    Abraços e parabéns pelo trabalho.

  117. Leiliane on said:

    JPS
    Muito linda essa receita adorei…
    bjsss
    fica com deus!!!

  118. Renata on said:

    Obrigada, JPS!
    Acho que compartilhamos da mesma fé e, eu posso afirmar que é esta fé que tem me sustentado até aqui “Busquei ao Senhor e ele me respondeu, livrou-me de todos os meus temores.” Sl 34.4
    Fui na médica hoje e ela disse que está tudo dentro do esperado que era para eu ficar tranquila, pois o iodo ainda está agindo em mim e a tireoglobulina vai baixar!! Estou confiante e orando a Deus para que isso se confirme!!
    Muito legal o texto do bolo!! De fato “O que eu faço, não entendes tu agora, mas entenderás depois.” Jo 13. 7
    Beijos

  119. Prezadas Renata e Dilma,
    Obrigado pelos parabéns!!!
    Fiz a PCI sábado passado. Dia 11/06 pego o resultado e juntamente com os exames de sangue já vou para a consulta na medicina nuclear. Creio q já estou curado em nome de Jesus!

    Renata,
    Não desanime não. Pelo q andei lendo, o iodo radioativo continua agindo no corpo por um determinando tempo. Vamos crer q no seu próximo exame sua Tg já estará no valor desejado, próximo de zero. Ânimo, viu???

    Gostaria de compartilhar uma mensagem com todos vcs…

    UM PEDAÇO DE BOLO

    Às vezes nos perguntamos: “O que eu fiz pra merecer isso?”, ou “Por que Deus tinha que fazer isso justo comigo?”. Aqui vai uma belíssima explicação.

    A filha dizia a sua Mãe como tudo ia errado. Ela não se saiu bem na prova de Matemática, o namorado resolveu terminar com ela e a sua melhor amiga estava de mudança para outra cidade.(Coisas pequenas aos nossos olhos, mas Deus sabe o q cada um suporta.)

    Enquanto isso, sua Mãe preparava um bolo e perguntou se a filha gostaria de um pedaço, e ela disse:

    – É claro mãe, eu adoro os seus bolos.

    – Toma, um pouco de óleo de cozinha.

    – Credo!

    – Que tal então comer uns ovos crus?

    – Que nojo, Mãe!

    – Quer então um pouquinho de farinha de trigo ou bicarbonato de sódio?

    – Mãe, isso não presta! A Mãe então respondeu:

    – É verdade, todas essas coisas parecem ruins sozinhas, mas quando as colocamos juntas, na medida certa, elas fazem um bolo delicioso! Deus trabalha do mesmo jeito. Às vezes a gente se pergunta por que Ele quis que nós passássemos por momentos difíceis, mas Deus sabe que quando Ele põe todas essas coisas na ordem exata, elas sempre nos farão bem. A gente só precisa confiar nEle e todas essas coisas ruins se tornarão algo fantástico!

    Deus é louco por você. Ele te manda flores em todas as primaveras e o nascer o Sol todas as manhãs. Sempre que você quiser conversar, Ele vai te ouvir.

    Ele pode viver em qualquer lugar do universo, e Ele escolheu o seu coração.

    “Descansa no SENHOR e espera nele…” Salmos 37:7

    Jesus os abençoe!

    Abraço a todos,

    JPS

  120. oi gente boa noite

    Graças a Deus estou bem já fiz minha cirurgia tirei toda a tireoide devido a um cancer , fiz pci tranquilo , fiz os exames de sangue tbém , mais fiz um usg do pescoço e deu hipoecogenicos em varias cadeias não sei o que quer dizer e se tenho médico dia 23 de julho se alguém puder me ajudar .

    grata

  121. JPS,

    Seus resultados estão ótimos, fique tranquilo(a).
    Vc só deveria se preocupar, um pouco, se a sua tireoglobulina estivesse alta, mas ela está bem proxima de zero.
    Parabéns!!!

  122. JPS, pelo que eu entendo e venho pesquisando o seu resultado de tireoglobulina está muito bom, é por aí que tem que ficar até o resto da vida, pois a tireoglobulina indica a presença de células da tireóide no corpo. Para quem fez a tireoidectomia total, as taxas devem estar próximas de zero mesmo! Parabéns!
    A minha, infelizmente, ainda está alta, fiz exame de sangue assim que saí da iodo e deu 2,52, daqui a algum tempo vou fazer novamente para ver se elas abaixaram. Caso não abaixem, precisarei fazer tudo de novo! Aff!!
    Fé e força sempre!
    Beijos

  123. Boa noite pessoal!
    Amanhã vou fazer minha PCI pós iodo.
    Fiz exames de sangue antes da iodo, no mesmo dia q me internei, 37 dias após a cirurgia. Já peguei esse resultado. A Tg deu 0,49.

    Repeti o exame no dia seguinte q saí do hopital, pós dose, e a Tg deu 0,50.

    Sendo q a primeira requisição do exame foi “tireoglobulina” e a segunda foi “tireoglobulina com indice de recuperação”.

    Tomei injeções de Thyrogen. O TSH tb foi verificado antes e depois. O primeiro deu 291, e o segundo 216.

    Como falei, amanhã farei a famosa PCI.

    Natália, e demais q já estão fazendo acompanhamento há algum tempo, poderiam comentar o meu caso, esses números etc?

    Grato!

    Abraço a todos,

    JPS

  124. Gisleny on said:

    Bom primeiramente,gostaria de parabenizar ah todos os que escreveram e que contaram um pouco da sua historia..Bom espero que alguém me ajudem estou muito triste,e com muito medo,pq minha mãe já fez a cirurgia da tiroide em novembro deu resultado de C.A Papilifero,e que ela teria que tomar o IODO,até ai todos muitos triste porém confiantes ela fez dia 8/03/2012 já fizeram 3 meses,voltamos ao Endro e a medica pediu um exame de sangue para controlar,mais mesmo assim o tiroglobulina ainda deu alto,e ficamos agora com muito medo pq talvéz minha mãe terá que fazer novamente uma nova IODO,mais alguém pode me dizer pq será que a primeira IODO não deu certo? E se alguém ja passou ou sabe de alguem que tenha passado por isso tbm? Por favor peço que vcs me ajudem,estou muito triste,mais confio em Deus.. Desde de já Obrigada aguardo alguma respostas.Bjus

  125. Joana,

    Isso quer dizer q vc vai ter q fazer uma nova punção pois seu resultado foi indeterminado.
    Antes de escolher onde fazer esta punção, faça uma pesquisa para descobrir em seu estado o melhor citopatologista para evitar enganos ou duvidas.

  126. Oi gente. Realizei a tireoidectomia total ha 1 semana. Tudo foi super tranquilo.. Ate agora, que fui informada que tenho um carcinoma papilífero. O problema é que descobri esses nodulos há 8 anos, e tudo indicava q eram benignos.. Removi pois a ultima puncao apareceu como indeterminada, e pq os nodulos eram grandes – mas com crescimento bem lento – cerca de 1cm em todos esses anos. O meu medo é a metastase, ja que faz tempo que acompanho os nodulos. Abraco e boa sorte para todo mundo :)

  127. Joana Rodrigues on said:

    Fiz a citologia oncotica de líquido ,e o resultado foi quadro compatível com atipias de significado indeterminado/ lesão folicular de significado indeterminado. Gostaria de saber o que isso significa, será que estou com câncer de tireoide?

  128. Lilian on said:

    Olá, pessoal,
    Alguém teve problema com aderência na cicatriz após a cirurgia? Dificuldade para engolir? Eu estou tendo, dois meses após a cirurgia, ouvi falar de massagem para ajudar a soltar, alguem sabe me dizer algo!
    Grata

  129. natalia, vc que me desculpe, estou ansiosa, talvez a necessidade de falar ,atropela qualquer tempo de espera,gostaria sim de dividir ,o que passei ,e o que estou passando, como disse tenho uma familha imensa ,ate netinho, mas quando quero passar o que senti ,e o que ainda vou passar ,todos parecem nao querer ouvir, acham que cancer de tireoide,nao e nada,que so outros tipos de cancer ,tem que ter cuidado, sei que sou uma pessoa experiente, sou uma tecnica de enfermagem ,mas isso nao afasta o medo , gostaria de saber se depois de um ano , o pci e igual o primeiro,se fica internada ,pois vou tomar o tyrogen, mais uma vez me desculpa e mil obrigados

  130. Margarete- sou do Distrito Federal on said:

    As unhas roxas após 1 mês do iodo, mestruação também e as glândulas após 5 meses.

  131. Margarete- sou do Distrito Federal on said:

    Boa noite a todos.

    Em 29.08.11 realizei a retirada total da tireoide e hoje me encontro muito bem, Graças a Deus, meu protetor maior.
    Gostaria de relatar alguns sintomas após a iodotarapia:
    – Mestruação irregular,
    -Unha roxa,
    -Inchaço nas glândulas salivares e gosto de sal na boc.

    Agradeço a todos deixo meu e-mail, caso alguém queira conversar sou do Distrito Federal
    mariamargarete_2@hotmail.com

  132. Cida, o que foi? desculpe eu não respondi seu depoimento mas não foi por mal… as vezes demora um pouco mesmo. CLaro que vc faz parte. poxa, passar por isso junto com separação nao deve ser fácil mesmo! mas fique tranquila que vai dar tudo certo, quando vc menos esperar isso ja vai ter passado. Um bjo grande. Natalia

  133. porque?o que ah de errado no meu depoimento ,nao posso ser amiga da tireoide, passei por tudo que todos passaram ,mas td bem ,obrigada e boa sorte

  134. Claudia aiala on said:

    Oi meu nome E Claudia aiala E Acabei de chegar do hospital hoje pela manha. Moro nos estados unidos e fui diagnosticado com cancer na tireoide. MAS gracas a Deus tudo correu bem apesar da demora na sala de cirurgia Pois foi mais dificil do que a medica previa Pois minha tireoide estava 3 vezes maior que era suposto a estar. MAS ja estou em casa e passo bem apesar do desconforto de ficar deitada somente numa possicao. Agora estou esperando pelas novas etapas que a de vir adiante. Fui diagnosticada com cancer na glandula no mes passado mas ja venho tomando remedio a mais de 2anos e ontem foi retirada toda minha glandula. Nao esta sendo facil pq nao tenho familia aqui fico dependendo dos outros e nao tive coragem de contar para meu filho que mora no brasil e nem para minha mae. Somente minha irma sabe Pois ficarao extremamente preocupados pelo fato de estarmos longe. MAS gracas a Deus esta indo tudo bem. Agora e so esperar pelo resto que estar por vir. Um grande Abraco a todas vcs.

  135. Gente ainda nao fiz a iodo vou fazer a PCI amanha mas meu exame deu tiroglobulina alta e agora

  136. Renan,

    Procure um fonoaudiólogo, porque devido à estreita relação entre o nervo vago e a glândula tireóide é possível encontrar alteração vocal por manipulação ou ressecção deste nervo vago responsável pelos movimentos das pregas vocais. Desta forma o paciente pode evoluir com ausência ou redução da mobilidade das pregas vocais com impacto negativo na voz (rouquidão, soprosidade, dificuldade de falar os agudos, cansaço ao falar, entre outros) e na deglutição (engasgos principalmente para líquidos).
    Este profissional vai ajudar seu pai a reaprender a falar, a beber e a se alimentar.

    Fique tranquilo!!!!

  137. LJ LOpes on said:

    Tenho 29 anos, tenho duas filhas e uma de 6 meses,e fui diagnosticada com Bocio coloide nodular, por meio de aspiração com agulha fina e ainda minha bebé tiha 1 mês. Sou farmacêutica mas mesmo assim desmoronei, fiz todos os exames, e a possibilidade de retirar-se a glândula, fiquei sem chão. Foi algo inesperado, pois notei um pequeno nodulo e procurei imediatamendo um especialista, mas hoje, que me acostumei a realidade da situação, vejo-o de outra forma. è uma oportunidade de melhoras, pois há coisas piores. E vendo as declarações de vcs, me sinto melhor.

  138. Boa tarde.

    Meu pai fez a cirurgia total da tireóide com um aparelho novo e que não ficaria muita cicatriz.
    O médico falou que a cirurgia foi um sucesso mas meu pai não consegue falar faz 2 dias. Sai bem baixinho como se fosse um cochicho. Diz o médico que nunca tinha acontecido e pode ser que meu pai está assim por causa de pânico.
    Ainda não está conseguindo ingerir direito a comida e se engasga bebendo água.
    Alguém aí pode me ajudar já que não devemos confiar em um médico só.
    Por favor.

  139. Janete on said:

    Ola Daniele, ja fiz a cirurgia e vou fazer a iodoterapia em uma clinica muito boa que ja fiz outros exames, fica em Curitiba E Quanta diagnóstico nuclear muita boa e uma referencia aqui

  140. Gente,o SUS é uma porcaria é sério!Fiz a punção a 2 meses e o diagnostico foi SUGESTIVA DE Carcinoma Papilifero,certo achei o blog(amei) e fiquei por dentro da situação depois fui em uma cirugiã ela me disse q a cirugia fica em torno de R$6.000,00(com internação,médico e enfermeiros),ai resolvi solicitar pelo SUS(detalhe ultasom,e punção feitas)a cirugiã me disse q terei de me consultar por um hospital pelo sus logo q estava sendo uma consulta particular pq nao tenho convenio,vamos lá..marquei a consulta pelo sus e fiz os exames q a 1º cirugiã solicitou pra fazer a cirugia,genteeeee dois meses e ate agora nao me consultei ainda,meu nodulo tem 2 cm e sinto encomodo em engolir!

  141. Oi Joyce,
    O procedimento após a radioiodoterapia é tranquilo e depois de sete dias após a dose é necessário fazer a PCI eu continuei com a dieta até o dia do exame. O meu médico orientou que continuasse com o chiclete e bala de hortelã e também o gargarejo com limão e ingerisse suco azedo como tamarindo e mesmo tendo seguido todas as orientações meu paladar sumiu eu não sentia o gosto amargo, doce… porém após um mês tudo voltou ao normal. Se na sua casa tiver idosos, crianças ou mulheres grávidas têm que manter distância durante alguns dias (seu médico irá orienta-la, pois depende da dose), suas roupas também devem ser lavadas separadamente. Após uso do vaso sanitário dá três descargas com a tampa fechada. No meu caso meu médico disse que não precisa separar pratos e talheres, porém eu preferir usar pratos, copos e talheres descartáveis. Espero ter contribuído. Boa Sorte!

  142. Ola fiz uma cirurgia da tiroide ja faz
    25 dia estou tomando calcio mais minhas mao nao para de formigar
    é normal volta normal
    formiga muito
    Obrigado

  143. Oi pessoal,
    Vou fazer a iodoterapia e quero saber como é procedimento depois que fizer a iodoterapia quando estiver em casa.

  144. Radioativa novamente??? on said:

    Olá, li alguns relatos e fiquei emocionada com tantas pessoas passando por isso. Eu descobri que estava com cancer papilífero de tireóide em março de 2010, com um filho de 4 meses. Foi difícil, mas com a graça de Deus, tive e estou tendo até hoje um bom acompanhamento. Fiz iodoterapia e de lá para cá só venho acompanhando. Infelizmente a alguns dias tenho sentido uma pressão no pescoço e fui fazer um ultrassom no pescoço e a médica me disse que meus linfonodos estão aumentados. Estou com muito medo do câncer ter voltado. Sou acompanhada pelo cirurgião de pescoço Mario Indolfo e pelo endocrinologista João Carlos Ramos , que ficam na Vila Mariana e na Chácara Sto Antônio em São Paulo. Agradeço por estar sendo tão bem acompanhada e digo para todos que estão passando por esta doença que tenham fé, e que se seus médicos não lhes dão atenção, nem palavras de consolo e esperança, que troquem de médicos. Pois precisamos de conforto SIM. Câncer não é uma doença qualquer, não agride somente nosso organismo, agride nosso psicológico também. Vamos ver como serão os resultados dos exames que estou fazendo. A todos muita paz e esperança. Bjs.

  145. Meche com as nossas extrturas…sim..mas DEUS está acima de tudo, basta termos fé e sairemos dessa!
    Fiz cirurgia para retirada total da Tireoide em 05/03/12, com a cirurgia foi tudo bem, o medico é exelente, minha recuperaçao foi muito boa, sem dor, e a cicratrizaçao (melhor ainda) Na minha Biopsia apontou, Carcinoma Papilifero-variante tipo classico, segundo os medicos e conforme o exame o meu carcinoca estava bem no inicio, pois ele media 1,7- e eu não apontou metastases, e o tumor é numero 1, onde não apresentou nada nos linfonodos. Consultei esta semana com a minha endrocrinologista, e ela solicitou uma cintilografia do corpo inteiro ” com IODO 131″, tenho que fazer a dieta de 30 dias, sem o EUTIROX (hormonio) e 15 dias “sal e alimentaçao” para poder fazer o exame. Este exame não irei ficar izolada, somente vou um dia toma a dose pequena de iodo, volto pra casa e depois de 72 hrs, volto fazer o exame.
    O que me deixou em dúvida é que pelo o que venho observando, a maioria das pessoas já faz direto o tratamento com o IODO, onde a qtidade é maior e ficam izolados…mas pq sera que pra mim é diferente? pq sera que vou fazer deta forma? e segundo o que a medica falou a chances de nem precisar fazer o uso do iodo e ficar izolada?

    Tambem estou em duvida do lugar que devo fazer este exame..tenho 02 opções: Passo Fundo (Hospital São Vicente-Passo Fundo ou Bionuclear em Florianopolis), alguem já fez este exame em alguma dessas unicas..pode me dar informaçoes?pode me dar indicaçao?

    Desde já agradeço….abraços

  146. fiz a retirada total da tireoide tem 22 dias e comecei tomar o hormonio mais estou me sentindo muito mal , tenho muito enjoo e fraqueza, e tudo que como parece crecer , então começo avomitar tudo que como , o resultado da biopcia não esta pronto , gostaria de saber se poço viver sem tomar o hormonio desde já agradeço

  147. Acabo de receber o laudo da retirada de minha tireóide e ganglios, bem gostaria que me informassem o que significa;” Carcinoma Papilífero multofocal não encapsulado” e também bócio adenomatóide no restante da glândula”
    Vou fazer tratamento de Iodo?

  148. Olá a todos. Realizei uma tireoidectomia parcial, sendo retirado o lobo direito da tireoide. O cirurgião afirmou que não haveria necessidade de iodoterapia, já que o tumor não era “maligno”, conforme diagnóstico da patologia. Ontem fui ao endocrinologista para iniciar a verificação se o lobo esquerdo da tireoide está produzindo a contento os hormônios e para minha surpresa o médico solicitou que eu faça iodoterapia. Pergunto: a iodoterapia não irá destruir o que restou da tireoide?

  149. Natalia Ibanez on said:

    pode sim! so precisa esperar um ano após a iodoterapia. bjs

  150. simone miranda!!! on said:

    gostaria de saber depois de tratada do cancer da tireode a mulher pode engravidar? boa sorte pra todas vcs.

  151. lucimar eneas on said:

    olá, pessoal!! grande prazer esta aqui nessa pagina para poder falar um pouco da minha experiencia.
    primeiro de tudo DEUS! PEÇA A ELE QUE VC PASSE POR TUDO QUE VIER COMO MUITA FORÇA E FÉ(só em dizer isso pra vcs eu me emociono, pois só quem passa saber o que é) mais Deus vai esta com vc a todo momento, ele não te deu isso ele quer vc bem, e caminhe com ele e que tudo vai dar certo como esta sendo pra mim.ACREDITE!!!! EU PODERIA REPETIR TUDO QUE JÁ FOI DITO AI PRA CIMA, MAIS VIM AQUI SÓ PRA MOSTRAR PRA VCS MENINAS QUE SÓ ELE PODE ALIVIAR A NOSSA FAZE, O NOSSO EMOCIONAL FICA MUITO SENSSIVEL. DEUS ESTEVE COMIGO NO QUARTO PORQUE HOUVE UM MOMENTO QUE EU NÃO QUERIA ESTA MAIS LÁ E DEUS DISSE PARA MIM NO MEU PENSAMENTO QUE TUDO ESTAVA TERMINANDO QUE EU TIVESSE CALMA.
    DEUS E O MAXIMO. PEGUE A ELE E VC SERÁ GRATA TODOS OS DIAS, E A PALAVRA OBRIGADA E MUITO POUCO PARA QUE VC SENTE DE GRATIDÃO. PESSOAS FIQUE COM DEUS. EU NÃO SOU CRENTE ,NÃO SOU CATOLICA ASSIDUA, MAIS ACREDITO EM O NOSSO CRISTO E DEUS.

  152. Olá…
    Fiz a cirurgia da tireodectomia total dia 13/02, com a cirurgia foi tudo ótimo, nem senti dor no corte, mas tres dias depois, meu Deus quanto sofrimento. Fui para o pronto socorro achando que estava tendo um enfarte ou sei lá oque, acordei praticamente travada, com muita caimbra nos dedos, a mão e a boca toda torta, não sentia ponta dos dedos, meus labios atrofiaram, eu mal conseguia falar, os medicos que me etenderam no HOSPITAL IRMAOS PENTEADO em Campinas não sabiam o que fazer, fiz eletro que não deu nada, exames de sangue para ver se tinha algum sinal de infecção e nada, fiquei no soro quando conseguiram achar uma veia depois de mil picadas por um dia e uma noite inteira, ate que no outro dia ligaram pro medico que me opereou que pediu um exame de CALCIO SERICO e CALCIO IONIZADO, foi ai que me disseram que eu estava com hipocalcelmia, ou seja a glandula que produz calcio pro organismo foi retirada meio que erroneamente junto com a tireoide. Eu nem imaginava que isso podia aconteçer, nao fui infomada desse risco, então fui internada para repor o calcio de 6/6hs direto na veia pois via oral não estava fazendo efeito. Fiquei lá por tres dias e tive alta, já não sentia mais as caimbras nem o formigamento, então fui na minha endocrino, que já entrou com o Puran de 100mg. o que não devia ter feito também, pois para realizar a PCI eu não poderia estar tomando o hormonio por pelo menos 30 dias, tomei só uma semana de hormonio, o resultado da biopsia saiu e com o disgnostico de carcinoma papilifero, então eu terei que fazer a iodoterapia. Hoje faz 10 dias que estou sem hormonio e começou mais um pedaço dificil dessa luta, estou me sentindo muito mal, uma fraqueza sem fim, dormencias nas pernas, maos, boca, dor de cabeça absurda, formigamento do corpo, falei com a medica que disse que talvez fosse necessario o uso do THYROGEN, mas para meu azar meu convenio da COOPUS não autorizou o uso dele. Não sei o que fazer pois esse remedio é absurdamente caro, +ou- 4.700,00 não tenho a menor condiçao de comprar, estou contando só com a sorte e fé em Deus para conseguir aguentar sem o hormonio ate dia 11/04 que vou fazer a PCI. Nem forças para brigar pelos meus direitos no convenio eu tenho, o que me da forças para lutar e trabalhar é o sorriso dos meus filhos, que precisam de mim… a empresa que trabalho esta tentando ver com o convenio o que pode ser feito, mas sinceramente não tenho muitas esperanças.
    Deixei aqui meu desabafo, pois foi lendo muitos comentarios que entendi um pouco mais do que esta aconteçendo comigo, sou de Campinas e gostaria muito de trocar ideia e experiencia com alguem que esteja passando pelo mesmo. deixo aqui meu e-mail julianaapcoelho@hotmail.com….BOA SORTE E SAUDE PARA TODOS NOS, COM MUITA FÉ EM DEUS ACIMA DE TUDO.

  153. Olá! Acabo de receber, na última semana, o resultado da punção aspir. que acusou suspeita para carcinoma papilifero. Gostaria de iniciar esse tratamento em São Paulo, no hospital A. C. Camargo. Gostaria de saber como é a entrada neste hospital para pacientes de outros estados. Desde já, obrigada.

  154. ola..fiz minha tt com esvaziamento ganglionar dia 01.02.2012..estou a espera da iodoterapia que sera de 200 mci..preciso de informaçoes sobre qto tempo tenhu q fazer a dieta antes da iodo?

  155. Estou a um dia da minha cirurgia, muito assustada, e esse site está sendo um grande apoio.
    Fiz duas punções e em nenhuma o resultado foi conclusivo, embora indique benignidade de um nódulo.
    Espero ter a sorte de uma cirurgia e recuperação tranquilas, como as que os colegas relataram.
    Abs

  156. Karina jales on said:

    Bom dia

    Oi meninas fiquei feliz em descobri vocês, tenho 35 anos decobri cancer de tireoide há 1 mês após cirurgia, pois na punção não havia constatado.
    Estou perdida, mora em Volta Redonda por aqui não tem iodoterapia, consultei com uma médica no RJ ela me encaminhou ao INCA, para triagrm no InCA preciso das laminas da peça cirurgica que chegam na próxima sexta-feira.
    Alguem poderia me indicar um lugar para realizar iodoterapia no RJ?
    Abraços fiquem com Deus!

  157. Natalia Ibanez on said:

    Que pena que voces tenham desenvolvido um câncer por causa dos aparelhos! Mas se Deus quiser vai ser apenas uma etapa de aprendizado. Boa sorte e mande sim noticias.

  158. Julio Rodrigues on said:

    Sou um caso raro pois não sei se sou o único homem que escreve nestes sítio. No meu serviço hospitalar em Braga, Portugal, somos dois médicos e ambos tivemos carcinoma papilar da tiroide, diagnosticados no mesmo mês! Julgamos que se trate de um efeito das radiações X que se liberta dos aparelhos de radiologia. Só eu, contudo, farei iodo 131 para além da cirurgia que já fiz. Neste estretanto encontrei neste sítio solidariedade, esperança e alegria. Muito obrigado e darei notícias logo que seja internado.

  159. oi pessoal , já estou no quarto para realizar minha iodo , cabei de receber o comprimido , até aqui tudo bem , me bateu uma dúvida , quanto tempo depois de tomar o comprimido posso tomar agua uma hora??????

  160. retificando hormonio não e sim iodo rsrsr

  161. Natalia!

    depois que terminar a radio posso voltar a comer de tudo , ou tem que esperar a cintilografia , pq se tem uma forte dose de hormonio imagino que possa .

  162. obrigada Natalia

    Nem acredito nisso , mais se é assim , assim será rsrsrs agradeço

  163. Natalia Ibanez on said:

    nao poderá chupar dedo… bjos

  164. oi Natalia!

    vou fazer radiodo agora dia nove , e estou com medo de ficar menstruada , pode realizar radiodo, mesmo estando menstruada, e tbém tenho um pessimo abito chupo o dedo tbém pode ou não pode colocar a mão na boca

    desde já , agradeço

  165. Natalia Ibanez on said:

    Não engorda. o que engorda é ficar em hipotireoidismo (ou seja, precisar tomar puran e sintroid e não tomar).
    O que engorda é a falta dos hormonios, entendeu? bjs

  166. Natalia Ibanez on said:

    talvez seja porque voce vai tomar a injeção de Thyrogen. Este medicamento permite que não seja interrompido o hormonio durante a dieta.

  167. marcia batista on said:

    ola pessoal eu gostaria de saber depois de ter ficado no quarto isolada , como devo limpar o quarto, pois a casa e da minha cunhada e ela esta gravida. me ajudem obrigado.

  168. Rita de Cássia on said:

    Natália Ibanez, perguntei a ele porque eu não precisaria parar de tomar o hormônio, e ele só disse que não precisaria, mais não entendi até agora o porque, será porque a dosagem é baixa?

  169. estou esperando o resultado de um exame que vai dizer se estou com cancer na tireoide to morrendo de medo sinto muitas dores ate dificuldade de respirar pior ainda naum sei onde vou procura tratamento moro no rio de janeiro e naum sei o que fazer por favor mi ajudem

  170. oi Natalia

    tenho outra dúvida se puder me ajudar, muitas pessoas relatão que o uso de puran t4 ou synthroid engorda , isso é verdade .

  171. OI pessoal , sempre entro aqui para saber de casos sobre a tireoide , fiz minha tireoidectomia em 09 12 2011 foi tranquilo, retirei o resultado do Anatomo Patologico Carcinoma Papilifero da Tireoide Clássico e Variante Oncocítica , não encapsulado, multifocal, fiz a pci , e agora só falta agendar a radiodo , estou sem tomar hormonio e o medo maior é de ficar muito gorda rsrs , tenho dúvidas sob a dieta minha médica me passou uma dieta que não pode comer nem chocolate , mais o médico da medicina nuclear pediu apenas para não comer peixes , frutos do mar,e alimentos sabiamentes que contenham muito iodo, demais alimentos poderão ser mantidos , inclusive o sal comum

  172. Natalia Ibanez on said:

    sim geralmente suspendem… não sei porque seu médico fez diferente, seria melhor perguntar para ele. bjs

  173. Rita de Cássia on said:

    Uma pergunta, meu médico não mandou eu parar com o hormônio é normal alguns médicos fazerem isso, porque a maioria das pessoas que conversei o médico suspendeu o hormonio até realizar a iodoterapia, e porque pra mim não? Gostaria de alguma explicação, muito obrigada e uma ótima noite a todos

  174. Rita de Cássia on said:

    Fiz a cirurgia de retirada da tireoide dia 08/12/11 e agora vou entrar na dieta pra fazer a iodoterapia, que será dia 02/03/12, achei um pouco longe mais o meu médico tem muitas pessoas antes e não tinha como ser antes, espero que corra tudo bem e que dê certo estou pedindo a Deus e sei que ele não irá me abandonar, Bjos

  175. Olá Thaís, é normal pq a iodoterapia mexe com as glândulas salivares, faz pouco tempo que vc fez fique calma que vai passar…não sei se ajuda mas a instrução que tive foi para chupar limão e tomar bastante água…bjus fique com Deus

  176. Olá Cleide, o nome dos exames são: TSH e T4 livre…mas fique calma que demora um tempo mas depois volta ao normal…bjus fica com Deus

  177. extraí a glândula tireóide em julho de 2011, engordei bastante, estou fazendo dieta e não consigo emagrecer, estou apenas conseguindo manter o peso. Gostaria de saber qual ou quais exames indicam quando os hormônios estão equilibarados. Obrigada, Cleide

  178. fiz cirurgia para extrair a glandula tireóide em julho de 2011, mas não fiz iodoterapia pois o médico disse que o tumor era muito pequeno e não haveria necessidade. Gostaria de saber qual o nome do exame que indica que os hormônios estão equilibrados pq engordei muito e mesmo com dieta não estou conseguindo emagrecer.

  179. fiz cirurgia para extrair a glandula tireóide em julho de 2011, mas não fiz iodoterapia pois o médico disse que o tumor era muito pequeno e não haveria necessidade. Gostaria de saber qual o nome do exame que indica que os hormônios estão equilibrados pq

  180. Feliz ano novo a tdos vcs. Voltei das férias e fui buscar resultado da biópsia: esfregaços com baixa celularidade, constituidos por escassas celulas foliculares, isoladas. Notam-se ainda escassos
    macrofagos em fundo coloide.
    Diag.:Achados citologicos sugestivos de Bocio Adenomatoso.Nódulo Benigno – BETHESDA II.
    Gente nos primeiros segundos fiquei feliz, porem meu endo.disse não ter gostado do resultado julgando mal feito. Fiz pesquisa q 98% de uma biopsiaa é de acerto. agora ele quer q eu repita o exame, por isso peço o endereço de um bom laboratório para q eu faça novamente com segurança.Onde fizeram é bom? e de confiança? é muito, muito caro?
    Nathalia acredito q vc pode me fornecer o que estou pedindo, me ajude por favor. Moro na região de Santo Amaro.
    Para vcs que já estao em tratamento, desejo sucesso com muita Força e muita Fé em Deus.
    Bjs

  181. Olá
    Fiz a Iodoterapia dia 03/01. Meu rosto ficou inchado e um pouco dolorido, mas já voltou ao normal.
    Porém, desde então minha amígdala esquerda está um pouco inchada e me incomoda DEMAIS. Não dói, mas eu sinto como se tivesse um comprimido enroscado na garganta.
    Será que isso foi causado pela Iodoterapia? Mais alguém sentiu isso?
    Eu estou tão neurótica que já estou achando que é câncer!

  182. Olá radioativos, tenho 24 anos e descobri por acaso o meu câncer de tireóide, descobri tbm q sofria de hipotireoidismo desde pequena e não sabia, como jamais fiz o tratamento meus nódulos já estavam bem grandes e muito espalhados, foram retirados a tireóide por completo, três nódulos relativamente grandes, dois nervos( um de cada lado do pescoço), dois anéis de minha traquéia, uma corda vocal e um pedaço de pele. Fiz minha cirurgia dia 1º/12/2011 na qual tive uma pequena complicação estou com uma traqueostomia pq na hora de me desentubar eu não respirava( tenho asma).
    No mais minha recuperação está sendo excelente, não senti dores e estou muito confiante com relação ao tratamento e este blog(que foi descoberto pelo meu atencioso marido) tem me ajudado mais ainda.
    dia 18/01/2012 farei meu PCI e já estou marcando a minha primeira aplicação de iodo radioativo.
    Gostaria de saber se existem muitos casos de pessoas q tbm tiveram q colocar a traqueostomia e quanto tempo demorou para retirar??

  183. Olá
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo excelente site. Apesar de nunca ter deixado comentários, acesso há um tempo e têm me ajudado muito!

    Dia 03 de janeiro farei a Iodoterapia, estou fazendo a dieta exatamente do jeito que o médico orientou. Porém, ele não especificou nada sobre bebidas alcoólicas em geral e não encontrei nada sobre isso na Internet.
    Será que alguém poderia de ajudar? Daqui uns dias já é o Ano Novo, gostaria de saber se poderei beber normalmente ou terei que ficar apenas na Sprite. Será que o álcool vai atrapalhar a iodoterapia?
    Espero que alguém possa me ajudar…
    Desde já, fico muito agradecida!

    Att,
    Glória.

  184. Olá!
    tenho 39 anos fiz cirurgia de cancer de tireoide em 22/09/2011, retirei um tumor maligno de 2,5cm
    onde foi muito tranquilo, super bem tratada pelos médicos, só senti pouca dor no corte mas a recuperação é rapida, depois fiz uma dieta de 20 dias sem iodo, após isso fiz a radioterapia com iodo onde fiquei 03 dias internada isoladamente tomei 02 capsulas de iodo radiotivo, tive enjoo mas muito pouco mal estar, já fazem 03 meses que passei por tudo isso e estou a cada dia me sentindo melhor, vivendo o melhor de Deus pra minha vida, sou evangelica e creio num Deus que tudo pode. SE VOCE CRER NESTE DEUS MARAVILHOSO TERÁ O MELHOR TRATAMENTO!
    mas não precisa se preocupar o risco é minimo…. só se cuidar!
    PAZ A TODOS E UM OTIMO ANO 2012.

  185. GENTE… eu tô quase ficando doida com tudo isso…meu DEUS, FIZ A CIRURGIA em 09/11/2011 agora deu maligno os nodulos, ai tenho q passar por este preparo, para janeiro fazer radioiodo, e ficar neste tal quartinho de isolamento o qual já tô entrando em pânico só de pensar… minha cirurgia foi tão simples, q tive alta antes de 24horas… mas agora vem esse resultado… falando em isolamento dá um medo…. e medo tbem da reação do iodo né… hepppp

  186. Cristina Mussury on said:

    Bem, fiz a cirurgia de retirada da tireoide no dia 12/12/11 e foi super tranquila. Em 20/11 retirei o útero e foi bem mais dolorido, alias da tireoide não doeu nada, recuperação maravilhosa. Senti um pouco de tonteira nos 3 dias posterior e estou muito chorosa, choro por tudo de bom ou ruim, tem o intestino preso tb, já estou cuidando dele. Estou repondo o cálcio e tomando o hormônio em pequenas doses para começar. Não sei como a minha glândula estava funcionando, estava toda inflamada, com 6 nódulos mas eram benignos e as dosagens dos hormônios davam normais e por outro lado eu tinha todos os sintomas hora de hiper, hora de hipo. Estou super confiante que vou ficar bem melhor quando acertar a dosagem do hormônio, mesmo que seja para tomar o resto da vida.

  187. BRUNO S. FONSECA on said:

    OLA. FIZ MINHA CIRURGIA EM SETEMBRO. LOGO DEPOIS O RESULTO, E QUE TERIA QUE TOMAR O IODO. POSSO FALAR POR MIM, MINHA REACAO FOI MUITO TRANQUILA ,NUNCA PERDI NEM UM MINUTO DE SONO POR TUDO QUE ESTAVA ACONTECENTO.BOM , CHEGOU O DIA DE COMECAR A DIETA SEM IODO, NAO E MARAVILHA MAIS TB NADA TAO DIFICIL. NAO TIVE NENHUMA REACAO ,NAO DEIXEI DE FAZER NADA A NAO SER SO COMER EM CASA POR CAUSA DA DIETA, QUE TB NAO E DIFICIL.ENGORDEI UM POUCO UNS 2KL.HJ DIA 13/12/11 TO INDO TOMAR O IODO, TO MEIO ANCIOSO POR NAO SABER COMO E AINDA, N SEI SE VOU FICAR 1, 2, OU 3 DIA LA NO HOSPITAL. QDO EU SAI DE LA DO NOTICIAS.OREM POR MIM..HA TENHA SEMPRE MUITA FE EM DEUS. ABRACO

  188. olá! nesse momento estou muito chateada, pois td começou entre maio e junho e até agora não recebi nenhum diagnóstico conclusivo sobre o que tem em minha tireoide. Confesso que tenho vontade de não retornar em janeiro/12no endocrino, pois tenho medo do descaso, ou seja, repetir exames. Aguardo resul. de biopsia isso desde o inicio de novembro.Sabe! gostaria de ser hoje uma autoridade importante, pois fatalmente já estaria em tratamento.
    Desculpe-me pelo desabafo. Apesar da Fé e Deus as vezes bate o desnimo. Feliz natal a todos. bjs

  189. irani castilio on said:

    pessoal, ja passei por aqui algumas vezes mas atualmente ando sem vontade de falar no assunto porque estou me recuperando da iodoterapia realizada em 27/11/2011. Estou me sentindo bem mal, mas espero melhorar com a retomada dos hormonios. BEIJOS A TODOS

  190. monica…tudo dependerá de um exame de TSH para verificar o nivel de hormônio no seu organismo, procure seu médico e ele deve passar esse exame que tem q ser feito antes da iodoterapia pra ver se vc está preparada..e depois é procurar uma clinica de medicna nuclear e conversar com o médico nuclear pra verificar seus exames , se internar e fazer a iodoterapia…se for particular acho que tudo é resolvido rapidinho. Confira na sua cidade qual clínica oferece tal serviço. E boa saúde!

  191. fiz a cirurgia no dia 28/11, gostaria de saber se há uma maneira de eu fazer tomar o Iodo antes de 20/01, ja que tenho uma viagem marcada e nao gostaria de desmarcar. Tem algum lugar que eu possa fazer mais rápido?

  192. a pouco dia me submeti a cirurgia parcial da tireoide, estou me recuperando bem ? No meu diagnóstico deu neoplasia maligna da tireoide. Gostaria de saber qual o outro tipo de tratamento que irei fazer e se o tumor poder voltar?

  193. Gente

    Alguém pode me ajudar, por favor, estou muito nervosa, confusa, já troquei de médico 3 vezes por medo de estar cometendo um erro.

    Estou com 3 nódulos um deles já ficou visível, todos os médicos querem retirar mas não tenho coragem, tenho medo da cirurgia, do pós operatório, tenho medo dos remédios, para piorar estou com um problema no estomago e quase nem como mais direito, tomar remédios pra mim e um sacrifício, sinto enjôo com muita facilidade (para vcs terem uma idéia não uso perfumes pq tenho enjôos), já faz um ano que descobri e não consigo resolver isso. A cirurgia segundo o médico e a melhor solução, mas como meu corpo vai reagir depois disso.

    Doe muito depois da cirurgia?! Eu já tive que fazer algumas. Tipo apêndice superada, comi o pão naquela época.

    Vou engordar?! Eu já engordei uns 5 quilos neste ano, não como nem metade do que comia antes de descobrir este problema, eu li que algumas pessoas engordam após a cirurgia eu sou uma tampinha se ganhar mais 5 quilos vou sair rolando e não andando, sou solteira e não tenho filhos nunca foi neurótica com peso, mas agora vivo me escondendo. Parecem pequeno estas coisas, mas estou tão deprimida.

    Vou ter que parar de fazer atividade física?! Fazer trilhas, nadar ir à academia e minha única diversão (eu leio muito também), mas a atividade física me da uma sensação de bem estar muito grande, o medico disse que vou ficar no mínimo 2 meses sem fazer nada

    Minha voz será afetada? Eu não sou cantora mas não quero perder ou mudar minha voz preciso dela para trabalhar.

    O medico disse que vou precisar ficar em casa por no mínimo 10 a 15 dias!!! Gente eu não tenho tanto tempo assim… trabalho meio que sozinha não posso ficar tanto tempo longe do serviço

    To com muito medo, não tenho ninguém para conversar sobre isso, as pessoas que eu conheço não sabem nada sobre este assunto, este último medico e honesto e muito otimista, mas este e meu corpo esta a minha vida, alguém me ajude, por favor.

    vanfernanda@gmail.com

  194. Natalia Ibanez on said:

    este exame você tem que levar para quem estava te tratando… foi seu endocrino ou o oncologista? eu tratei com a endocrino e ela que interpretou o exame. Algumas partes do corpo captaram o iodo, mas aí nao sei exatamente se significa que eliminou totalmente o tumor ou se tem mais alguma coisa… teria que ver mesmo com ele, depois conta pra gente… bjos e boa sorte.

  195. Thaís Oliveira on said:

    Demorei, mas voltei! haha
    Então, Natalia Ibanez, obrigada por esclarecer minhas duvidas.
    Meu tumor media 4,5 cm.. E ainda bem que o “bem diferenciado” é uma coisa boa, eu tinha interpretado completamente diferente, como se o “diferente” fosse algum muito ruim. E olha, tá difícil achar médico com boa vontade, viu?! As vezes eu acho que eles foram obrigados a fazer Medicina e odeiam o que fazem!
    Enfim…
    Sobrevivi à dieta e finalmente fiz a bendita PCI! rs
    Peguei o resultado hoje e confesso que me decepcionei.
    Lá vai:

    “A captação cervical do radioindicador após 24 horas foi de 10,2% da dose efetiva administrada.
    Observam-se áreas focais de concentração do radiofármaco na região cervical e na projeção da coluna torácica baixa.”

    Agora, mais dúvidas:
    Isso é comum? É grave? Alguém aqui já teve algo parecido? Como se trata?
    E eu preciso continuar indo em Cirurgião de Cabeça e Pescoço ou já posso partir pra Oncologia? [Como vocês podem ver, estou mais perdida do que cego em tiroteio, rs]

    Desde já agradeço a ajuda.

  196. Olá a todos. Muito útil este blog e muito rico, humanamente falando.
    Participando, todos ficam mais fortes e mais motivados.
    Parabéns e rápidas melhoras a todos. FORÇA !…

  197. OLÁ PESSOAL , VIM AQUI PRA RELATAR QUE NEM TUDO QUE A GENTE LÊ É O QUE REALMENTE ACONTECE, REALMENTE LER É BOM PRA TIRAR NOSSAS TÃO TEMIDAS DÚVIDAS , MAS CALMA!!!!! CADA ORGANISMO REAGE DE UM JEITO , O MEU CASO FOI UM CARCINOMA PAPILÍFERO AO QUAL FOI DESCOBERTO NA PRIMEIRA CIRURGIA QUE FIZ DE TIREOIDECTOMIA PARCIAL , PRA MIM FOI UM CHOQUE POIS NA PUNÇÃO HAVIA DADO ” SEM SINAIS DE MALIGNIDADE” , ENTÃO FUI SUBMETIDA A UMA 2º CIRURGIA , NÃO FIQUEI ROUCA O PÓS OPERATÓRIO FOI SUPER TRANQUILO , DEPOIS ENTREI NA DIETA PRA FAZER A IODOTERAPIA E GENTE EU FIQUEI BEM , A ÚNICA COISA QUE SENTI FOI O RACIOCÍNIO BEM LENTO , MAS NÃO FIQUEI CANSADA E NÃO ENGORDEI NADA , NADINHA NEM UMA GRAMA …
    FIZ A RADIOIODOTERAPIA E E TBEM NÃO SENTI NADA , NADINHA , FOI SUPER NORMAL , A ÚNICA COISA QUE SINTO É UM POUCO DE NAUSEA , MAS QUE VEM DIMINUINDO COM O TEMPO….
    ENTÃO SE EU PUDER DAR UM CONSELHO É : SE APEGUEM SOMENTE AS COISAS BOAS , NINGUÉM É IGUAL A NINGUÉM , DA PRA TIRAR TUDO DE LETRA , É SÓ ACREDITAR MUITO E CONFIAR EM DEUS …BOA SORTE A TODOS….

  198. Natalia Ibanez on said:

    Primeiro de tudo, que medico é esse, não te explica nada porque “é complicado demais”????? Achei isso um absurdo!!!!!!!! Por favor nunca mais volte lá, procure sempre médicos que tenham boa vontade para explicar tudo, afinal não somos apenas um pedaço de carne ou de tumor, somos seres humanos vivendo uma experiencia super dificil! Bom, eu não posso te ajudar 100% porque não sou médica, mas vou te falar as informações que tenho em mente… os tumores papilífero e folicular são os dois tipos mais “leves” ou “tranquilos” de cancer de tireoide porque avançam muito devagar. isso quer dizer que você tem melhores chances de cura quando tem estes tipos. qual o tamanho do seu tumor? Pelo seu diagnostico parece também que voce tem um cancer “bem diferenciado”, o que é bom. Significa que as celulas do cancer são mto diferentes das outras celulas do corpo e por isso é mais fácil combater sem prejudicar seu organismo… quanto mais diferenciado o tumor,melhor. Agora, esta extensão extra tireoidiana ausente, dá a entender que o tumor está localizado apenas na tireoide e nao se espalhou ao redor… mas isso não tenho certeza realmente é melhor perguntar pro medico. Sobre a dieta, geralmente são mesmo 15 dias, mas a falta de hormonio é um mês.
    Espero ter ajudado, bjs

  199. Thaís Oliveira on said:

    Alguém me ajuda, poooor favor!
    Bom, fiz a cirurgia (Tireoidectomia Total) em 28/07/2011. E Graças a Deus, deu tudo certo.
    Uma semana depois, voltei ao hospital para retirar os pontos e saber o resultado do laudo.
    O médico (Dr. Paulo Jorge Valentim) nem olhou pra mim, muito menos viu o curativo “super discreto” no meu pescoço. Ele quase me encaminhou para a cirurgia, de novo!
    Depois que ele descobriu que eu já estava “operada”, abriu o laudo e falou apenas “É CÂNCER”, e não explicou mais nada. Quando tentei tirar minhas duvidas, ele falou “Ah, é complicado demais pra explicar. Mas se é leve, não é grave” (Isso em relação a “Desmoplasia Leve”).
    Aiii, ele me deu duas guias de exame. Uma pro hemograma, e a outra pra “CINTILOGRAFIA DA TIREOIDE E/OU CAPTAÇÃO (IODO-131) – [CORPO INTEIRO]” Sim, ele me deu uma guia de um exame na tireoide; tireoide que eu nem tenho mais! hahaha Mas, calma! Ele pegou a caneta e riscou a palavra tireoide. Ufa!
    Cheguei em casa, liguei pro plano, marquei o exame; Fiquei duas loooongas semanas nessa dieta sem iodo e um mês sem o Levoid.
    Ai, finalmente chegou o dia do exame! Após um tempinho de espera, chega um médico e me diz que aquela guia não poderia ser usada, PORQUE AQUELE EXAME NÃO EXISTE e a guia não poderia estar rasurada. Legal, né?
    Ai, esse médico (que me pareceu muito atencioso) escreveu o nome correto do exame (Pesquisa de Metástase – Corpo Total) e falou que eu vou ter que ficar 1 MÊS, 1 LOOOOONGO MÊS NESSA DIETA SEM IODO e sem o Levoid também!
    O exame foi marcado pro dia 26/10/2011, recomecei minha dieta na segunda-feira (26) e continuei sem tomar o Levoid (desde o dia 19/08 não tomo o remédio).
    Agora, minhas dúvidas:
    Afinal, eu tenho que fazer essa dieta por só duas semanas ou por 1 mês? Não vi ninguém aqui que fez a dieta por um mês!
    E será que alguém pode me ajudar a traduzir isso?
    “Carcinoma Papilífero de Padrão Clássico e Encapsulado

    Neoplasia bem diferenciada da tireoide
    Embolização vascular: Presente
    Extensão extra-tireoidiana: Ausente

    Reação estromal:
    – Desmoplasia Leve
    – Infiltrado inflamatório linfocitário peri ou intra tumoral leve. ”

    Desde já agradeço e peço desculpas por ter feito um texto tãao grande! :D

  200. A primeira vez que desperto para este passo a passo. Embora solidária com todos os casos que conheci nesta pagina, fiqui muito comovida com o caso de FLÁVIO JOSÉ, e faço um chamamento para que todos nós oremos, regeumos a Nossa Senhora pela recuperação dêle e de todos nós. No dia 19 de maio de 2009 recebi o diagnostico do Cacinoma Papilifero da minha Tireoide, naquele dia achei que o mundo teria acabado para mim, sou de um histórico familiar sem antecedentes de doenças de cancer, eu fui a primeira, na epoca com 54 anos, três filho e um amrido, todos maravilhosos, infrenta a doença foi doloroso demais, em 29 de junho/2009 fiz a primeira cirurgia, em agosto o primeiro iodoterapia. Para mim, ficar dias afastada de minha familia foi terrivel. Só que em fevereiro de 2010 o médico concluiu que eu deveria fazer nova dose de iodo, mais uma grande dor e espero que finalmente em janeiro de 2011 fiz nova cirurgia, desta vez o esvaziamento de todo pescoço, fiz com o mesmo médico (pescoço e cabeça), porem estou sendo acompanhada tambem por um médico de Medicina Nuclear que lidera uma equipe excelente no Hospital São Rafael, em Salvador (sou de sergipe). Hoje recebi resultados de exames, comparando com anteriores acho que estou alcançando excelentes resultados, TITEOGLOBOLINA de 0,597 e a Anti-Tireoglobolina que estava 295 em junho, passou para 114. Pelo que convercei com o médico a Anti-tireoglobolina indica presença de celulas tireodianas no corpo e que elas perduram até 5 anos, importante o acompanhamento com indicação de redução é o recomendável, constata-se a exclusão das celulas doentes. Graças a Deus. É o que espero para todos voces. Digo a voces, não baixem a cabeça, eu sou profissinal liberal, comando a equipe de meu escritório e só mim afastei do trabalho os dias que fui obrigada, por conta das aplicações do iodo, apenas para não por em riscos as pessoas e não por falta de esforço de minha parte. Não podemos ter dúvidas de que a nossa cabeça ajuda e tambem prejudica. Rogo a Virgem Maria a cura para todos nós. Eu tenho procurado fazer caminhadas ir a praia, sempre procurando fazer as coisas mais simples, mais natural, até evito badalações, festas sofisticadas. Trabalho muito, porém procurando aliviar minha cabeça, procuro não mim irritar, coisas que antes eu não fazia.
    Bjs para todos e em especial convido a todos para uma corrente positiva em favorde Flávio José.

  201. Ok obrigada nátalia amanhã vou passar nele e comentar isso.Bjs.

  202. Natalia Ibanez on said:

    Isso deve ser efeito pós cirurgia, as paratireoides (que produzem calcio) devem ter sido afetadas, e qdo isso ocorre a pessoa sente caimbras e precisa repor o calcio artificialmente com remedios. Seu medico não comentou sobre isso? Comenta com ele! bjs

  203. olá eu tenho tantas dúvidas mas no momento vai fazer 2 semanas que tomei o iodo para fazer a cintilografia,e estou sentindo muitas dores nas juntas, e caimbras a ponto de me sentar e ter que precisar de ajuda para levantar pois estou sem forças na perna.Alguém aí passou por isso.O meu médico não me afasta e não estou conseguindo trabalhar.Alguém aí toma cálcio?O médico de vcs indicou algum?Por favor me tirem essa dúvida.

  204. Helimara on said:

    Oi pessoal adorei encontrar esse blog, fiz a cirurgia dia 16/08 e agora vou marcar a iodoterapia, quantas dúvidas…… mas agora mais que nunca estou confiante em Deus e na medicina terrena que Ele nos propicia para fazermos bom uso! que bom termos tantos casos de sucesso, meu caso tem todas as indicações de cura, 99,99 como disse o cirurgião, mas como seres imperfeitos nos apavoramos e vacilamos na fé, mas eu tive a prova mais uma vez que não estamos sós. Só tenho a agradecer a oportunidade da descoberta em estágio inicial e no futuro lembrarei desta vitória agradecendo a Deus e Jesus nosso mestre. Um beijo a todos e fé, confiança sempre!

  205. Alguém pode me responder se quando paramos de tomar o hormônio podemos trabalhar normalmente ou se temos que nos afastar do trabalho durante esse período ou é só por alguns dias estou fazendo esta pergunta porque trabalho longe de minha casa preciso apanhar duas conduçoes para chegar lá esqueci de perguntar para minha médica e agora estou com ests dúvida. Se puderem me responder algo eu agradeço e volto lá na médica para pedir os dias que vou necessitar.

  206. Lucélia, minha medica Nucler logo após a minha iodoterapia, me orientou a fazer exercícios e massagem nas glandulas salivares por 30 dias , várias as vezes ao dia! Ela disse que era muito importante pois se caso contrário poderia ocorrer alguma lesão nos ductos dos canas salivares, devido ao iodo. Temos 3 glandulas salivares, e uma delas fica abaixo da lingua. Nâo sei se é o seu caso! pergunte a sua Medica! Eu pesquisei muito antes da iodoterapia, e realmente não li nada a respeito deste procedimento. Acho importante divulgar!! Boa sorte!

  207. Lucélia on said:

    Olá… fiz a cirurgia de retirada de tireoide em agosto/09 e em setembro/09 fiz o iodo… mas até hj sinto uma dorzinha chata no fim da mandibula… já fiz varias ultrasons mas nunca deu nada… será residuos do iodo? ou será cançer de novo?… por favor me ajudem….

  208. Rosana, tente se acalmar (sei que é difícil). O que eu mais temia era a parada do hormônio, pq não temos o thyrogen. Estou há quase 20 dias sem meu Synthroid e estou bem. Sinto certo cansaço (sou mega pilhada!), um pouco de dor nas articulações, mas nada que eu sofra ou me impeça de fazer qq coisa (ops, não tô usando salto esses dias). Só agora to percebendo que to inchando, um pouco no olho, mas falta pouco mais de uma semana.

    Estou passando por isso e sei que não é fácil, mas nossa cabeça comanda demais nosso corpo. Pensa que não será (e não será!) igual a esses 3 meses sem hormônio. Fé!!
    bjos

  209. Ana Lucia on said:

    Tenho algumas duvidas, se alguem puder ajudar…
    1) Durante o isolamento em casa, seja 8 ou 15 dias, o q devemos fazer com o resto de alimentos q a pessoa deixou no prato? Pode jogar no lixo normalmente?
    2) As roupas q estao dentro do guarda-roupa e no quarto onde a pessoa ficara deverao ser retiradas? Ou podem ficar e serem usadas?
    3) As roupas podem ser lavadas separadamente, ou tem q esperar passar o tempo recomendado?
    4) Os animais tb devem ser protegidos, ou seja, nenhum contato com a pessoa?

    Obrigada
    Ana

  210. olá,boa tarde tenho que fazer iodoterapia mais estou com bastante medo em parar de tomar o hormônio,pois no começo da cirurgia fiquei por quase 3 meses sem tomá-los,por isso o medo por causa dos sintomas que eu sentia achei que iria morrer.Pois agora pela falta do thyrogen tenho que parar.É esse o medo que estou sentindo de ter que passar por tudo outra vez.Não sei se os sintomas serão os mesmos ou se sentirei menos.Será que já aconteceu isso com alguém,se já aconteceu me digam por favor como passar por isso.

  211. meu medico recomendou oito dias em comodos separados e usar objetos individualpricipalmente o banheiro q é onde expelimos mas quantidade de radiação no banho e na urina.espero ter ajudado beijs

  212. Natalia Ibanez on said:

    Lele, para adultos 15 dias de distancia é suficiente, mas não sei se para crianças a regra é diferente, melhor checar com o médico. Bjs

  213. Fiz iodoterapia no dia 15/07/2011 e tive alta no dia 18/07, o médico me disse que no outro dia eu ja poderia trabalhar normal e ficar com meu filho na mesma casa, só não ter contato abraça-lo e dormir junto durante uma semana, no dia 22/07 meu filho de sete anos voltou para casa, pois esses dias passou na casa da minha irmã, pois o medico falou que não teria problema ele ficar na mesma casa, hoje faz 15 dias que tomei o iodo mas mesmo assim fico reciosa em ter contato mais proximo com ele, não deixo ele chegar perto de mim e quando chego perto dele é coisa de segundos só entregar algo a ele, como comida e remedio, sou muito encucada. O que voce diria, por favor não aguento a angustia de fazer algum mal ao meu filho.
    Quanto tempo ainda tenho que ficar sem abraçá-lo ou se quiser dormir com ele. Por favor me respondam.

  214. Natalia Ibanez on said:

    Eu fiz a PCI apenas depois da iodoterapia, mas sei que alguns médicos mandam fazer a PCI antes sim… bjs

  215. Ana Lucia on said:

    PCI ANTES DA IODOTERAPIA:
    Meu marido tomou uma pequena dose de iodo na quinta-feira, outra 10x maior na sexta (ambas em capsulas “blindada”) e hj, segunda-feira, fez uma PCI para ver a quantidade de células da tiroide q ainda restam no corpo, e assim os médicos determinaram a quantia da dose da iodoterapia que ele fara no dia 10/08, sera de 125, nao sei se ml ou mg.
    Nesse final de semana ele ficou meio isoladinho, teve q separar os utensilios e usar um banheiro exclusivo. Hj tudo volta ao normal, sem isolamento.
    Vcs tb fizeram PCI antes da iodoterapia?

  216. Fiz iodoterapia no dia 15/07/2011 e tive alta no dia 18/07, o médico me disse que no outro dia eu ja poderia trabalhar normal e ficar com meu filho na mesma casa, só não ter contato abraça-lo e dormir junto durante uma semana, no dia 22/07 meu filho de sete anos voltou para casa, pois esses dias passou na casa da minha irmã, pois o medico falou que não teria problema ele ficar na mesma casa, hoje faz 15 dias que tomei o iodo mas mesmo assim fico reciosa em ter contato mais proximo com ele, não deixo ele chegar perto de mim e quando chego perto dele é coisa de segundos só entregar algo a ele, como comida e remedio, sou muito encucada. O que voce diria, por favor não aguento a angustia de fazer algum mal ao meu filho.

  217. Natalia Ibanez on said:

    Depende de como está sua parte hormonal. Seus hormonios estão em ordem? bjs

  218. solange gaudencio on said:

    e normal sentir muitas dores nos ossos mesmo depois de ter feito tiroidectomia total a seis meses e desanimo e prostacao

  219. Natalia,
    Muito obrigada pela resposta.

    Até…

  220. Natalia Ibanez on said:

    pipoca pode, se for com sal sem iodo! e vinho tb, mas toma vinho branco para não arriscar… acho o tinto mto vermelho, mas não sei se tem iodo.. pra garantir, vai de branco. bjs!

  221. Olá,
    Fiz a minha cirurgia (retirada total da tireóide) em 02/04 e só agora no dia 07/08 vou tomar a dose, fiquei muito triste quando fiquei sabendo que realmente teria que tomar a dose.
    Comecei hoje a dieta e estou bem “perdida” com relação ao que posso ou não comer, será que posso comer pipoca? Será que posso tomar um vinho?

    Se puderem me ajudar agradeço!!

    Até…

  222. Natalia Ibanez on said:

    Lili, eu também fui informada deste prazo de um ano. E ouvi muitas histórias de radioativas que engravidaram depois. Boa sorte!!! bjos

  223. Vivi, tenho 31 anos, farei a iodo em agosto e fiz a cirurgia em junho. Sabe como descobri? Quando fiz check up para engravidar. Fiquei muito triste logo de cara, só pensando no lance de ser mãe, de ter que esperar 5 anos, na possibilidade de não poder.

    Fiquei muito mais aliviada quando meu médico disse que, em geral, em 1 ano poderia engravidar. Li muito, muitos artigos sobre o iodo 131 e fertilidade/gravidez. Todos me deixaram mais tranquila. Salvei algumas monografias, se quiser te envio. Algumas estão em inglês.

    Dá um medo sim, mas tente focar em estar bem, saudável. E logo seremos as mães mais felizes do mundo! Eu tenho certeza disso! bjos

  224. Natalia Ibanez on said:

    Vivi, tudo isso está muito recente na sua cabeça. Mas você vai ver, daqui a alguns meses as coisas vão voltando ao normal. Você pode, sim, sonhar em ser mãe. A chance do câncer retornar é muito baixa, e além do mais, mesmo se voltar, é tratável. Se preferir esperar mais tempo, não vejo problema. Mas se seu médico liberou em um ano, e vc quer… não vejo porque desistir! A vida vale a pena justamente quando sonhamos… Não desista! Bjos!!

  225. FIZ CIRURGIA TOTAL DA TIREOIDE EM 24 MAIO 2011 E TIVE QUE TOMAR IODO QUE FOI REALIZADO DIA 5 DE JULHO E APÓS 10 DIAS FIZ A (PCI) O RESULSTADO FOI SATISFATÓRIO MAS TENHO QUE FAZER CONTROLES.. OS MÉDICOS FALARAM QUE EM UM ANO EU PODERIA ENGRAVIDAR SERIA UM SONHO, MAS TENHO MUITO MEDO POIS POSSO TAMBEM VOLTAR A TOMAR IODO DAQUI UM ANO. (DIFÍCIL FICAR TRAQUILA) PENSO QUE NÃO POSSOU SONHAR EM SER MÃE , MAS VIVER A MINHA VIDA COMO DEUS QUER.

  226. Natalia Ibanez on said:

    desconheço essas palavras… sou só uma jornalista… descuple nao poder ajudar… bjs

  227. eliane horacio on said:

    oi, o resultado da minha biópsia deu; “quadro compativel com o diagnóstico de nódulo colóide com leve atividade adenomatosa”(isso das amostras 1 e 2)na 3 e 4:deu o mesmo resultado, acrescentando degenerção cistóide, e o mesmo resultado de 1 e 2 nas amostras 5 e 6.graças à Deus tb diz em todas as amostras: AUSENCIA DE MALINIGNIDADE’, QUE ALÍVIO… Mas agora as dúvidas: será que vou operar? todos os nódulos são de origem folicular. e vou precisar fazer mais algum exame? se souber me responder ficarei grata, pois a minha médica atenderá no mês que vem…obrigada

  228. Obrigada natalia pela resposta fico feliz em poder tirar minhas duvidas no seu blog
    Foi muito bom ter te encontrado bjos

  229. Natalia Ibanez on said:

    Sim Maria, geralmente é o que os medicos recomendam. Meu nódulo era menor que 1 cm. Tiraram a tireoide e encontraram mais um, tb pequeno. Bjos

  230. Natalia gostaria de saber se mesmo o nodulo sendo pequeno
    tem que fazer o iodoterapia. obrigada aguardo resposta

  231. carla salvado-ba on said:

    Tenho um bócio na tireoide minha endocrino optou por iodo, tenho mt medo, lendo os depoimentos, fiquei um poiuco mais tranquila, mas ainda assustada, to procurando coragem para ligar para clinica e marcar o procedimento, conto com as oraçãoes de vcs. bjs.

  232. celita leles on said:

    Tive cancer na tireoide. Fiz radio iodo terapia duas vez.a primeira com uma dose mais alta de iodo e a segunda depois de um ano, com uma dose baixa. Fiz duas varreduras e estou muito bem. Estamos ainda buscando a dosagem certa de hormonio, mas sinto-me muitissimo bem. Tive uma assistencia muito boa da minha endocrino,Dra.Libia Cristina. deus a abençoe e ilumine nesta profissao ! Esse site explicou muito em todo o processo que o paciente passa apos detectar o cancer. Parabens!

  233. Natalia, tenho uma dúvida. Para as pessoas que tiraram os linfonodos que tiveram malignidade constatada. Como eles apareciam no ultrassom? Eles apareciam aumentados? Apareciam linfinodomegalias?? Dóiam?? Pois a tireóide com câncer não dói mas a dor nos gânglios do pescoço foi uma realidade para mim…. A questão é que estou também com ATM e sinto dores próximo da mandíbula e ao ultrassom não dá nada!! Porém o doutor não fez um esvaziamento radical na minha cirurgia pois meu nódulo tinha 0,4cm de tamanho e era lobulado.. Na minha biópsia completa, foram tirados apenas 2 linfonodos e estavam inflamados, porém não havia metástase alguma. Se alguém puder compartilhar experiências me ajudará bastante…

  234. Natalia Ibanez on said:

    Nao sei… é melhor vc checar isso com seu medico….

  235. cristina salgado on said:

    ja tem um ano k eu operei mas ainda estou com o canser nau sei o k faze no ultrasom ele nau aparese mas no exame de sangue sim ….mmmas eu confuo em DEUS sei k ele vai me curar

  236. Andressa on said:

    Olá pessoal ainda não fiz aquele tratamento com iodo que fica 3 dias isolada,mas confesso que estou nervosa.Mas primeiro o médico passou um exame para fazer o nome do exame é pesquisa de corpo inteiro.Alguem aí teve que fazer esse exame?E como é?Boa noite á todas.

  237. Boa noite pessoal! Gostaria que alguem tirasse a minha duvida. Vou passar pela iodoterapia, daqui alguns dias, alguem pode me dizer qual o medicamento que nao posso usar ate a iodoterapia? Apereceu uma mancha branca em mim, fui ao medico e deu vitiligo, to arrazada. o medico passou o remedio, mais preferir nao tomar e nem usar a pomada para nao atrapalhar na iodoterapia.

    Bjossss

  238. Natalia Ibanez on said:

    Sarah, eu senti dor mas era por causa da cirurgia… a gente acaba tensionando a região do pescoço sem perceber por causa da cicatriz e tal…. pelo menos foi o meu caso! bjos

  239. Natalia Ibanez on said:

    Se a sua mãe está sem tomar hormonio há muitos dias, é normal ela sentir sono e cansaço. Neste caso ela está em hipotireoidismo, e o corpo dela está sentindo esses efeitos. mas depois do tratamento, ela poderá voltar a tomar o hormonio e tudo voltará ao normal… bjs

  240. vanda barbosa on said:

    a minha mae vai fazer a iodoterapia dia 20/06/2011 mais esta muito cansada isso e normal acho ela muito lenta ja que ela e toda energica e nao parava um minuto mais agora esta lenta sonolenta com muitas dores nas pernas gostaria de saber se isso e normal

  241. sarah marques on said:

    eu tenho uma duvida, é normal sentir dores fortes no pescoço apos a iodo terapia??

  242. vanda almeida on said:

    oi pessoal fiz a minha segunda cirurgia da tireioide em 4/03/2011, já fiz iodoterapia e dia 2/06 vou fazer minha PCI. Ate aqui Deus tem me fortalecido.
    Receber a noticia q vc tem cancer de tireoide, foi como uma bomba na minha cabeça.
    Qdo eu tiver o resultado volto a contar p/ vcs!!
    gostei muito deste blog( estava me sentindo muito só) apesar de ter muitos amigos.
    bjos no coração!

  243. Natalia Ibanez on said:

    Vanda, tem um post aqui chamado Thyrogen, o que é e como funciona, vc ja leu? bjs

  244. Vanda da Silva on said:

    Estou muito ansiosa e preoculpada fiz a cirurgia da tireoide em 2004 depois disso tomei o iodo e etc. Porem agora o meu endocrinologiata pediu o CPI com o uso da medicação THYROGEM e gostaria de saber quais saõ os efeitos colaterais? E quais os procedimentos? Diga-me por favor! Já estou com as duas ampolas comigo, porem cheia de duvidas. Muito obrigada a tds. Um abraço Vanda.

  245. Andressa on said:

    Olá gostei muito desse site,pois me tirou muitas duvidas.Descobri o nódulo,fiz a cirurgia,foi retirada toda a tireoíde e agora vou fazer aquele exame que fica isolada por 3 dias.Estou nervosa,mas confiante.Deus abençoe todas nos.Obrigada por tudo.

  246. Natalia Ibanez on said:

    Jana, olha querida, o resultado sugere que vc ainda está com tumores no seu corpo. porque onde capta iodo são os lugares que têm celulas tireoideanas…. Antes de ficarmos especulando é melhor vc marcar com seu médico para ver o que ele fala, se é para fazer outra iodoterapia mais para frente, etc… No meu resultado apareceu iodo no sistema digestivo mas era normal por causa da excreçao do iodo, tem que ver se é o seu caso tambem. Fique tranquila e nao desanime, vai dar tudo certo. Beijos

  247. Oi Natalia…
    Estou aki novamente para falar que peguei o resultado de minha Pci ontem e resultado foi o seguinte resumidamente captação cervical anterior e posteior do leito tireoideano e captação da pelve que pode ser retenção liquida mas não exclui possibilidade de infiltração ossea, sugere-se cintilografia ossea…bom eu volto na medica (cabeça e pescoço) em Maio se você ou alguém puder esclarecer esse resultado eu agradeço…abços….fique com Deus

  248. Natalia Ibanez on said:

    Jana eu nao sei dizer se isso significa metástase, melhor esperar a PCI antes de tirar conclusoes, se o proprio medico nao afirmou isso, não vamos pensar sem ter certeza… depois conta pra gente, estou torcendo, boa sorte.

  249. Olá Natalia..
    Eu queria tirar uma duvida eu fiz minha 1º cirurgia em out 2010 tireoidectomia parcial do lobo esquerdo onde havia um nodulo suspeito de Ca e que apos o exame histologico acusou Ca papilifero com 2,5cm e então em fev 2011 fiz minha 2 º cirurgia eu retirei toda a tireoide e desde da primeira cirurgia nao faço uso de hormonios tireoideanos estou em hipotireoideismo e comecei minha dieta pobre em iodo dia 19/03 e ela termina no proximo dia 05/04/2011 quando devo fazer minha PCi, mas eu estou nervosa com os resultados dos exames de sangue que eu tenho que levar junto para fazer a Pci, o TSH esta ideal está alto para fazer o exame mas a tireoglobulina deu muito alta acima 300,0ng/ml o meu medico endocrino pediu para repetir o exame e novamente deu acima de 300ng/ml como o do nosso amigo Flavio, mas pq será?! pode ser que tem alguma metastase se vc souber me responder ou alguem eu agradeço desde já…fiquem com Deus..

  250. malusa meu oncologista mandou eu fazer massagem com creme na região dolorida eu tb sentia isso , não sinto mais.só sinto um pouco dolorida as glandulas salivares mas coloco gelo e gargarejo limão e elas desinflamam .tudo q faço é permissão do meu ongologista não faço nada sem consultalo se aprendo algo com segudas pessoas sempre pergunto se posso fazer e se vai ter alguma reação no organismo .o gelo e o limão tb foi ele q mandou fazer .beijsssssssssss

  251. deculpas é chá é q ainda estou um pouco tonta da dose de antes de ontem kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!!!!!

  252. tenho 29 anos sou casada e tenho duas filhas o q me faz ter mas forças e vontade de vencer essa doença chata hoje estou bem não sinto nada apesar da doença ter tomado todo o meu pescoço me lirbertei completamente .quem tiver alguma duvida é sófalar se eu estiver informada passarei a todos .sei um pouco arrespeito é q essa doença é de herança! fiquem com deus

  253. na folha da graviola contem acetogeninas,adriamicina são substanciasq atual na quimeoterapia para a cura do cancer só q na folha da graviola ela atua de forma natural sem nem um efeito desagradavel.se quizerem se informar melhor pesquisem os sites {substancias da graviola}.

  254. oi elizabeth, é bom vc tomar omeprazol antes do iodo radioativo e depois q vc fica bem melhor eu por ex: não senti mas nada depois do omeprazol quem passou pra mim tomar foi meu medico da medicina nuclear ! tomei dois dias antes e dois dias apos a dose .

  255. oi, estava passanso por aqui e me surpreendi com a historia de flavio josé. o q posso falar é. fez 9 meses que os medicos retiraram minha tireoide com um nodulo maligno e 57 linfonodos, sendo q 24 eram malignos e 23 benignos esse foi o resultado da biopsia apos a cirurgia ,antes de fazera cirurgia visitei varios saites q imformam , a folha da graviola ajuda na cura de cancer então alem da fé q tenho em nosso senhor JESUS CRISTO confiei q ia servir pra alguma melhora tomar a folha da graviola .então perguntei pro meu oncologista se tinha alguma contra indicação ele falou q não mas tb não curava e ai tomei durante 25 dias e senti q meu pescoço e o nodulo diminuirão bastante quase q não sentia mas o nodulo q tinha na tireoidemeu pescoço era bem gordinho ,acho q era da doença! q quando terminei o chã pescoço ja estava ficando menos gordo, tambem ajudou muito na minha recuperaçao o medico não descartava a ipotese de uma metastase nos ossos e no pulmao q minha tireoglobulina era de 98 e a doença estava muito evasiva igu a raiz de uma planta é tanto q minha cirurgia foi de uma orelha a outra mas graças aDEUS FIZ TODOS OS EXAMESE DEU TODOS NORMAIS DEPOIS Q FIZ O PRIMEIRO IODO MINHA TIREOGLOBULINA BAIXOU PARA 2,5 E ONTEM FIZ IODO DE 5 VOU FAZER OS EXAMES PARA SABER COMO FOI E SEI Q CORREU TUDO BEM. flavio josé tenha muita fé q jesus vai te ajudar não sei se vc ja buscou jesus de todo o seu coraçao mas se não! busque-o e achará e ele te dará a soluçao para a sua cura tudo que procura se acha então procure-o sempre e saiba q DEUS deixou as plantas para cura das nossas enfermidade vc sabe disso imagine q todos os medicamentos sao extraidos das plantasDEUS tb deixou a sabedoria pros homens transformarem em remedios para nos curar.olha vou contar uma historia sobre essas folhas de graviola. na chacara onde eu sempre pegava para tomar a senhora q mora lá me perguntou para q servia e eu falei q era pra curar cancer ela por sentir muitas enflamaçoes no utero e ovario começou a tomar só q ela tinha um tumor na cabeça e sentia muita dor de cabeça a muitos anos era insuportavel as vezes,e ela disse q era como se fosse no cranio,a dor q sentia.então o tumor e a dor sumiu ela se surpreendeu e fiquei pençando talvez sirva pra doenças dos ossos.porque antes de tomar o chã eu sentia dores q dependendo do movimento eu não conseguia sair do lugar chegava até a gritar de dor e depois q tomei o çha nao senti mas isso então quem sabe não vai te servir e para outros q ler este assunto tb qualquer duvida é só perguntar estarei sempre visitando este site. o chããã!
    um copo de 150 ml 3 vezes ao dia
    10 folhas para meio litro de agua
    deixa ferver por 5 minutos
    e toma por +-25 dias se nao sentir nada pode ser 30 dias
    fiquem com DEUS e lembrem se ele diz faz por onde q eu te ajudarei.

  256. Olá, Flávio!
    Minha màe também colocou prótese no fêmur devido a um tumor da tireoide nele (folicuar tb). Ela fez a cirurgia dia 24/02. Vai fazer PCI na próxima semana. Aí saberemos se tem mais alguma coisa.

    Vc descobriu as metástases na coluna na PCI ou já sentia dores? Como está sua recuperação da prótese?

    Sei que a luta é árdua e não cabe nesses breves relatos. Mas a força tem que ser maior!!
    Abraços

  257. Natalia Ibanez on said:

    Nao entendi. Voce quer saber se melhora após a iodoterapia?

  258. Elizabeth on said:

    Oi preciso de uma orientacao,apos cirurgia de tireoide meu estomago ficou ruim ja nao era mto legal,falaram que apos Iodoterapia melhoria e verdade.

  259. Natalia Ibanez on said:

    Flavio, obrigada! poxa nao sei bem responder suas perguntas, infelizmente… Mas vou tentar! bom a tireoglobulina funciona mesmo como um “marcador” de tireoide. Ou seja, onde tem celulas tireoidianas, tem tireoglobulina. Entao, se vc tem metastase e algum tumor que “sobrou”, acho que faz sentido sua tireoglobulina estar alta. Sobre o tsh eu não sei… Sobre o TSH Recombinante, eu nao sabia desse possivel efeito colateral nocivo para as metastases. Quando eu tomei o TSH Recombinante foi nos ultimos dois dias da dieta (uma injecao em um dia, outra no dia seguinte). Pelo que entendo o TSH entra 2 dias antes de tomar o iodo, seja para iodoterapia ou para a PCI. Sua dose de hormonio 200 eh realmente um pouco alta, mas acho normal talvez por vc ser homem… muitas mulheres q conheço tomam dose 125 ou 150, acredito que o metabolismo masculino pode ser diferente e isso justificar a dose maior. Desculpe nao poder ajudar mais… Se quiser trocar alguma outra info me fala. Obrigada pelas palavras e por oferecer a ajuda juridica!!! boa sorte, bjs Natalia

  260. Flávio José de Siqueira Cavalcanti on said:

    Desculpem-me por uma confusão que fiz: a metástase que tenho é na coluna torácica e não na cervical!!!! (é que estou com cervical na cabeça, pois tenho exame de US nessa parte da coluna amanhã).
    Abraços, Flávio.

  261. Flávio José de Siqueira Cavalcanti on said:

    Que bom encontrar um site como o de vocês… Parabéns! Vocês já me fizeram um bem enorme só por possibilitarem essa troca riquíssima de informações que só quem passa ou já passou pelos problemas de um câncer de tireóide (e o meu, bem diferenciado e folicular, ainda tem metástases a combater) pode oferecer.
    Eu tenho 46 anos e fiz tireoidectomia em dez/2010. Desde então, tomo Euthirox 200 mcg (uma dosagem elevada, pelo que sei). Em jan/2011 fiz uma operação de colocação de prótese de fêmur, pois tive metástase óssea que atingiu meu fêmur e, infelizmente, também a minha coluna cervical. Por tal razão, em fevereiro de 2011 fiz cirurgia na coluna, pois tive fratura óssea na vértebra (T5) por conta do tumor. Agora estou em reabilitação, mas me preparando com exames para ir ao endócrino que me encaminhará depois à médica nuclear para, finalmente, fazer a iodoterapia.
    Meu drama pessoal não é dos mais fáceis (a parte das dores na perna e na coluna eu nem conto agora a vocês!), mas estou tendo forças para superar tudo e vencer essas metástases que hoje persistem.
    Minhas dúvidas que gostaria de discutir com vocês:
    1) Como disse, estou tomando Euthirox 200, tenho metástase conhecida na coluna e fazendo meus primeiros exames visando a iodoterapia. Fiz exames de sangue, amanhã tenho ultrassom da coluna cervical e na próxima semana, ressonância total da coluna. Esses são os exames que levarei ao endócrino. Meus primeiros resultados de exame de sangue saíram hoje e me chama a atenção minha tireoglobulina, cujo exame acusa resultado “superior a 300 ng/ml”, sendo que o normal seria “até 55 ng/ml”. Creio que isso se deve à existência ainda de tumor maligno mesmo após a tireoidectomia, pois ainda não fiz a iodoterapia para tratar de resquícios e da sabida metástase que perdura na coluna vertebral. Será isso mesmo?
    2) O meu TSH deu normal, com 2,01 uIU/mL, sendo que em 3/01/2011 estava em 15,35. Portanto, houve uma queda significativa de meu TSH, provavelmente pela dose de Euthirox. Será isso mesmo? Esse índice atual, de 2,01, e a queda do que era antes (15,35) é um resultado bom para esse momento de quase ida à iodoterapia?
    3) Sei que minha experiência comTSH recombinante ainda é incerta pois os médicos têm receios relacionados com a metástase que houve na coluna, pois a injeção pode aumentar o tumor existente por algum período e isso pode afetar a própria coluna. Independentemente disso, o que meus resultados de exame de sangue devem apontar para que eu esteja pronto fazer o TSH recombinante?
    Acho que é isso. Em troca, sou advogado e embora saúde ou mesmo cível não seja a minha área, posso eventualmente auxiliá-los com dúvidas jurídicas. Disponham, que ajudo de coração no que eu puder.
    É isso. Depois o e-mail longo mas, palavra: ele é curto diante de tanto o que tenho para contar.
    Abraços e obrigado. O trabalho de vocês é utilíssimo e, para ser sincero, comovente.
    Flávio

  262. quando se faz a pci e para ver se tem celulas canceriginas no corpo…ja ocorreu de alguem ter no sangue tem cura com a iodoterapia

  263. Natalia, por favor divulgue meu blog

    http://tireoideefibromialgia.zip.net/

    Obrigada.

  264. Natalia Ibanez on said:

    Marlusa, a dor no pescoço eu acho que é normal por causa do cirurgia, fica dolorido mesmo, mas depois passa… Sobre o formigamento, acho lega vc conversar com seu médico porque pode ser um sinal de falta de calcio… perto da tireoide tem umas glandulas chamadas paratireoides. Se por acaso elas foram impactadas pela cirurgia, vc pode ter um problema de cálcio e sentir formigamentos e caimbras. Ai vc terá que tomar remédio para isso… Da uma ligada para ele. Tontura e dor de ouvido não sei viu… Tontura pode ser ainda pela readaptação dos hormonios, talvez (nao sou médica, estou falando como paciente), mas fala com ele sobre os sintomas, ele poderá dizer o que faz parte… Beijos e boa sorte

  265. Depois de ler tantos depoimentos, vi que não estou sozinha.
    Nunca pensei que cancer de tireóide fosse tão comum. Fiz cirurgia em outubro, fui pra tirar só o lado esquerdo e os exames tinham constatado que o nódulo não era maligno e na hora de sair do hospital o médico disse que eu teria que retirar o lado direito também, pois no exame patológico apareceu um foco de tumor. Tive que fazer nova cirugia para retirar a lado direito. Até aí eu estava tranquila. Depois me preparei para fazer a iodoterapia e passei por todos os “dramas” relatados nos depoimentos que li. É uma mudança muito brusca em nossas vidas e difícil de ser assimilada.
    Agora que já fiz o iodo ( 27/01/2011), já estou estou tomando o hormonio ainda não me sinto bem, tenho muita dor no pescoço, formigamento nas pernas, tontura e dor de ouvido. Será que isso é normal?

  266. Natalia Ibanez on said:

    Tayná, é bom ter uma visita sua! Ótimas dicas. Boa sorte e vai contando pra gente. Bjos

  267. Carmem e Natalia quanto tempo e cá estou de volta!
    Estou indo para 3a PCI (última foi a 6 meses), só que agora vou passar por um processo novo com uso PET-CT, ou seja:

    1o) A deliciosa Dieta de 15 dias!
    2o)Thyrogen! (dias 14 e 15)
    3o)Teste de glicemia, (dia 16)
    4o) Aplicação de Fluor F18 e PET-CT (dia 16)
    5o) Iodo e PC I(dia 16)

    Agora o legal, tive que pedir uma liminar para realização do PET-CT pelo convênio e consegui em 24 horas. O covênio diz que só autoriza o PET-CT em caso de CA Pulmonar, mas achei um estudo que indica para ALGUNS CASOS de CA de Tireóide, agora umas dicas sobre o exame (PET-CT) ele é extremamente eficaz para detecção de tumores e outros problemas no corpo, MAS, ao contrário da PCI que PODE dar FALSO NEGATIVO (em alguns casos), este exame PODE dar FALSO POSITIVO, o que pode levar a cirurgias desnecessárias.

    Por isso, não vamos correr todos para fazer o exame, pois a PCI é o método adequado para tratamento do CA Tireóideano principalmente o papilifero, no meu caso é papilifero e folicular metastático sendo que passei por 02 (duas) cirurgias e o PET-CT foi indicado em função de um resultado obtido após o uso do Thyrogen.

    Após este exame vamos verificar a necessidade ou não de outra iodoterapia (quarto de chumbo), assim que sair os resultados conto para vocês.

    Saúde a todos!!
    Tayná

  268. Natalia Ibanez on said:

    Marlene, eu operei dia 28/01 também!!! Mas fará dois anos agora. Obrigada pela msg. Parabéns para nossos aniversários!

  269. Marlene Morais on said:

    Olá, voltando a visitar o blog depois de algum tempo.Parabens pela iniciativa do blog.
    Dia 28/01 fará um ano da minha cirurgia para retirada total da tireoide com um nódulo com CA Papilifero. Graças á Deus o ótimo prognostico se confirma a cada exame de rotina, os últimos foram agora em dezembro. Não precisei fazer a iodoterapia, já fiz uma PCI e deu tudo normal. Resolvi aparecer, mais uma vez, pra dar o meu testemunho, de que apesar de assustador (muito assustador por sinal) superamos,e com a graça e benção de Deus nos curamos deste cancer. Nunca comemorei uma passagem de ano tão agradecida como esta. E tenho fé q já estou curada… é só uma questão de tempo pra confirmar. Desejo boa sorte a todos q passam pelas etapas da doença, e tenham fé!! Abraços!

  270. Natalia Ibanez on said:

    Giuliana, minha dieta não tinha restrição a bebida alcoolica. Eu desconfio um pouco do vinho tinto porque é super vermelho, mas o resto acredito que não tenha problema. Ainda bem ne!!! heheeh Beijos

  271. Giuliana Coselli Calil on said:

    Gostaria de saber se na dieta pre thyrogen pode ingerir bebida alcoólica? Pois medica me deu uma dieta na qual pede redução sal, exclusão gema farinhas etc

  272. Natalia Ibanez on said:

    Oi Renata, depois da cirurgia eu fiquei mais de 8 meses ajustando a dose. Antes de descobrir o câncer, eu ja tinha hipotireoidismo e tomava T4 dose 100. Não precisei suspender o hormônio para iodoterapia porque tomei a injeção de Tyrogen. Mesmo assim, demorei para acertar a dose certa depois da cirurgia. Fui para várias doses entre 100 e 150. Boa sorte, Bjos!

  273. Oi! Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site. Me ajudou muito no meu período pré-operatório e na iodoterapia.
    Gostaria de saber quanto tempo vocês levaram pra encontrar a dose correta do hormônio e se tiveram sintomas de hipertireoidismo? Bjs. Obrigada!

  274. Natalia Ibanez on said:

    Poxa, que chato! Mas pelo menos desta vez você conhece o caminho e vai sentir menos medo… boa sorte! manda noticias. Bjos

  275. Oi Natalia!

    Então, infelizmente terei que fazer outra cirurgia agora em janeiro, pois apareceu um linfonodo compromedido com o infeliz do papilífero.
    Tá aí o motivo da minha tireoglobulina não baixar o suficiente! :-(
    Apesar de saber que essa cirurgia é mais crítica que a tireoidec, em termos de tempo de cirurgia, recuperação, etc. estou mais tranquila que da outra vez.
    Dessa vez farei a terapia e pra glória de Deus depois de um ano trarei a novidade que estarei grávida!

    Adoro vocês!

    Bjos,

    Melissa

  276. Natalia Ibanez on said:

    Oi Melissa! Bom, acho q a opçao pela iodoterapia depende de cada médico mesmo, já ouvi casos como o seu, mas é mais comum fazer a iodoterapia do que não fazer. Eles fazem mais para “garantir” que não sobrou nenhuma célula cancerígena. Sobre a tireoglobulina eu não me lembro… Beijos!

  277. Oi queridas(os) tudo bem?

    Queria tirar duas dúvidas com vocês…

    1) Alguém NÃO teve que fazer a iodoterapia?
    Pois meu médico não pediu pra mim. Segundo ele, eu faço parte do grupo de baixo risco. Fiz a PCI e deu: Captação 24 horas após a administração da dose: inferior a 1% da dose.
    Segundo esse resultado, estou curada!

    2) Quanto tempo demorou pra baixar o valor da tireoglobulina de vocês?
    Pois fiz a cirurgia em 30/08, fiz a PCI em 05/10 e dia 04/10 fiz um exame de tireoglobulina e deu 13, dia 31/10 fiz outro e deu 7,1.

    Beijos,

    Melissa

  278. Natalia Ibanez on said:

    Ou Glau, boa sorte! mantenha contato com a gente! Beijos!!!

  279. Glaucia Perea on said:

    Olá pessoal,
    Hoje me internei no Hospital Samaritano em SP para á a minha primeira iodoterapia. Já estou acomodada no quarto desde o 12hs aguardando a dose chegar. Estou anciosa. Não vejo a hora que tudo isso acabe. Na minha oprinião esta é a fase mais difícil do tratamento, pelo isolamento, por ter que ir para casa e ainda sim ter que manter distância das pessoas por 4 dias.
    Em contrapartida, estou cheia de esperança. Existe uma fé inabalável que me faz cada dia mais forte e corajosa para enfrentar tudo da forma que deve ser.
    Depois vou postar as fotos do quarto para vocês!
    Beijos
    Glau

  280. Natalia Ibanez on said:

    Poxa, não sabia! Que chato… Espero que você encontre algo que goste ainda mais! Nada acontece por acaso! Boa sorte. Beijos

  281. Carla Angelos on said:

    Quem trabalha com radiologia está muito propensso a ter algum problema na tireóide, vai ser difício eu passar em um exame admicional,só poderei atuar na ressonância porque não tem radiação ionizante. Mais o que eu gosto de fazer que é ficar na emegência fazendo Rx não vou poder…
    Eu queria entra para o corpo de saúde da Marinha
    mais acho que não passo nos exames.

  282. Natalia Ibanez on said:

    Oi Carla! Mas por que você teria que largar a profissão???

  283. Carla Angelos on said:

    Oi….
    Tive um ca na tireoide e já fiz a cirurgia, meu médico optou por não me mandar para a iodoterapia.
    Estou tomando o puram mais estou notando a minha pele muito resecada….
    isso é normal??????
    Fiquei muito triste também por que talvez tenha que largar a profissão que escolhi…
    sou técnica em radiologia.
    Fiquei apreensiva por causa disso,
    mais aida bem que ainda posso mudar de área , agora que tenho 21 anos….

  284. Darlene on said:

    Olá Pessoal!
    Parabéns à iniciativa de criarem este espaço. É reconfortante saber que não estamos sós.
    Bem! Na minha biópsia o laudo foi de “quadro citológico de padrão folicular com atipias”. Os médicos ainda não confirmaram, disseram que só poderão confirmar o câncer depois da cirurgia, no entanto, sugerem que a mesma seja feita o mais rápido possível. Acredito que é positivo. Se alguém teve o mesmo diagnóstico por favor responda, estou superansiosa e até a cirurgia eu não vou descansar. Um abraço a todos.

  285. ola..
    eu tirei uma parte da tiroide ha 12 anos e ate aqui tudo bem…este ano nas provas analiticas a minha tiroglobina subiu.eu so tenho consulta em maio….mas ja tou a ver que aquela coisa voltou….eu tenho perdido peso….o meu cabelo e a pele ficaram secos…tou com medo gente…ja nao sou jovem e tenho muitos filmes a passarem na minha cabeça…

    so queria desabafar….boa sorte a todos…bjinhos

  286. Natalia Ibanez on said:

    Patricia que ótimo que correu tudo bem, ficamos felizes por vc. Grande beijo.

  287. Patricia on said:

    Faz tanto tempo que nao passo por aqui, mais vim trazer boas noticias!!! Minha cirurgia foi 08/01/2010 e a iodoterapia semana passada… Para vcs que estao em duvida como eu tambem estava posso te dizer que nao eh bicho de 7 cabecas, nem mesmo de 1 cabeca…. Fui ao medico segunda e terca pela manha para tomar a injecao e na quarta p/ a iodo, o gosto nao eh ruim nas palavras do meu medico era como “kisuco” mais ou menos. Aqui nos USA vc vai p/ casa e faz o isolamento em casa. Tive um pouquinho de enjoou, mais nada que precisei tomar remedio, com a saliva nao tive problemas, mais as glandulas incharam um pouco e doeu, nao muito, mais ficou disconfortavel, hj 6 dias depois nao sinto nada. Durante o isolamento fiquei no quarto assistindo TV e nao eh que me emocionei com um filme e quando percebi ja estava em lagrimas… pulei de alegria!! Fiz a PCI na sexta e ontem peguei o resultado com o doutor… ACABOU!! Eu estou bem!! E agora nao consigo parar de chorar de tanta gratidao! Sempre tive FE e sabia que Cristo estava comigo, e agora estou vivendo mais essa Vitoria. Desejo de todo coracao o mesmo a todo(a)s que passarem por aqui.

  288. Ana maria Carneiro Barreto on said:

    Saí do hospital , o qual eu me submeti a iodoterapia . Agora estou isolada em casa .

    Não é , menhum bicho de sete cabeça . Foi muito tranquilo………………..E ainda mais quando agente lembra !de quem não tem um ” seguro médico “” os protege. Só tenho que agradecer á Deus , ao meu marido, aos meus filhos , a Oneida (amiga ) , e a Gilda (madrinha ).

    Temos que enfrentar o problema de frente.

    Anamaria

  289. lucidagma oliveira on said:

    Olá,gostaria de falar a vcs que fiz minha cirurgia dia 22/12/09,graças a deus foi um sucesso,agora estou esperando a iodoterapia,confesso está bastante anciosa e com alguns medos.Sobre a boca ficar sem sáliva e sobre a falta de lagrimas tb,isso é pra sempre ou temporario?Por favor,quem tiver informações mas precisas me avisem!!!Bjs e boa sorte a todos…

  290. Natalia Ibanez on said:

    Oi Claudia! Bom, geralmente os médicos dizem que este tipo de câncer é pouco agressivo, ou seja: não precisa fazer tudo com urgência… Mas com certeza vale a pena checar com o médico dela porque não sei se o câncer dela é mais ou menos agressivo que a média… Eles disseram algo sobre isso? Beijos

  291. Olá!!Muito importante esses comentários, bom vou contar sobre a minha mãe, ela operou em 01 de outubro de 2009, a cirurgia ocorreu tubo bem, só que no meu Estado que é Mato Grosso do Sul não tem o tratamento de iodoterapia então conseguimos marcar somente para 21 de março de 2010 em Barretos/SP, então da cirurgia até a iodoterapia são 05 meses, não é prejudicial ficar tanto tempo assim na espera da iodoterapia????Por favor se puder me responder agradeço pela miha mãe e por mim também!!Obrigadaa

  292. Natalia Ibanez on said:

    Oi Ana! Não sei… Não sou médica. Eles não explicaram para vocês o porquê desta dor??? Acho que sua mãe está certa em ter cautela com a cirurgia… Sugiro que vocês continuem conversando com os médicos! Depois conta pra gente… Boa sorte. Bjs

  293. Natalia Ibanez on said:

    Oi Patricia! Sobre a bala é bom sim consumir de vez em quando para ajudar a salivação… mas de 15 em 15 acho que vai virar um pesadelo!! rs.. Os bochechos com água e limão eu acabei desistindo pq é muito ruim! Mas eles recomendam. Sobre os olhos não senti nada… Feijão que eu saiba não é proibido não! Sobre dentes tb não sei.. ninguém me disse nada! Sei lá, a experiência já é bem chatinha para a gente ficar escovando o dente com bicarbonato.. eu só faria se o médico me pedisse explicitamente!!! beijos e boa sorte!!!

  294. Oi,
    minha mãe fez a cirurgia para a retirada do cancer de tireoide eo tratamento com iodo terapia há alguns meses. agora ela sente dores fortes e constantes nas glandulas salivares. em consulta com 2 medicos diferentes eles concordaram que a única solução seria a retirada das glandulas salivares… minha mãe não aceita fazer outra cirurgia. gostaria de saber no que consiste essa cirurgia. vcs sabem?
    obrigada

  295. Maravilha!! E milho seco, canjica… sem leite neh!!!
    Tenho mais perguntas, depois do tratamento eu estava lendo no site da Thyca sobre balas azedas (por causa da saliva), oque vc acha?? Eles falam de 1 bala azeda (limao) de 15 em 15 minutos… e os olhos? o meu medico falou que as lagrimas tambem podem secar… vcs tem alguma recomendacao p/ os olhos? O site da Thyca tambem fala sobre o feijao durante os 15 dias, feijao nao pode?? Ainda bem que pode alho!! Fica mais facil! Sao tantas as perguntas… os dentes? O site da Thyca tambem fala sobre fazer uma limpeza nos dentes antes do tratamento, e depois sobre escovar e bocejar os dentes com bicabornato de 4 a 5 vezes ao dia… nao eh muito?? Thank you!!
    Ah! Esqueci de dar mais boas noticias, voltei a trabalhar hj, ja estou dirigindo e tambem tirei o curativo da cirurgia ontem… Esta tudo correndo mil vezes melhor doque eu esperava!! bjos

  296. Natalia Ibanez on said:

    Oi Patricia! Óleos vegetais são permitidos… milho pode desde que seja natural e não aqueles em lata. Alho é permitido, segundo o Hospital Santa Paula aqui de SP. Azeite de oliva pode. Sal sem iodo tem o gosto igual ao sal normal! Extrato de tomate não pode, vc terá que fazer seu molho de tomate natural… É isso! Ah!! E mto bom não precisar ficar sem o hormônio! Vai mandando noticias e outras dúvidas! Beijo Natalia

  297. Oi Nathalia,
    Obrigado por sua atencao!!!
    Tenho perguntinhas sobre a dieta p/ o tratamento de iodo… pode:
    alho, oleo de milho, milho??? extrato de tomate? azeite de oliva… o sal sem iodo tem gosto bom?? …o meu seguro de saude vai cobrir as injecoes que tenho que tomar antes do tratamento… fiquei super Feliz, pois nao vou precisar parar de tomar o hormonio… Thank you!

  298. Natalia Ibanez on said:

    Oi Marlus. Acho que vc precisa perguntar para seu médico se o nódulo no estomago tem algo a ver com a tireoide, eu acho que não é impossível, mas não tenho certeza, afinal não sou médica… Sobre os exames de sangue, vc pode ver no próprio exame eles colocam ao lado do resultado os valores de referência. Então você consegue ver se seu resultado está dentro desses valores ideais ou não… No caso da tireoglobulina, ela é um “marcador” de tireoide, ou seja, onde tem células de tireoide tem tireoglobulina. Então se vc tirou a tireoide, sua tireoglobulina deve ser bem baixa, próxima de zero… Se ela começar a subir é porque provavelmente vc tem novamente um tumor, entendeu?? Mas de qualquer maneira peça para seu médico explicar tudo direitinho para vc, afinal só ele poderá te dizer se os níveis dos seus hormônios estão ok! Beijos

  299. gostaria de saber se quando tem cancer na tireoide depois de cirurgia e tomar iodo e possivel ter um cancer no estomago pois apareceu um caroço no meu estomago lado direito podes mim ajudar e qual seria a relação de exame de sangue ideal da tiroglobina e tsh e que significam tais dferenças desde já obrigado

  300. Natalia Ibanez on said:

    Oi Patricia! Os médicos comentam que este tipo de câncer evolui lentamente, imagino que um mês não fará tanta diferença, mas mesmo assim é melhor perguntar para o médico! A Thyca é uma associação mto bacana, trocamos algumas infos com eles! Qualquer coisa grita! Beijos

  301. Eu de novo!! Vim mostrar o blog p/ a minha mae… para acalmar ela tmbem!! hehehe!!
    Ela achou o maximo! Ainda nao marquei a minha iodoterapia o medico falou que vai ser em marco, mais como estou com a cerimonia p/ jurar a bandeira dia 25 de marco, creio que fique p/ o comecinho de abril. Vc acha que faz mal esperar ate abril? Percebi que em varias partes do blog vcs falam de uma organizacao chamada Thyca, eu sou de Boston e me operei no Massachusetts General Hospital, sei que estou em boas maos! Gracas a vcs e as oracoes hj estou bem melhor… Marquei o meu pos-operatorio p/ quarta que vem. Devo receber por correio mais informacoes sobre o dia da iodoterapia e com certeza voltarei aqui com mais perguntas. Brigadao de novo

  302. Natalia Ibanez on said:

    Oi Patricia! Seja bem-vinda! Você já marcou sua iodoterapia?? Vai contando pra gente tb da sua experiência, sinta-se em casa! Beijos!

  303. Estava me sentindo muito sozinha e sem informacao… “obrigado por existir!” Moro nos EUA a mais de 20 anos, nunca tinha ouvido falar sobre cancer na tiroide, comigo foi muito estranho minha gyn detectou o nodulo em julho de 2009 soh fui ver o endocronologista em outubro e fiz minha cirurgia terca agora dia 01/19. Descobri hj sobre o tratamento com iodo… again…. THANK YOU! Vcs nao sabem a forca que me deram!! Com certeza vou voltar aqui p/ compartilhar mais da minha caminhada, e para receber forcas sempre que preciso…. xoxo

  304. Natalia Ibanez on said:

    Oi Cristina!! Vc nem imagina como este tipo de retorno é importante para a gente. É bom poder ajudar. Conta um pouco da sua história tb se quiser!! Beijos

  305. Natalia Ibanez on said:

    Oi Estela! Vc está em hormônios e é normal sentir vários tipos de desconforto, em especial cansaço, sono, desânimo, inchaço…. Acredito que sua dor no corpo pode ter a ver com tudo isso sim… O que seu médico disse sobre isso? Beijos

  306. maria estela lyra boni on said:

    Ola…
    Tirei a tireoide em Novembro, tomei o hormonio Syntroid até o dia 10 de dezembro,agora estou tomendo T3 sintetico, porque vou fazer a iodoterapia dia 21 de fevereiro, mais sinto muita dor no corpo isso é normal?
    Beijos EStela

  307. É muito bom e reconfortante ter um local onde as informações são passadas de forma simples, diretas e objetivas. Nunca fui de acessar qualquer tipo de site para ter informações de qualquer outra coisa, mas agora, senti uma necessidade imensa de conhecer e principalmente compartilhar experiências. Foi muito bom. E se de alguma forma puder contribuir com minhas experiências, estarei sempre disponível.

  308. radioativos131 on said:

    Oi Valeria, vc vai sentir uma dor nas glândulas salivares! Um gostinho estranho eu senti mas nada demais! E passa depois de alguns dias! Depois conta pra gente. Beijo Natalia

  309. valeria silva de oliveira on said:

    vou começar fazer iodoterapia dia 28 12 gostaria de saber se ela vai me deixar muito ruim se o gosto do iodo e ruim .depois que eu terminar escrevo dizendo como foi.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 37 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: